quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A ADORAÇÃO NÃO MUDOU!!! – João 4:23-24

Através da Adoração, reconhecemos quem Deus é e quem nós somos. Adoração é o ponto de encontro entre Deus e o homem. Adoração é ter prazer na presença de Deus, alegria na comunhão com Deus (comum união). Adoração é relacionamento, intimidade.
A Adoração que é relacionamento com Deus foi rompido pelo Pecado de Adão, a desobediência. Deus falava com Adão e Eva na viração do dia, mas o pecado rompeu esta comunhão. A partir daí é nos apresentado um quadro triste: as conseqüências do pecado – morte espiritual, física e eterna.  
Ninguém precisa ficar nessa situação. Deus revela seu plano gradativamente – O Salvador vindo da semente da mulher (Gn 3:15).
Deus revela seu amor fazendo o primeiro sacrifício de animal cobrindo a nudez de Adão e Eva – Gn 3:21; Gn 22:8; Jo 3:16 – Deus provê o cordeiro a Adão e Eva, provê para Abrão, provê o cordeiro para o mundo todo. (Jo 1:29).
Ficou bem compreendido que sem derramamento de sangue não há remissão de pecado.  Abel ofereceu ao Senhor o primogênito de suas ovelhas – Gn 4:3 (ofereceu o melhor). Noé edificou um altar e ofereceu holocausto sobre o altar – Gn 8:20. Abraão ofereceu o melhor, seu filho, mas Deus proveu para si o cordeiro – Gn 22:8.          
A adoração mudou?
O livro de Levítico mostra a instrução detalhada de como Israel devia adorar a Deus. O sacrifício básico, holocausto – subir ao alto – sacrifício, presente, dádiva, oferta chegando até o elevado, a presença de Deus. A adoração não mudou!!! Veremos três sacrifícios que nos mostram detalhadamente que não mudou. Foi, é e será eternamente em “Espírito e em Verdade”.
1. O SACRIFÍCIO LEVÍTICO – Levítico 1:1-4.
O sentido mais profundo da palavra, "sacrifício" é dádiva, ou seja, um presente oferecido por amor a Deus. O holocausto era um sacrifício voluntário. O Senhor não quer nada forçado de nós. Ele quer que Lhe ofereçamos nossos sacrifícios livremente.

O holocausto responde à pergunta maior e definitiva de Deus através do Senhor Jesus a nós: "Tu me amas?" Quando Deus ordenou a Abraão que sacrificasse seu filho Isaque, a ques­tão não era o perdão dos seus pecados, mas tratava-se de uma pergunta do coração de Deus a ele: "Amas-me acima de tudo?" Por isso o Senhor lhe disse: "...oferece-o ali em holocausto..." (Gn 22.2). 


“Algum de vós” (Vs. 2) – ênfase na pessoa. Trata do coração: União com Deus “Em Espírito e em Verdade”. Ênfase na Pessoa porque “Deus proverá para si o cordeiro”.
“De sua própria vontade” (Vs. 3) – voluntariedade. (Não pode ser por obrigação). Livremente de coração, espontaneidade. Holocausto – sacrifício básico – espontaneidade é a característica básica que Deus requer de nós – “Em Espírito e em Verdade”.
“E porá a mão sobre a cabeça do holocausto” (Vs.4) – identificando com a oferta. Ao por a mão sobre o sacrifício há um reconhecimento que o animal ali sacrificado estava em seu lugar, havendo união, unir com o sacrifício – Deus olhava não somente o sacrifício mas, principalmente aquele que o trazia. Saul é exemplo de sacrifício sem identificação (coração e sacrifício separados – I Samuel 15:22).
“Para que seja aceito a favor dele” (Vs. 4) – substituição;
“Para a sua expiação” (Vs. 4) – cumprimento de pena.
Nosso Senhor Jesus disse: (Mateus 5:17,18) “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar (anular), mas cumprir.  Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido”. João 4:34 “Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra”.
A adoração não mudou!!! Veremos que o sacrifício de Cristo mostra detalhadamente que não mudou. Foi, é e será eternamente em “Espírito e em Verdade”.
2. O SACRIFICIO DE CRISTO – Levítico 1:1-4; Hebreus 9:13-14.
Nele, Jesus Cristo, está tudo cumprido, pois Ele é Rei, Sacerdote, Pro­feta e ao mesmo tempo o Cordeiro para o sacrifício.

 

“Algum de vós” (Vs. 2) – ênfase na pessoa; (Hb 9:13). A oferta em Levítico foi “sangue de bodes e de touros”. A oferta de Cristo foi o seu próprio sangue – A vida do Deus-homem em contraste com a vida animal.
“De sua própria vontade” (Vs. 3) – voluntariedade (Hb 9:14 cf. 10:4-10). Cristo “ofereceu a si mesmo”, ou seja, sua oferta foi inteiramente voluntária.
“Oferecerá um macho sem defeito” (Vs.4) – identificando Como oferta. Jesus o sacrifício – É verdade que o sacrifício Levítico era fisicamente sem mancha, um sacrifício de físico perfeito (mas o homem é pecador); mas o sacrifício de Cristo era moralmente sem mancha (perfeito em todos os aspectos – sem pecado). Hb 9:14 – “Pelo seu Espírito Eterno” – O sacrifício de Cristo envolvia seu próprio Espírito em contraste com o sacrifício da lei, em que era envolvido somente carne e sangue. O termo eterno é muito significativo. Ensina que o Espírito com que Cristo se ofereceu estava com Ele desde toda eternidade e continuará eternamente com Ele.
“Para que seja aceito a favor dele” (Vs. 4) – substituição;
“Para a sua expiação” (Vs. 4) – cumprimento de pena.
O Novo Testamento assim como o livro de Levítico mostra a instrução detalhada de como devemos adorar a Deus. A adoração não mudou!!! Veremos que o sacrifício cristão mostra detalhadamente que não mudou. Foi, é e será eternamente em “Espírito e em Verdade”.
3. O SACRIFÍCIO CRISTÃO – Levítico 1:1-4 cf. cf. João 1:29; João 1:12; Romanos 10:9-11; João 3:16; Romanos 12:1,2.

“Algum de vós” (Vs. 2) – ênfase na pessoa; (João 1:29). Deus oferece o cordeiro – Ele quer que nos apresentemos a Ele. Trata do coração: União com Deus “Em Espírito e em Verdade”. Ênfase na Pessoa porque “Deus proverá para si o cordeiro”“Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
“De sua própria vontade” (Vs. 3) – voluntariedade (João 1:12). Livremente de coração, espontaneidade; “Mas a todos quantos”. Holocausto – sacrifício básico – espontaneidade é a característica básica que Deus requer de nós – “Em Espírito e em Verdade”.
“E porá a mão sobre a cabeça do holocausto” (Vs.4) – identificando com a oferta. João 1:12 “Mas a todos quantos o receberam” – Unir com o sacrifício – Deus ofereceu o cordeiro perfeito, agora olha aquele que o traz, se o traz “Em Espírito Em Verdade”. Saul é exemplo de sacrifício sem identificação (coração e sacrifício separados – I Samuel 15:22).
“Para que seja aceito a favor dele” (Vs. 4) – substituição; o sacrifício de Cristo foi aceito como substituto que a vós “deu-lhes o poder de serem filhos de Deus”.
“Para a sua expiação” (Vs. 4) – cumprimento de pena. Jesus cumpriu a pena, pagou o preço “aos que crêem no seu nome”.
A adoração não mudou!!! Os três sacrifícios nos mostram detalhadamente que não mudou.
CONCLUSÃO:
A Adoração continua com as mesmas características: Pessoal e intransferível – tendo que individualmente se apresentar. Voluntária – não forçada – não pode ser por obrigação. Aceitando o sacrifício de Cristo – basta crer. A substituição de Cristo pagou completamente a pena por mim merecida. Expiação – é dom (presente, dádiva) gratuito de Deus. Foi, é e será eternamente em “Espírito e em Verdade”.
Pr. Renato 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário