segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Manancial no deserto! – Deuteronômio 8:1-20

 Deuteronômio 8:1-20
Um manancial no deserto. Parece contraditório. Manancial são fontes de água que não acabam. O deserto é um lugar seco com grande escassez de água. Apesar da aparente contradição é no deserto que muitas vezes Deus nos guia para que encontremos o manancial de águas vivas que flui do próprio Deus.
O deserto é um local hostil, cheio de perigos e adversidades. Altas temperaturas durante o dia com sol escaldante. Baixas temperaturas durante a noite. As elevadas temperaturas durante o dia pode levar qualquer pessoa a perda de líquido pelo suor causando desidratação e até a morte. Há ainda efeitos danosos para o sistema respiratórios por causa das tempestades de areia. Tempestades que podem durar horas e às vezes dias.
Mas quem nos levaria ao deserto? O próprio Deus nos leva ao deserto e nos guia pela mão como o Pai que leva e guia o seu filho pelo caminho em que anda. (Deuteronômio 1:30-31 cf. Deuteronômio 8:15). O deserto é o lugar da ação de Deus na vida de seus filhos. Nós, muitas vezes somos guiados por Deus ao deserto quando enfrentamos problemas, momentos difíceis. É comum quando experimentamos o deserto nos perguntar: Mas por quê? Queremos encontrar uma razão, uma explicação.
Se você está passando por um momento difícil em sua vida, creia, há sempre um propósito divino por detrás de cada deserto.
Por que Deus nos leva para o deserto?
1. Para nos humilhar – Deuteronômio 8:2 “...pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar...”
A palavra humilhar significa tornar humilde, humildar. A humildade não é ser um pobrezinho ou coitadinho. A verdadeira humildade é ser dependente de Deus. Poderíamos parafrasear – Para mostrar que é dependente de Deus. Jesus Cristo declara que sem Ele nada podemos fazer (João 15:5), quanto mais no deserto. Não há lugar melhor do que estar na dependência de Deus.
Israel foi liberto do Egito com a mão poderosa do Senhor (Êxodo 6:1) e é levado para o deserto. No deserto não podiam prover o que comer e nem o que beber, não tinha nada para abrandar o sol escaldante e nada para aquecer a noite.
Mas quando Deus nos guia para o deserto é diferente porque Ele provisiona tudo. No deserto era assim com Israel: havia uma nuvem de dia para guiá-los pelo caminho e a coluna de fogo à noite para iluminar o caminho (Êxodo 13:21). Deus proveu o maná para matar a fome e saiu água da rocha dura para saciar a sede (Deuteronômio 8:3,15). As vestes não envelheceram e nem os pés incharam (Deuteronômio 8:4).
Nós muitas vezes agimos soberbamente crendo que podemos fazer muito por nós mesmos. Deus, então, nos leva para o deserto para nos humilhar. Mostrar que dependemos dEle. Ele proveu o nosso sustento, a Palavra de Deus, para nos saciar espiritualmente e nada mais pode nos ajudar. Nesse manancial de águas vivas, na Sua Palavra é que devemos esperar o provimento de Deus. A nuvem e a coluna de fogo, a presença de Deus consolando no deserto, a Sua Palavra nos dando direção e guiando e ordenando os nossos passos.
Como é bom saber que temos um Deus que nos humilha no deserto, que cuida e provisiona o necessário.
Por que Deus nos leva para o deserto?
2. Para nos provar – Deuteronômio 8:2 “...pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar...”
Deus os levou para o deserto para saber o que estava no coração do povo. O povo de Israel viu uma grande libertação do Egito, o Mar Vermelho se abrir, o maná para sustentá-los, a água fluir da rocha, enfim, Deus provisionou todas as coisas necessárias. Mas o povo voltou os olhos para o Egito, para as coisas temporais, murmurou, acusou e não reconheceu os cuidados de Deus.
Deus os levou para o deserto para saber se guardariam os mandamentos. O povo de Israel durante a peregrinação no deserto recebeu o manual da vida cristã – o livro de Levítico. Esse livro relata exclusivamente o sistema das leis para governar Israel na sua vida cristã, civil e diária. Levítico é basicamente esboçado assim: A Base da Comunhão – Sacrifício, O Andar da Comunhão e a Separação. Levítico 19:2: "Santos sereis, porque eu, o senhor vosso Deus, sou santo".
Durante o deserto Deus ensinou, instruiu, educou Israel para cumprir a Sua vontade. Muitas vezes assim como Israel nós murmuramos e acusamos Deus, não reconhecemos a Sua provisão. Ele permite o deserto porque são nesses momentos que são expostos o que há em nosso coração. São no deserto que expomos o que há de errado nas nossas atitudes e pensamentos diante das circunstâncias e dos nossos problemas. É nessa hora que Ele prova se cumpriremos a Sua vontade expressa na Sua Palavra. Para provar realmente se estamos dispostos a obedecer a Sua Palavra. Alguém disse que o problema não está no problema, mas sim como reagimos ao problema.
Deus prova para saber se iremos guardar os seus mandamentos para andarmos nos seus caminhos (Deuteronômio 8:6). Caso deixemos de cumprir os seus mandamentos Ele nos disciplinará, assim como o homem disciplina o seu filho a quem ama (Deuteronômio 8:5).
Por que Deus nos leva para o deserto?
3. Para nos dar entendimento – Deuteronômio 8:3 “...para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem.”
Interessante pensar que é exatamente essa passagem bíblica que Jesus Cristo citou ao ser tentado no deserto.
Deus prova o nosso coração e nos mostra como devemos nos conduzir através dos seus mandamentos. Para Israel Ele proveu água, pão, a sombra com a nuvem para o dia, a coluna de fogo para iluminar e guiar a noite, mas queria que eles entendessem que acima do conforto que o próprio Deus concedeu, o que realmente importava era que obedecessem a voz dEle, aquilo que havia ordenado para eles. Mas eles deram mais prioridade ao conforto do que a voz de Deus. Deram mais prioridade no que haver de comer ou beber do que ouvir a voz de Deus.
Nós não agimos diferente do povo de Israel. Voltamos os olhos para o conforto de nossas vidas e ignoramos a vontade de Deus. Em Mateus 6:33 diz: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Buscai o Reino de Deus e o que haver de comer, beber, vestir, calçar vos serão acrescentados. Importa primeiro buscar a obediência à Deus, e é isso que Ele quer que entendamos. Devemos lembrar que as Suas ordens, os Seus juízos, os Seus preceitos, os Seus mandamentos, a Sua vontade declarada pela Sua Palavra é para ser obedecida.  E isso nos trouxe a vida eterna e pode levá-la a outros.
Jesus disse que Ele é o pão que desceu do céu e aquele que crer nEle terá vida e vida em abundância. O próprio Senhor Jesus Cristo deu exemplo de obediência: “Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra”. (João 4:32,34)
Deus nos ensinou que devemos confiar na Sua Palavra, ensinou que devemos lembrar que Ele cuida de nós providencialmente todos os dias. Importa entender que devemos obedecer e crer. Porque se Nosso Senhor Jesus Cristo disse: “...e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos...” (Mateus 28:20), devemos crer. Se Ele diz que devemos ir pregar o evangelho a toda criatura, devemos ir (Marcos 16:15).
Não importa as circunstâncias, os nossos problemas, obedecer a Deus está acima da nossa vontade, pois importa obedecer e cumprir a vontade de Deus.
CONCLUSÃO:
O deserto é necessário. Muitas vezes não entendemos o porquê. Mas é no deserto que vemos a mão de Deus de perto. É no deserto que buscamos a face de Deus em oração, é no deserto que temos que confiar e obedecer. Descanse em Deus porque o deserto é para no fim te fazer bem. Deuteronômino 8:16 – “Que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheceram; para te humilhar, e para te provar, para no fim te fazer bem”.
É no deserto que lembramos do manancial que temos, Jesus Cristo, fonte de águas vivas que são eternas.
Pr. Renato 

28 comentários:

  1. Deus fala que o teu servo ouve!

    ResponderExcluir
  2. Palavra do senhor que edifica o homem.

    ResponderExcluir
  3. estou vivendo no deserto de Deus e tenho visto a prividencia de Deus em minha vida.....me faz forte pai a cada dia.

    ResponderExcluir
  4. estou vivendo no deserto de Deus e tenho visto a prividencia de Deus em minha vida.....me faz forte pai a cada dia.

    ResponderExcluir
  5. estou vivendo no deserto de Deus e tenho visto a prividencia de Deus em minha vida.....me faz forte pai a cada dia.

    ResponderExcluir
  6. Que bençao de palavra.. Vou ministrar hoje em nossa igreja...

    ResponderExcluir
  7. Glória Deus pedi pra deus me manda a palavra do que tinha que fazer agora depois que ele prometeu meu milagre hoje de manhã.. Ele me mandou essa palavra eu entendi de td o PW estava no deserto e ele me manda não esquecer dele agora que me concedeu as terras boas que é o milagre.. Glória ao meu Deus

    ResponderExcluir
  8. Glória Deus pedi pra deus me manda a palavra do que tinha que fazer agora depois que ele prometeu meu milagre hoje de manhã.. Ele me mandou essa palavra eu entendi de td o PW estava no deserto e ele me manda não esquecer dele agora que me concedeu as terras boas que é o milagre.. Glória ao meu Deus

    ResponderExcluir
  9. Que Deus te Abênçoe, me ajudou muito esse estudo! Deus é fiel, me sinto alimentado.

    ResponderExcluir
  10. Estou passando esse deserto a quase três anos com meu esposo, não tem sido fácil ..Tudo foi me tirado.Para nos provar..Mas o senhor prova os que amam..sei que ele está nos aperfeiçoando.Somos totalmente dependentes de Deus hoje..Sei que alguma hora vai passar..mas nunca perdemos a fé no amado papai.

    ResponderExcluir
  11. Glória a Deus que Deus abençoe ele é fiel

    ResponderExcluir
  12. Essa pregação é edificante para o coração e a alma.

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus!!! Gostei Deus falou muito comigo aqui.

    ResponderExcluir
  14. Amém, estou passando por esse deserto e sei que Deus irá me ajudar e vou vencer e ser feliz. Amém

    ResponderExcluir
  15. Muito abençoado amai que nosso relacionamento com Deus seja fortalecido

    ResponderExcluir
  16. Estudo maravilhoso, louvado seja Deus.

    ResponderExcluir
  17. Deserto não é lugar de morada e sim lugar de aprendizado. Glória a Ti Senhor

    ResponderExcluir
  18. Gloria deus por sua provisão e nois ensinou gloria a deus

    ResponderExcluir