terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Não existe o acaso! - Hebreus 1:1-3

Não Existe o acaso! - Para assistir no Youtube Clica no título ou na Imagem.

(Oratória da formatura do Curso Teológico em 09 de Janeiro de 2010).
Quero me reportar aos ensinos escolares, para um legado de cientistas, para ensinamentos que um dia permeou os meus pensamentos. “– A existência humana e tudo o que há no mundo”.
A ciência diz que não passou do acaso. É assim que a sabedoria humana nos ensinou: Uma explosão, gerada do nada e por acaso veio surgir o mundo.
Quero-lhes afirmar, “Não existe o acaso!”
A sabedoria Divina nos ensina que existe um planejador, um projetista, um arquiteto, perfeccionista e maravilhoso Senhor, Criador, que na Sua obra magnífica estamos incluídos.
A Bíblia declara que Deus apenas disse. Deus disse e pela Sua palavra todas as coisas foram criadas.
É preciso muito mais fé para crer que uma explosão do acaso, sem ordem e cheio de confusão, veio a constituir as coisas criadas com tão grande complexidade.
Deus o criador, criou todas as coisas de forma ordenada e nos manifestou a Sua obra magnífica nas coisas criadas e a descreveu no Livro de Gênesis.
Estamos aqui não é por acaso.
1. RAZÃO (João 1:3).
Temos uma razão para estar aqui.
Estamos aqui porque o Criador, o Senhor Deus nos criou. Quando ainda éramos sem forma, Deus já nos conhecia.
Estamos aqui para a glória do Seu Filho Jesus Cristo. A Bíblia declara que: “todas as coisas foram feitas por Jesus Cristo, e sem Jesus Cristo nada do que foi feito se fez”.
A razão de estarmos aqui é que o Criador, o Senhor Deus, quer manifestar a glória do Seu Filho Jesus Cristo.
A razão de estarmos aqui é para glorificarmos o Senhor Jesus Cristo, o Senhor de todas as coisas, de toda a criação.
Estamos aqui não é por acaso.
2. POSIÇÃO (Tiago 4:4; João 1:12).
Temos uma Posição para escolher.
O Senhor Deus nos deixou com uma livre escolha. Essa escolha determinará em que posição você se encontra nesse exato momento.
Ainda que todos sejam criados por Deus, já nascemos no pecado herdado e naturalmente rejeitamos Deus e o presente de Deus, o Filho de amor, o Filho Jesus. Mas Deus nos deu uma escolha. E muitos rejeitam o Filho de Deus e preferem os prazeres do mundo. Esse tal se encontra como inimigo de Deus. Inimigo de Deus, essa é a posição que se encontra aquele que rejeita a Jesus Cristo. A Bíblia declara que “qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”
Mas não precisa ser assim! A Bíblia declara que “a todos quantos o receberam, receberam a Jesus Cristo, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no nome de Jesus Cristo”.
Assim como Deus apenas disse para que tudo fosse criado, Ele apela para apenas creiamos no Seu Filho Jesus Cristo.
Os que crêem estão numa posição melhor. De criaturas para filhos de Deus e co-herdeiros de nosso Senhor Jesus Cristo. Essa é a posição dos que crêem em Jesus Cristo. Posição de Filhos de Deus.
Estamos aqui não é por acaso.
3. MOTIVAÇÃO (1 João 1:5, 6; Efésios 4:12).
Temos uma motivação para servir o Senhor.
O Senhor Deus nos criou com o propósito de glorificarmos o Seu Filho Jesus Cristo, nos colocou na posição de Filhos, agora nós somos compelidos pelo Seu amor, Seu Filho Jesus, a querer “O aperfeiçoamento dos santos, para o serviço (obra) do ministério, para a edificação do corpo de Cristo”.
Nossa motivação foi nos equipar para melhor servir ao Senhor na Igreja local porque entendemos que o plano de Deus é usar todos os membros do corpo na edificação da Igreja local.
É um aperfeiçoamento que não para por aqui, mas vai até se consumar com a vinda do Senhor Jesus Cristo ou até que nos leve para si.
Somos motivados a nos capacitar, a nos equipar para melhor servir a Jesus Cristo no corpo local.
Conclusão: (Hebreus 3:13, 14; Hebreus 11:25-27).
Conforme Hebreus 11, os heróis da fé nos ensinam que “pela fé, os muros caem, fogem as hostes inimigas, e ficamos prontos, não só para viver, mas também morrer por Cristo”.
Entedemos que a razão de existirmos é para glorificar a Jesus Cristo, que a posição herdada de filho de Deus é um ato de amor, o qual devemos servir até o fim.
Devemos permitir sermos lapidado e investirmos as nossas vidas na obra do Senhor, assim como Moísés -  “tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que as riquezas do mundo (Egito); porque tinha em vista a recompensa”. Não somos o acaso. Somos os instrumentos nos quais o Senhor quer usar.
No tempo determinado e conforme a Sua vontade nos galardoará com coroas de glória. Não para a nossa própria glória, mas para ser devolvidas ao Rei da Glória, o Senhor Jesus Cristo.
http://bibliaespadadaverdade.blogspot.com/ - [ Bíblia - A Espada da Verdade]

3 comentários:

  1. Realmente estes acaso citado no texto são coisas da imaginação humana. Mas tem o acaso da parte de Deus citado no elesiastes este é verdadeiro. Leia elesiastes na escrituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo César! Boa noite. Poderia me explicar o tempo e o acaso descrito em Eclesiastes 9?

      Excluir
  2. Eclesiastes 9:11
    "Retornei para ver debaixo do sol que a corrida não é dos ligeiros, nem a batalha dos poderosos, (...) nem mesmo os que têm conhecimento têm o favor; PORQUE O TEMPO E O IMPREVISTO SOBREVÊM A TODOS ELES."

    ResponderExcluir