sábado, 26 de março de 2011

Alimentando a Alma.

CORPO, ALMA E ESPÍRITO – ESTUDO 3
Alimentando a Alma.
1ª Tessalonicenses 5:23
"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".
Todo homem (ser humano) é espírito, alma e corpo. Portanto, alma e espírito não é a mesma coisa. Outras partes da Bíblia fazem a mesma diferenciação entre espírito e alma. Em Hebreus 4:12 diz: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.
O corpo é a parte física do homem. É a parte onde ele interage com o meio em que habita. O corpo é a forma visível com que relaciona com o mundo exterior através dos cinco sentidos.
O espírito é a parte mediante a qual nos comunicamos com Deus, e só por ela podemos perceber e adorar a Deus. O espírito é o elemento que tem consciência de Deus. Deus vive no espírito, o eu vive na alma, enquanto os sentidos vivem no corpo. Mediante o seu espírito o homem mantém relação com o mundo espiritual e com o Espírito de Deus, recebendo e expressando ambos o poder e a vida do mundo espiritual. É através do espírito humano que tenho consciência de Deus e me relaciono com Ele. Deus é Espírito e só podemos perceber Deus no espírito – Efésio 2:22; João 4:24. Mas a comunhão com Deus só é possível com o espírito vivificado quando aceitamos Jesus Cristo como Senhor e Salvador – Efésios 2:1,2. Sem Jesus Cristo existe apenas consciência de Deus sem haver nenhum tipo de relacionamento com Ele.
O espírito ocupa a área mais profunda de seu ser. O corpo toma o lugar mais exterior. Entre os dois vive a alma, servindo como seu meio. O espírito possui funções como consciência, intuição e comunhão.
O que o homem é depende de como é sua alma. É na alma que se encontra a vontade, a mente e as emoções. A vontade é o instrumento para tomar decisões, poder para escolher. A mente é a sede da alma, intelecto, pensamento, raciocínios, memória. As emoções são os instrumentos para expressar nossos sentimentos, gostos, simpatias, alegrias, tristeza, amor, ódio, etc.
É na alma que está a livre vontade do homem no qual o espírito e o corpo estão totalmente fundidos. Se a alma do homem quer obedecer a Deus, permitirá que o espírito governe o homem conforme ordenado por Deus. A alma, se o decidir, também pode reprimir o espírito e tomar algum prazer como senhor do homem.
A alma se encontra entre estes dois mundos, espírito e corpo, embora pertença a ambos. Está ligada ao mundo espiritual através do espírito, e ao mundo material através do corpo. Também possui o poder da livre vontade e por isso pode escolher entre suas influências ambientais.
O espírito pode submeter o corpo através da alma para que obedeça a Deus. Da mesma maneira o corpo, mediante a alma, pode atrair o espírito a amar ao mundo. Assim, a alma se encontra entre o espírito e o corpo, mantendo-os unidos.
O que é manifesto na sua alma?
1. As Obras da Carne – Gálatas 5:19-21. " Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus".
Quando manifestamos as obras da carne na mente damos à luz a três tipos de concupiscências. Em 1ª João 2:16, 17 diz “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”
Concupiscência segundo o dicionário é desejo intenso de bens ou gozos materiais. A tendência natural de todos nós é seguir aquilo que amamos e desejar aquilo que nos agrada. Porém, se não nos precavermos, corremos o risco de cultivar em nós desejos que são desordenados e fora dos limites estabelecidos por Deus.
A carne está ligada a toda necessidade física. A concupiscência da carne é marcada por atender os desejos, apetites e impulsos imediatos, independente das consequências. O coração engana e seduz, mas não controla as consequências dos atos carnais. Os olhos estão ligados ao emocional. Concupiscência dos olhos é marcada por satisfazer o emocional, pela ambição, desejo de possuir, atração pelas belezas do mundo. Soberba da vida é superestimar a si mesmo, altivez, o contrário da humildade. Deus resiste o soberbo, mas concede graça aos humildes.
As concupiscências dá luz na mente aos maus pensamentos. Marcos 7:21,22 diz: “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura”. Tiago 1:14 diz: “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência”.
Uma vez as concupiscências geradas na mente dando luz aos maus pensamentos somos levados à volição, ou seja, a decisão ou a expressão da vontade. Ocorre a decisão pelas obras da carne que são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas. Portanto, Tiago 1:15a diz: “Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado...” Esta atitude domina a vida dos incrédulos.
 A decisão na carne gera morte, Tiago 1:15b diz que “... o pecado, sendo consumado, gera a morte.” A decisão na carne produz sentimentos e emoções como preocupações, medo, nervosismo, insanidade, morte. Sentimentos e emoções que vão gerar mais obras da carne e consequentemente pecado e morte.
Uma vez salvos devemos abandonar os velhos hábitos – Colossenses 3:1-9. Vivemos constantemente lutando com esses velhos hábitos - Gálatas 5:16-17,24. “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis”... “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências”.
O que é manifesto na sua alma?
2. O Fruto do Espírito – Gálatas 5:22-23. "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei".
O Fruto do Espírito só é possível aos nascidos de novo. “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. João 3:3. O Fruto é gerado pelo Espírito. Devemos ser Controlados pelo Espírito. “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”. Efésios 5:18.
Quando controlados pelo Espírito Santo temos a renovação da nossa mente, transformação e entendimento. Em Romanos 12:2 diz “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. Tito 3:5,6 diz “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador”. Ocorre na mente bons pensamentos. Romanos 12:2 diz que temos “...entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.
 Quando controlados pelo Espírito Santo a mente dá luz aos bons pensamentos somos levados à volição, ou seja, a decisão ou a expressão da vontade de Deus em nós. Queremos conhecer, obedecer, agradar, cumprir a vontade de Deus. Ocorre a decisão pelo Fruto do Espírito que é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Há a manifestação natural e geração sobrenatural do fruto do Espírito quando o crente se rende a Ele. Efésios 5:18 diz que devemos ser controlados, ser cheios do Espírito Santo.
Controlados pelo Espírito Santo temos a Inclinação Espiritual a novos hábitos e sempre desejosos de conhecer, obedecer, agradar, cumprir a vontade de Deus.
Conclusão
O que é manifesto na sua alma? Qual é o alimento da tua alma? As Obras Carne ou O Fruto do Espírito Santo? Você é controlado pelos impulsos, desejos, inclinações da carne? Ou você é controlado pelo Espírito Santo?
Que Deus nos ajude sermos controlados permanentemente pelo Espírito Santo, vivendo uma vida em santidade e cheios do fruto do Espírito.
Pr. Renato 

5 comentários:

  1. Vi,li e vou aplicar em minha vida. Nunca tinha lido algo igual! Fui tocado e dou graças a Deus.Obrigado irmão Luiz Renato. pr.albertoguedes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ótimo
    Muito bom Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  3. Amém...acho q todos deveriam ler
    ...esclarecer suas mentes...Vao ter um entendimento maior,do q eh corpo,alma e espírito.

    ResponderExcluir
  4. Umas das melhores explicação sobre corpo alma e espírito

    ResponderExcluir