sábado, 26 de março de 2011

As expressões da Alma

CORPO, ALMA E ESPÍRITO – ESTUDO 2
As expressões da alma.
1ª Tessalonicenses 5:23
O corpo separado do espírito estava morto, mas com o espírito, o homem recebeu a vida. O homem foi assim vivificado, tornando alma vivente.
O homem se tornou em uma alma vivente, fato de que a combinação de espírito e corpo produziu a alma e que o espírito e o corpo foram totalmente fundidos nesta alma. Em outras palavras, a alma e o corpo se combinaram com o espírito, e o espírito e o corpo se fundiram na alma.
Adão, antes da queda, não sabia nada desta incessante luta do espírito e da carne, que é algo cotidiano para nós. Havia uma perfeita mistura de suas três partes em uma, e a alma, como meio unificador, converteu-se na causa de sua individualidade, de sua existência como ser distinto.
A alma, ao estar entre eles, une-os e também toma o caráter de ambos. A alma torna possível que o espírito e o corpo se comuniquem e colaborem. O trabalho da alma é manter espírito e corpo em seu lugar adequado, para que não percam sua correta relação, que o corpo possa estar sujeito ao espírito e o espírito possa governar o corpo por meio da alma.
A alma se encontra entre estes dois mundos, espírito e corpo, embora pertença a ambos. Está ligada ao mundo espiritual através do espírito, e ao mundo material através do corpo. Também possui o poder da livre vontade e por isso pode escolher entre suas influências ambientais.
Na Bíblia Deus frequentemente se refere aos homens como almas. Por quê? Porque o que o homem é depende de como é sua alma. Sua alma o representa e expressa sua individualidade. É o órgão da livre vontade do homem, o órgão no qual o espírito e o corpo estão totalmente fundidos. Se a alma do homem quer obedecer a Deus, permitirá que o espírito governe o homem conforme o ordenado por Deus. A alma pode também decidir reprimir o espírito e tomar algum prazer como senhor do homem.
O espírito pode submeter o corpo através da alma para que obedeça a Deus. Da mesma maneira o corpo, mediante a alma, pode atrair o espírito a amar ao mundo. Assim, a alma se encontra entre o espírito e o corpo, mantendo-os unidos.
Qual tem sido a expressão da tua alma?
1. Expressão do homem natural – 1ª Coríntios 2:14. "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente".
Quando contemplamos a criação logo discernimos que é bom e intuitivamente sabemos que tem que ter um criador, havendo assim uma necessidade de adorá-lo. O homem natural não pode dirigir adoração a Deus porque não foi vivificado o seu espírito. Antes da regeneração o espírito está separado da vida de Deus. É no espírito onde Deus nos regenera, vivificados para sermos instrumentos do Espírito Santo que nos ensina e nos guia a seu repouso.
 Antes do novo nascimento em Cristo, seu espírito fica tão submerso e envolto por sua alma que lhe é impossível distinguir se algo sai da alma ou do espírito. As funções do espírito e da alma se misturaram. Além disso, o espírito perdeu sua função original — sua relação com Deus — porque está morto para Deus.
“E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”. Efésios 2:1-3. 
A vida do descrente nos indica que o espírito e a alma possuem obras muito parecidas. O espírito humano é influenciado pela alma de maneira que ela o controla.
Homem natural é aquele que nasce no pecado, é aquele que nunca ouviu do Senhor Jesus, é aquele que já ouviu do Senhor Jesus e O rejeitou. São os que nunca entregaram sua alma ao Senhor Jesus Cristo e nunca O aceitaram e nunca O receberam como Salvador. Esses são chamados de filhos da desobediência, ímpios, bastardos, criaturas de Deus e não filhos. Tem o caráter natural, não são salvos e procuram ser livres para viver a vida sem um compromisso com Deus. Não se comprometem com Deus e se  fazem voto, é apenas para pagar a Deus por alguma coisa. É como pagar para não ficar devendo nada, para não receber cobrança depois. Definitivamente não querem andar segundo as ordens de Deus. A expressão da sua alma é natural, permanece escravo do pecado herdado.
O homem natural pode mudar sua situação aceitando o Senhor Jesus Cristo como Senhor e Salvador pessoal de sua alma.

Qual tem sido a expressão da tua alma?
2. Expressão do homem carnal – 1ª Coríntios 3:1. "E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo".
Homem carnal é aquele que ouviu de Jesus Cristo, o recebeu como Salvador de sua vida, mas continuou na prática das obras da carne.
“Não extingais o Espírito”. 1ª Tessalonicenses 5:19.
“E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”. Efésios 4:24-30.
É aquele que é nascido de novo, pois, recebeu o Senhor Jesus como Salvador de sua vida. Ouça bem, ele recebeu o Senhor Jesus como seu Salvador. Mas Jesus não é Senhor e Salvador? Aí reside o problema do carnal. Jesus é apenas Salvador e não Senhor. O carnal é alguém que não quer compromisso com a Palavra de Deus e com a vida de santidade.
“Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”. Romanos 8:8.
O carnal é aquele que quer agir como agia no mundo. Agir confiando na própria força, fazendo as coisas sem buscar direção de Deus. Sendo independente de Deus. Colocando o seu ego acima da vontade de Deus.
O carnal é aquele que até faz um voto ou um compromisso com Deus, mas, no meio do caminho tropeça. O carnal não vai até ao fim com Deus. Algo no meio do caminho o desestimula, há dificuldade de continuar firme na Palavra de Deus. O estilo de vida do carnal é sem compromisso com a Palavra de Deus e com o testemunho de Jesus Cristo. É Escravo do pecado.
O homem carnal é o que ouve a Palavra de Deus, há arrependimento, crê e aceita o Senhor Jesus Cristo como Salvador, entrega a sua alma a Ele, mas em desobediência não faz a Sua vontade. Vive se alimentando com os desejos da carne, sua alma é dominada pela carne e reprime o espírito, havendo uma luta constante. A expressão da sua alma é carnal.
“Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis”. Gálatas 5:17.
O homem carnal tem o caráter cristão, mas não aplica a sua vida. O homem carnal pode se tornar espiritual se andar em espírito, obedecendo e aplicando o caráter cristão em sua vida.
Qual tem sido a expressão da tua alma?
3. Expressão do homem espiritual – 1ª Coríntios 3:1 e Gálatas 5:16. "E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo"...“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne".
O homem espiritual é aquele que é verdadeiramente livre, mas, não livre para pecar e sim livre para não pecar, pois não é escravo do pecado. O homem espiritual é aquele que tem responsabilidades com a Palavra e vontade de Deus. É aquele que tem a Jesus como Senhor e Salvador. Jesus não é somente Salvador do homem espiritual, mas Jesus é Senhor exercendo governo na vida do seu servo.
O homem espiritual é o servo que espera a direção, a ordem para poder caminhar segundo a vontade do seu Senhor.
Ser homem espiritual não é ser um super-homem acima dos medos, dificuldades e pressões. Ser um homem espiritual é confiar em Deus, é esperar até a última hora a ação de Deus. É fechar os olhos para o natural e abrir para o espiritual. A ação de Deus é algo sobrenatural e espiritual. É procurar dar testemunho da Palavra de Deus, é fugir do pecado e correr para os braços do Pai celestial.
O homem espiritual, ao cair se arrepende e volta, começando de novo onde parou e prossegue para o alvo. Ser espiritual é não desistir do objetivo estabelecido por Deus. É buscar a vitória no labor e na perseverança.
Em resumo, o homem espiritual é o que ouve a Palavra de Deus, arrepende-se, crê e aceita ao Senhor Jesus como Salvador, entrega sua alma a Ele e vive em obediência a Sua vontade. Portanto, a expressão da sua alma é espiritual.
O homem espiritual quando deixa de andar em espírito se torna carnal. Por isso que a Palavra de Deus nos exorta por muitas vezes que “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia” – 1ª Coríntios 10:12.
Conclusão
A sua alma expressa que tipo de homem? Você é o homem natural que não nasceu de novo e precisa da Salvação em Jesus? Você é o homem carnal que nasceu de novo, que entregou sua vida para Jesus, mas vive numa vida de derrota? Ou você é o homem espiritual que quer agradar a Deus e busca dia a dia uma vida de consagração a Deus?
Muitos cresceram como nunca cresceram antes nas suas vidas Espirituais. Muitos renunciaram as vontades da carne, o amor ao mundo e venceram as tentações do diabo. Muitos estão começando os primeiros passos da vida cristã.
Se você está começando a vida cristã agora saiba que a vida cristã deve ser vivida de fé em fé e vitória em vitória, pois você agora está andando com Deus.
Vida cristã normal não é uma vida de crentes cabisbaixos por serem derrotados pelo pecado não. Mas a vida cristã normal é viver na prática uma vida de vencedor em Cristo Jesus. Talvez você não foi tão vencedor ou espiritual como você queria ser. Talvez você viveu mais como o homem carnal do que como o homem espiritual. Talvez fugiu ao compromisso de viver uma vida santa e de dar bom testemunho diante de Deus e dos homens.
Hoje é dia de comprometer-se com Deus, propor no coração de viver uma vida diferente da que você viveu até agora e Deus vai te abençoar. Fale com Deus agora em oração...
Pr. Renato 

Um comentário: