terça-feira, 8 de março de 2011

Construindo hoje o amanhã.

Construindo hoje o amanhã!
“Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará”. Salmos 37:5
Dizem que o ser humano é sonhador. Se você é um sonhador não mude, apenas submeta seus sonhos ao Senhor. Satanás quer destruir os sonhos implantando dúvidas, sentimentos como “é difícil”; “eu não vou conseguir”; “será que vale a pena o esforço?”; “ninguém mais faz isso hoje em dia”.
Os sonhos nos fazem entender que precisamos tomar decisões quanto ao futuro: relacionamentos afetivos, amizades, vocação, emprego, estudo, aquisições, viagens, ministério. Nós sonhamos com uma boa formação acadêmica, a aquisição de uma boa casa própria, a compra de um carro, um emprego que ofereça estabilidade, cônjuge simpático e bonito. Podemos enumerar os sonhos. Saiba que as decisões acertadas irão delinear o seu futuro. Não há problema em sonhar e até alcançar essas coisas, mas, a prioridade da vida não está nestas coisas. Mateus 16:26 diz: “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”
A Bíblia declara que é louco aquele que deposita sua confiança na abundância das riquezas que possui. Lucas 12:19-21 diz: “E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus”.
É Bem verdade que os pais fazem o possível para que seus filhos cresçam felizes, mas o futuro está na responsabilidade das decisões que tomamos. O futuro tem a ver com o que cada um planta hoje. A conquista de algo depende de planejamento e empenho na tentativa de alcançar o almejado. Provérbios 15:22 diz que “Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam”. Portanto, é preciso sábia orientação e direção segura para alcançar os alvos da vida. Não buscar a sábia orientação de Deus é sujeitar a vida a tristezas, mágoas, aborrecimentos que poderiam ser evitados. É preciso esforço, dedicação, renúncia e a sábia orientação da Palavra de Deus para construir um futuro bem alicerçado.
O cristão deve estar ciente de que o sucesso de seu futuro depende da entrega da sua vida a Deus e da busca diária do conhecer e realizar a vontade dEle. Deve procurar viver de acordo com a vontade de Deus e submeter a vida ao seu inteiro comando.
Como construir hoje o amanhã?
1. Havendo entrega“Entrega o teu caminho ao SENHOR...”– Salmo 37:5a.
A vida se assemelha a uma vereda, a uma estrada, a um caminho que deve ser percorrido. Ao longo desse caminho há muitos inícios e muitas paradas; lugares pedregosos, árduos, difíceis, subidas íngremes e descidas perigosas até os vales através de traiçoeiros barrancos. Existem desvios nos quais algumas pessoas se perdem, trechos bons e maus, lugares fáceis e difíceis.
Entrega o teu caminho ao Senhor. A idéia é de rolar um peso de nós mesmos no outro, ou colocando em cima do outro para que ele possa suportar.  Confere com 1ª Pedro 5:7 diz “Lançando sobre ele (Jesus Cristo) toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”.
Entrega o teu caminho ao Senhor ou rola o teu caminho ao Senhor, provavelmente, uma metáfora tirada do camelo, que se deita até a sua carga seja rolada em cima dele. O fardo que não temos força para suportar pode ser colocado em Deus. 
O "caminho" designa propriamente o ato de trilhar, um caminho, um ciclo da vida, a forma em que se vive, e aqui é a referência para todo o curso da vida, ou todos que podem afetar a vida, todos os nossos planos ou conduta; todas as questões ou os resultados desses planos.  É equivalente aqui para "direção" ou “futuro”.  Tudo, no que diz respeito à maneira em que vivemos, e todos os seus resultados, devem estar comprometidos com o Senhor.
Somente o Senhor pode guiar-nos com sucesso do nascimento à morte. Portanto, devemos fazer tudo debaixo da orientação, instrução da Palavra de Deus e de acordo com a vontade d’Ele.
Entrega o teu caminho ao Senhor ou revelar o teu caminho ao Senhor, ou seja, todos os assuntos e negócios da vida. Não que os homens devem se sentar e ser inativo, e não fazer nada e deixar tudo a ser feito pelo Senhor, mas deve procurar a direção de Deus em tudo.
Deus não é ignorante do proceder dos homens, e de suas relações, e de seus desejos e necessidades, mas é seu dever como homem declarar a Ele. Ele tem prazer em ouvir, pois tem liberdade com Ele, e diga-lhe todo o seu caso, e deixe com Ele acreditando que ele suprirá todas as suas necessidades.
“Rolar o teu caminho no Senhor" – Significa lançar aos Seus cuidados não somente o fardo do pecado, nem somente o peso da aflição, mas qualquer assunto do momento e da importância que pesa sobre os teus pensamentos.
Salmo 55:22 diz “Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado”.
Como construir hoje o amanhã?
2. Havendo confiança“...confia nele...”– Salmo 37:5b.
O Salmo 37:3 diz “Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado”. Compare também com o Salmo 22:8 que diz “Confiou no SENHOR, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer”.
Confiar é ter fé, esperar, acreditar. Podemos entender que Ele o levará a passar, Ele vai trabalhar. Confie em Deus, e ele irá trabalhar, ou seja, ele vai trazê-lo para um resultado bom, Ele vai assegurar um resultado feliz.  Ele vai cuidar de seus interesses, e não permitirá que você seja injustiçado referindo ao resultando do verso seguinte que diz que “E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia” (Salmo 37:6).
Confiar nele é ter facilidade de estender seus pensamentos ao Senhor, que simpatiza com o seu povo, que os apoia e os leva em meio as suas dificuldades.
Provérbios 16:3 diz “Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos”. Salmo 37:4 diz “Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração”. O significado aqui é que devemos buscar a nossa felicidade em Deus, ou seja, em Seu ser, na Sua perfeição, na Sua amizade, no Seu amor.
Como construir hoje o amanhã?
3. Havendo esperança“...e ele o fará...”– Salmo 37:5c.
E ele te concederá os desejos do teu coração, literalmente os "pedidos" do teu coração.  O que você realmente "deseja" será concedido a você. 
Isto é o fato de que você busca a felicidade em Deus e isso irá regulamentar os seus desejos, de modo que você irá pedir apenas aquilo que será bom conforme Deus julga ser bom. O fato de que uma criança ama seu pai e encontra a sua felicidade em fazer a sua vontade, vai regular a sua própria "vontade" ou "desejos", e essa é a razão pela qual o pai vai estar disposto a cumprir com seus pedidos.
Quando olhamos, vemos o mundo cheio de malfeitores, que florescem e vivem tranquilamente, somos tentados a nos preocupar com isso, a pensar nelas, as únicas pessoas aparentemente felizes, e por isso estamos propensos a fazer como elas. Mas nós somos advertidos. Quando olhamos para frente, com os olhos da fé, vemos que não há nenhum motivo para invejar o ímpio. Devemos confiar e acreditar no Senhor, e no diligente cuidado para servi-lo conforme a Sua vontade.
A vida de um homem não consiste na abundância de suas riquezas. Os que confiam no Senhor terá alimento necessário. Isso é mais do que merecemos, e é suficiente para quem está indo para o céu. A alegria em Deus é tanto um privilégio como um dever. Ele não prometeu satisfazer os apetites do corpo, mas os desejos da alma são renovados e santificados. Qual é o desejo do coração de um homem bom? É conhecer e amar e servir a Deus.
Este Salmo diz que “Ele o fará”. Seja o que for que necessite ao longo do caminho, Deus estará ali para ajudá-lo a vencer e completar a viagem. Aqueles que confiam não errarão o caminho, e nem ficarão aquém do plano que foi escrito desde o começo. Deus já planejou a jornada e o levará a passar. Tudo que determinou pelo seu eterno poder, e tudo o que Ele prometeu será cumprido para Sua própria glória.
Conclusão
Deixar com o Senhor o teu caminho é na verdade, apresentar todo o teor do teu caminho para Ele. Lançar a ansiedade, apresentar o teu julgamento, renunciar a própria vontade, deixar tudo com o Deus. Com Deus seremos abençoados se formos obediência a Ele todos os dias. Confie nele, e ele o levará a passar pelo com alegria. Então confiadamente poderemos declarar ao nosso Senhor: O teu caminho, não o meu, ó Senhor. Guia-me por tua mão direita, escolha o caminho para mim. Liso ou áspero, sinuoso ou reto, não importa. Leva-me ao teu repouso.

Pr. Renato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário