sábado, 26 de março de 2011

A Melhor Posição.

A Melhor posição!
No Evangelho de Lucas encontramos Jesus entrando em Cafarnaum (Lucas 7:7-10). Nesse lugar, um certo centurião ouviu falar de Jesus, o verbo encarnado e creu na autoridade dEle, tendo fé, e por consequência ocorreu um milagre, a cura do servo do centurião.
No dia seguinte Jesus foi a cidade de Naim (Lucas 7:13-16) e moveu-se de íntima compaixão ao ver o filho de uma viúva que passava numa esquife. Jesus ressuscitou o filho da viúva e houve temor e glorificaram a Deus.
A fama de Jesus corria em toda a Judéia e região. Os discípulos de João o Batista, ouviam e anunciavam-lhe todas estas coisas. João manda perguntar: “És tu (Jesus) que havia de vir, ou esperamos outro?” Jesus diz para anunciar a João: “os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anunciam-se o Evangelho”.
Muitos milagres e maravilhas, mas é na casa de um fariseu que encontramos a melhor posição que devemos estar diante de Jesus.
Qual é a melhor posição diante de Jesus?
1. Aos pés de Jesus, devemos estar como um pecador arrependido – Lucas 7:37-50.
“E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o unguento”. Lucas 7:38
Ainda que não houvesse palavras audíveis, o coração daquela mulher rasgava em palavras de confissão, ouvidas pelo Senhor da graça. Ela reconhecia o senhorio de Jesus e sujeitou-se voluntariamente “e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o unguento” (Lucas 7:38). Aquela mulher abriu a porta de seu coração em arrependimento, sujeitou-se ao senhorio de Jesus. Aos pés de Jesus há arrependimento.
Aquela mulher teve suas súplicas atendidas, lágrimas que rogavam por perdão ao Salvador Jesus que disse: “Os teus pecados te são perdoados”. (Lucas 7:48). Devemos estar aos pés de Jesus, prostrados alegremente. Aos pés de Jesus há perdão.
A paz de Deus dá descanso as nossas almas e leva o temor da morte ao ouvir: “A tua fé te salvou; vai-te em paz”. (Lucas 7:50). Na adoração há o reconhecimento de quem nós somos e a glória de quem adoramos. Houve transformação de um coração cheio de medo e agora cheio de paz, reconciliado com Deus. Jesus Cristo sendo Senhor, digno de devoção e reverência. Devemos continuamente estar aos seus pés. Aos pés de Jesus há transformação.
A todo aquele que crê no Senhor Jesus, entra em terra celeste, tornando o céu sua pátria ao ouvir: “A tua fé te salvou; vai-te em paz”. (Lucas 7:50). Aos pés de Jesus há Salvação.
A Bíblia declara que Jesus andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia pregando e anunciando o Evangelho do Reino de Deus e os doze iam com Ele. Curou muitas pessoas de enfermidades e espíritos malignos. Ensinou por parábolas. Em Gadara encontramos novamente a melhor posição diante de Jesus.
Qual é a melhor posição diante de Jesus?
2. Aos pés de Jesus, onde o salvo descansa – Lucas 8:35-39.
“E saíram a ver o que tinha acontecido, e vieram ter com Jesus. Acharam então o homem, de quem haviam saído os demônios, vestido, e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram”. Lucas 8:35
Em Gadara havia um homem que muito tempo estava possesso de demônios e não andava vestido nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros. Um homem que tinha um espírito imundo que o oprimia e era muitas vezes preso com grilhões e cadeias, mas que não o podia conter, sendo impelido pelos demônios para os desertos. Jesus expulsa os demônios e encontramos o homem assentado aos pés de Jesus. “Acharam então o homem, de quem haviam saído os demônios, vestido, e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram”. (Lucas 8:35). O homem está livre da opressão e pecados que o afligia. Somente Jesus é capaz de nos livrar da opressão do pecado, aos pés de Jesus é onde devemos estar assentados. Aos pés de Jesus assentamos livre do pecado.
As pessoas prendiam aquele homem, que não tinha casa e muitas vezes se achava nu. As pessoas o temiam e não queriam estar perto daquele homem. Entretanto, livre do pecado o vemos vestido e em perfeito juízo. Aquele homem está livre do pecado, aos pés e na companhia maravilhosa do Senhor Jesus. Devemos desejar sempre estar na companhia e proteção do Senhor Jesus porque não há melhor lugar para se estar. Aos pés de Jesus desfrutamos da Sua companhia.
Aquele homem agora livre e curado, vestido e em perfeito juízo, desfrutando da companhia do Senhor Jesus, foi visto pelos mesmos que o prendiam e agora testemunham como ele foi salvo. “E os que tinham visto contaram-lhes também como fora salvo aquele endemoninhado”. (Lucas 8:36). Aos pés de Jesus damos testemunho da salvação.
Agora livre do pecado e salvo aquele homem deseja ir com Jesus, mas Ele lhe diz: “Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito”. (Lucas 8:39). Aquele homem não tinha casa e vivia oprimido nos lugares desertos. Agora volta para casa e testemunha apregoando os feitos de Jesus. Aos pés de Jesus recebemos bênçãos de Deus.
Jesus voltou de Gadara e foi recebido por uma multidão. Mas em Jairo encontramos a melhor posição diante de Jesus.
Qual é a melhor posição diante de Jesus?
3. Aos pés de Jesus, que as nossas súplicas são respondidas – Lucas 8:41-55.
“E eis que chegou um homem de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa”. Lucas 8:41
Agora observamos um homem importante, um príncipe da sinagoga, com sua única filha de quase doze anos, doente, prestes à morte. Um homem de posição importante, com bens materiais, dinheiro, podia muito bem ter confiado nas coisas que possuía para comprar a saúde de sua filha. Mas essas coisas são vãs. Ele, humildemente roga por sua filha a Jesus, homem pobre, nascido numa manjedoura, sem nenhuma riqueza. Aquele homem podia procurar qualquer pessoa, curandeiro, etc, mas ele rogou àquele que o podia ajudar, rogou ao Senhor Jesus que é o Filho de Deus, o próprio Deus. Aos pés de Jesus devemos rogar.
Aquele homem não podia curar a filha, mas fez melhor, rogou àquele que podia. Jesus ouviu o rogo daquele homem e disse: “Não temas; crê somente, e será salva”. (Lucas 8:50). Aos pés de Jesus ouvimos a Sua voz.
O Senhor Jesus alçou a sua voz em respostas e foi além porque aquele homem encontrou consolo. Todos já davam a menina como morta e desprezavam a presença daquele que venceu a morte, o Senhor Jesus. Portanto, Jesus não somente ouve, mas também consola. Jesus disse: “Não choreis; não está morta, mas dorme”. (Lucas 8:52). As pessoas riam e zombavam. Mas aquele que realmente crê tem o coração consolado quando ouve “Não temas; crê somente, e será salva”... “Não choreis; não está morta, mas dorme”. Ainda que as circunstâncias estejam desfavoráveis e as pessoas zombem é melhor estar aos pés de Jesus. Aos pés de Jesus encontramos consolo.
Pode demorar o tempo que for, pois o Senhor sabe o melhor para nós, mas ele responde as nossas súplicas segundo a Sua vontade. Ninguém podia ajudar aquele homem e sua filha porque somente Jesus salva. Então o Senhor “pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina. E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer”. (Lucas 8:54-55). Aos pés de Jesus obtemos respostas.
Conclusão
Não existe melhor lugar e posição para estarmos do que aos pés de Jesus. Somente aos pés de Jesus estamos na inteira dependência de Deus. Maravilhamos-nos com seus feitos e glorificamos a Deus, que salva, que consola, responde aos seus filhos.
Pr. Renato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário