sábado, 9 de abril de 2011

A indigestão do Instantâneo


A Indigestão do instantâneo.
“Das profundezas a ti clamo, ó Senhor. Senhor, escuta a minha voz; sejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas. Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido. Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã. Espere Israel no Senhor, porque no Senhor há misericórdia, e nele há abundante redenção. E ele remirá a Israel de todas as suas iniquidades.” Salmos 130:1-8.
Vivemos um período em que tudo acontece muito rápido. Esperar não é o forte das pessoas. Estamos vivenciando a geração do instantâneo. Somos bombardeados pelo “fast food” (comida rápida em inglês), obtenção de respostas rápidas, locomoção rápida, etc.
Comida instantânea pode ser comprada no supermercado para micro-ondas ou estabelecimentos de lanche rápido conhecido como “fast food”. Estabelecimentos de lanche rápido que ainda oferecem serviços como “drive-thru”, que é um tipo de serviço prestado por uma empresa que permite aos clientes comprar produtos sem sair de seus carros.
Respostas instantâneas são obtidas através da internet, sites de relacionamentos, email, msn, sites de busca e outros. A internet tem propiciado resposta instantânea para todo tipo de assunto.
A locomoção instantânea tem ocorrido através de carros cada vez mais velozes, metrô, trem bala. Vivenciamos ainda a acessibilidade da ponte aérea com preços mais acessível à sociedade. Os empresários se locomovem em seus jatinhos particulares ou helicópteros.
Eu não tenho nada contra o instantâneo e inclusive me beneficio das ferramentas disponibilizadas para tornar o cotidiano mais rápido e prático. O problema está quando o instantâneo invade áreas da vida na qual não deveria.
No contexto em que vivemos esperar se tornou uma tarefa difícil para uma sociedade que aprendeu ter tudo muito rápido. Por isso temos produzido em nossa sociedade crianças birrentas, adultos impaciente, depressivos e raivosos.
Todas as coisas tem seguido o modismo do instantâneo. Tudo se tornou precoce. Na vida toda ação gera um resultado que traz uma consequência. Veja o exemplo da precocidade sexual.
 O modismo do instantâneo tem afetado a vida das pessoas na área espiritual.

As pessoas ignoram a Deus e buscam apenas a satisfação pessoal. Deus se torna para essas pessoas o mecanismo de atingir os objetivos desta vida. Deus não se deixa escarnecer e nem barganha com o homem. “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” – Gálatas 6:7.
O que aprendemos com o salmista?
1. Devemos esperar no Senhor com PACIÊNCIA – Salmos 130:5-6.
“Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã”. Salmos 130:5-6.
O salmista está em grande aperto e clama ao Senhor. Quando tudo parece perdido devemos clamar ao Senhor, o único que pode ouvir o nosso clamor. Devemos esperar em Deus.
Esperar não é algo fácil de fazer. Não somos pacientes. Conforme o dicionário paciência é a qualidade de paciente, perseverança tranquila. Paciente é aquele que espera serenamente um resultado, tranquila, persevera. Quando as pessoas estão em um hospital devem esperar pacientemente o atendimento, os exames, os médicos, o resultado, a cura. É no hospital que a pessoa é chamada de paciente.
Geralmente a falta de paciência nos leva a preocupação e tentamos fazer a coisa funcionar à nossa maneira. O grande perigo é que essa atitude não nos permite parar, ouvir e saber a vontade de Deus. Estaremos ocupados demais para ouvir. “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra” – Salmos 46:10. A falta da paciência não nos permite enxergar a grandeza de nosso Deus.
Devemos reservar tempo para buscar Deus e esperar por sua resposta. Teremos melhores e incomparáveis resultados. “Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão” – Isaías 40:31.
O que aprendemos com o salmista?
2. Devemos esperar no Senhor com ORAÇÃO – Salmos 130:1-2.
“Das profundezas a ti clamo, ó SENHOR. Senhor, escuta a minha voz; sejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas”. Salmos 130:1-2.
O salmista desesperado pede a Deus que o ouça. Para obter resposta de Deus o primeiro passo é orar.
A falta de oração é pecado. “E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito. Tão-somente temei ao SENHOR, e servi-o fielmente com todo o vosso coração; porque vede quão grandiosas coisas vos fez” – 1º Samuel 12:23-24.
Diante das dificuldades o lugar que devemos ir é até a presença de Deus em oração. O salmista anela ansioso pela presença de Deus. “A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã” – Salmos 130:6.
O salmista não somente esperava a resposta, mas também queria sentir a presença de Deus. “DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” – Salmo 46:1.
O que aprendemos com o salmista?
3. Devemos esperar no Senhor com PROPÓSITO – Salmos 130:7-8.
“Espere Israel no SENHOR, porque no SENHOR há misericórdia, e nele há abundante redenção. E ele remirá a Israel de todas as suas iniquidades”. Salmos 130:7-8.
Devemos esperar no Senhor com o propósito de fazer Deus o centro de nossa vida. O salmista decidiu ouvir tão somente a voz de Deus.
É bem verdade que diante de dificuldades aparecem muitos palpiteiros de plantão. Há pessoas que nos aconselham segundo os conceitos deste mundo, diz que se o coração manda fazer então faça. A Bíblia declara que “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” – Jeremias 17:9. A Bíblia diz que “Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança” – Provérbios 11:14.
A Bíblia fala de sábios conselhos e nada melhor do que buscar no livro onde há sabedoria divina, as Sagradas Escrituras. Todo conselho que provém das Escrituras é digno de crédito. Não despreze os conselhos de Deus. “Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações” – Jeremias 17:10.
O salmista desprezou qualquer outro conselho ou qualquer outro plano. Somente o plano, o conselho de Deus é o melhor e aprovado. “Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado. Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus. Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio (Selá)” – Salmos 62:5-8.
Conclusão
Quando focamos em nós, no “eu” os resultados são desastrosos. O “eu” leva a pensar em si mesmo, passa por cima dos outros e altera a verdade em mentira. Espera no Senhor com Paciência, com Oração e com o Propósito de fazê-lo o centro de sua vida e terá os melhores e incomparáveis resultados.
Pr. Renato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário