domingo, 22 de maio de 2011

O Modelo Bíblico de Família

O Modelo Bíblico de Família.
"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”. Gênesis 1:27-28.
A sociedade possui padrões instituídos. As instituições da sociedade são: o Governo, a Economia, a Educação, a Religião e a Família.
Conforme o andamento destas instituições os países são enquadrados em níveis, sendo considerado país desenvolvido ou em desenvolvimento ou, ainda, subdesenvolvido e declarado país de terceiro mundo.
Uma má gestão governamental possui uma má administração econômica, uma péssima educação, uma pluralidade religiosa e péssimas condições familiares. Mas, um bom governo desenvolve bem todas as outras instituições no seu modo geral.
A instituição familiar foi planejada por Deus e é apresentada antes da queda do homem. Deus não despreza as outras instituições, tanto que a família incorpora as outras quatro instituições. A principal instituição é a família. Nela Ele traz o Seu plano para o homem.
Quais são os papéis das outras instituições dentro da família?
1. Governo – Os Pais dentro da família tem o papel de Autoridade Bíblica.
"Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus." Romanos 13:1.
A Bíblia declara que toda potestade ou autoridade foram ordenadas, instituídas por Deus. Dentro deste conceito a família possui o homem como autoridade e ministro do lar. A Bíblia declara que o ministro deve governar “bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?)” – 1ª Timóteo 3:4-5. Esta declaração bíblica dirigida aos pastores também é aplicada aos cristãos como ministros de seu lar.
Portanto, dentro da família encontramos a instituição do governo. O Marido deve governar bem o seu lar em sujeição a Deus, amando a esposa como a seu próprio corpo. “Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo” – Efésios 5:28. Ambos, os pais, devem governar os filhos exortando, ensinando e disciplinando. “Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem” – Provérbios 3:12.
Quais são os papéis das outras instituições dentro da família?
2. Economia – Os Pais dentro da família tem o papel de desempenhar e ensinar a Mordomia Cristã.
"Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus." 1ª Pedro 4:10.
Os Pais como autoridade bíblica no lar devem ser bons despenseiros de Deus. Mordomia é o manejo responsável dos recursos de Deus que foram confiados a uma pessoa ou a um grupo.
Mordomo é a pessoa encarregada da administração de uma casa, administrador. Despenseiro é a pessoa encarregada da Despensa, (Cômodo em que se guardam mantimentos).
O cristão como administrador dos seus dons é responsável por cuidar das coisas de Deus. Mordomia é o ofício de administrar os bens de uma casa ou de um estabelecimento que pertence a outro.
A Bíblia declara que tudo pertence a Deus e se tudo pertence a Ele somos administradores ou mordomos dEle. “Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto”. – Salmo 100:3. “Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou” – Salmos 115:3.
Portanto, os Pais como autoridades instituídas por Deus devem ser bons economistas, pois prestarão contas ao Senhor Deus.
Quais são os papéis das outras instituições dentro da família?
3. Educação – Os Pais dentro da família tem o papel do Ensino Cristão.
"E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te." Deuteronômio 6:6-7.
Os Pais como autoridade bíblica na família devem ensinar a Palavra de Deus a seus filhos. Os Pais são responsáveis em educar os filhos, são os mestres de seus filhos.
A falta de tempo para se dedicar aos filhos tem afetado a educação cristã. Os pais estão passando a responsabilidade para a escola e para a igreja.
Há mães e pais que realmente precisam gastar boa parte do tempo trabalhando. Porém, se empenham para investir tempo de qualidade com seus filhos. Sabem onde os seus filhos estão, com quem andam, como vão na escola, o que lhes dá alegria, o que lhes entristece. Os pais que amam a seus filhos os disciplinam, dão limites e não transferem a responsabilidade.
Educar as crianças é gastar tempo, energia, paciência, renúncia (negação de si mesmo). Os frutos do labor são gratificantes. Educá-las produz caráter cristão, alegria, equilíbrio, saúde e felicidade.  As oportunidades de ensinar as verdades de Deus aos filhos na vida diária são inúmeras. Deus ordena aos pais que incluam a Sua Palavra diariamente em seus pensamentos, palavra e vida, desde a manhã até à noite. “E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” – Deuteronômio 6:7.
Tome real interesse pelas atividades de seus filhos. Lembre-se! O mundo procura ensinar às crianças uma visão da vida ignorando Deus e seus preceitos. 
Quais são os papéis das outras instituições dentro da família?
4. Religião – Os Pais dentro da família tem o papel de conduzir seus filhos através da Palavra de Deus a Reconciliação com Deus.
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." 2ª Coríntios 5:17-21.
Vivemos num mundo com uma pluralidade de religião. É fato que nenhuma religião pode salvar o homem do pecado.
Qual é a religião verdadeira? Esta é uma das perguntas mais frequentes na história da humanidade. Eu gostaria de mencionar algo que na Bíblia está muito claro. Ao invés de perguntarmos “qual?” deveríamos perguntar “quem?”.
Quem é a verdadeira religião? A palavra religião quer dizer religar, religar-nos a Deus.  E não existe uma coisa que nos ligue a Deus, existe uma, e somente uma Pessoa que nos religa a Deus, Jesus Cristo.
Os Pais são governantes de seu lar, administradores dos bens de Deus, com a responsabilidade da educação cristã e devem conduzir seus filhos a reconciliação com Deus através de Jesus Cristo. Para tanto, os Pais devem ser reconciliados com Deus através de Jesus Cristo e depois embaixadores de Cristo levando a Palavra da reconciliação primeiramente a seus filhos e depois a todos os que estão a sua volta.
Conclusão
A família é a instituição planejada por Deus com o propósito de glorificar e cumprir os mandamentos dEle no governo de seu lar, administração dos bens, na educação cristã e propagadora da reconciliação com Deus por meio da fé em Jesus Cristo.
Pr. Renato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário