terça-feira, 9 de agosto de 2011

Jesus, Fonte de Água viva


Jesus, Fonte de Água viva – João 4:1-42.
Embora frequentemente não se pense na água como um nutriente, a nossa sobrevivência depende mais desse líquido do que qualquer outro substrato energético que possamos ingerir. Bastam cinco dias sem a mesma para o organismo humano se extinguir. A ingestão de água está ligada a dissolver a maioria das substâncias que ingerimos ou produzimos (eliminar toxinas), transportar substancias orgânicas (principalmente  o oxigênio), regular a temperatura corporal, lubrificar as articulações, aumentar a saciedade precoce reduzindo o apetite (coadjuvante em dietas de emagrecimento, uma vez que não possui caloria nem gordura). Todo funcionamento do seu organismo depende da água: as reações químicas, a respiração, a circulação, o funcionamento dos rins, a desintoxicação, a digestão, os sistemas de defesa, a pele, enfim, tudo que é necessário para manter a vida. 
Mesmo com toda a importância da água, o ser humano tem esgotado os recursos pelo seu egoísmo. O rio Tietê começa em uma nascente limpa, percorre até chegar próximo de São Paulo que deposita o lixo nas águas do rio. O Aqüífero Guarani é fonte de água de boa qualidade em nossa região (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). As áreas de recarga são onde a água da chuva se infiltra para chegar ao subterrâneo. As fontes de água potável tem sido alvo de preocupação por causa da exploração de empresas no engarrafamento de água mineral, as ameaças pelo uso de agrotóxicos na agricultura, a presença de lixões, a extração de minérios e a desordenada perfuração de poços artesianos para consumo e irrigação.
Não diferente dos tempos atuais, a água foi importante nos tempos bíblicos. O povo de Deus sempre esteve próximo de poços, ribeiros e rios.  Geograficamente verificamos que quando Abraão saiu de Ur dos Caldeus ele seguiu nas proximidades onde podia recolher água.  Fez o percurso pela Mesopotâmia (Meso - entre, Potamos - rio, entre dois rios), que fica entre o rio Tigre e o Eufrates. Acompanhava os rios e recolhia água para sobreviver, evitando assim atravessar o Deserto.
É neste quadro importante da necessidade da água para a existência da vida, que Jesus nos diz que ele é Fonte de Água Viva. No Antigo Testamento muitos textos comparam a sede de Deus com a sede de água. Salmo 42:1 diz: “Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira minha alma por ti, ó Deus”. Jeremias 2:13 diz: “Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas”.
Por quais aspectos entendemos que Jesus é a fonte de água viva?
1. O aspecto da Sede – João 4:4-9.
“E era-lhe necessário passar por Samaria. Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)” – João 4:4-9.
Nunca se deve esperar a sede ou vontade de beber de fato, pois, é possível
que o organismo desidrate antes disso. Daí dizer que é um erro beber água apenas quando se tem sede. Fatores como boca seca, mal estar, diminuição da produção salivar e respiração vigorosa pela boca são sinais de que o corpo evidencia que a reposição deve ser imediata.
Igualmente, não devemos esperar a sede para nos nutrir de Deus. Mas infelizmente as pessoas esperam a sede evidenciar e na maioria das vezes esperam pela sede de solução de problemas, de dificuldades para buscarem saciar a sua sede de Deus nas fontes erradas. Buscam na religiosidade, nas boas obras e deuses mudos. O povo de Israel muitas vezes buscou saciar a sede de Deus nas fontes erradas.  O povo de Israel foi liberto da escravidão dos egípcios pela mão de Deus, atravessaram o mar a seco. Deus os alimentou com o maná no deserto, ofereceu um padrão de vida para o próprio bem do povo com leis e mandamentos, mas quando Moisés sobe ao monte para falar com Deus, o povo cansa de esperar e pede um deus a Arão. Arão faz um bezerro de ouro (Êxodo 32:1).
Jesus no aspecto físico sentiu sede e na sua limitação humana, percorrendo o caminho da Judéia para a Galiléia, sente o cansaço do caminho e assenta-se sendo o horário (“hora sexta”) de meio dia e pede água a uma mulher samaritana.
Mas o fato é que para Jesus a sede espiritual das pessoas é mais importante, ele se preocupa com a nossa sede espiritual. João 4:4 diz: “E era-lhe necessário passar por Samaria”.  Dois caminhos havia de Jerusalém a Galiléia – a que circundava o vale do rio Jordão e que os Judeus ortodoxos sempre trilhavam para não entrar em contato com os samaritanos (João 4:9) e tinha o caminho que ia mais direto para Galiléia, através de Samaria. Havendo dois caminhos ou não, Jesus na Sua onisciência, sabia a necessidade da sede espiritual daquela mulher. Não diferente de hoje, Jesus enxerga a sede espiritual das pessoas.
Por quais aspectos entendemos que Jesus é a fonte de água viva?
2. O aspecto da Satisfação – João 4:10-15.
“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?   Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;   Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: SENHOR, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la” – João 4:10-15.
Quando bebemos água, há uma satisfação imediata no nosso organismo. O nosso organismo é nutrido. A boca já não está seca e há até uma sensação de alívio.
A mulher samaritana ia ao poço para tirar água para satisfação de sua sede física, assim como os antepassados faziam.
Jesus Cristo queria satisfazer espiritualmente aquela mulher samaritana. A mulher erroneamente creu que se recebesse da água que Jesus lhe ofereceu não teria que retornar ao poço todos os dias (João 4:10-15).
Jesus expõe a vida dela e ela percebe que Jesus sabe tudo a respeito de sua vida. Assim é Jesus, a Sua presença expõe o pecado para que possamos nos arrepender e pedir perdão ao único que nos pode perdoar e dar uma vida nova (João 4:16-19).
Ela creu em Jesus como “Messias”, o “Cristo”, o salvador do mundo, doador da vida (João 4:25,26,28 e 29).
A satisfação espiritual de Jesus é fazer a vontade do Pai (João 4:34). Jesus satisfaz a si mesmo satisfazendo a vontade do Pai – “que quer todos os homens sejam salvos e venham ao conhecimento da verdade”. 1ªTm 2:4.
Assim como Jesus enxergou e satisfez à sede espiritual daquela mulher, ele enxerga e quer satisfazer a sua sede espiritual.
Por quais aspectos entendemos que Jesus é a fonte de água viva?
3. O aspecto da Substância (essência) – João 4:39-42.
“E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito. Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias. E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra. E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo” – João 4:39-42.
A água é um composto de duas partes de Hidrogênio e uma de Oxigênio, sem cheiro, sem gosto, sem cor. Sempre que sentimos sede, verificamos a fonte da água e seus aspectos. Se tiver dentro dos aspectos da pureza da água, nós nos satisfazemos, caso contrário a rejeitamos. 
Jesus é a substância, a essência pura do amor de Deus. João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Jesus é o amor de Deus. Voluntariamente aceitou nossa punição carregando sobre si os nossos pecados, pagou o preço por nossos pecados morrendo na cruz do calvário e ressuscitou dos mortos oferecendo uma nova vida.
Jesus é o Amor de Deus, a Reconciliação com Deus, a Nossa Salvação, uma Vida Nova.
Veio a este mundo e morreu naquela cruz do calvário, não para saciar os nossos lábios, mas para saciar os nossos corações que estavam cheios de água morta e agora com a fonte de água, vivificados por Jesus.
 A mulher samaritana não só encheu o coração de água vivificada, mas também levou da água vivificada a outros (Versículos 39-42).

CONCLUSÃO:
Você tem dado importância a Jesus Cristo, água viva, tanto quanto dá importância a água no aspecto físico como manutenção da vida?.
Como está a tua Sede espiritual? Você tem experimentado da água viva, Jesus Cristo?
Como está a sua Satisfação espiritual de água viva? Você tem reconhecido que Jesus é a Satisfação de água viva da sua vida?
Você tem levado outros a Jesus Cristo, água viva, cumprindo o mandado do Senhor, o “IDE”, saciando outros com a mesma água viva abundante no seu coração, Jesus Cristo, o Salvador?
Pr. Renato 

2 comentários: