quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Os Resultados da Fé Bíblica

Os Resultados da Fé Bíblica
“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” – Romanos 5:1-2
As pessoas depositam a sua fé em muitos lugares. Algumas herdam nomes importantes confiando na influência e importância social que seus nomes trazem. Outros depositam a fé nas riquezas que acumulam durante a vida curta e passageira. Confiam naquilo que podem comprar e satisfazer materialmente. Há aqueles, muito religiosos, que confiam na intercessão, oração e palavras da autoridade espiritual a qual segue.
Todas essas coisas, herança de um bom nome, riqueza e autoridades espirituais não pode lhe garantir a salvação. Essas coisas não satisfazem e nem responde o maior questionamento humano que é: Se eu morrer hoje, irei para o céu?
Para saciar essa questão é necessário aplicar a fé bíblica que diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – João 3:16. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” – Efésios 2:8-9. “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”Atos 4:12. “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” – 1ª Timóteo 2:5.
Quais os resultados da fé bíblica?
1. Pela fé somos justificados – “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” – Romanos 5:1.
Todos nós somos culpados e estamos debaixo da ira de Deus, somos igualmente culpados. Haverá aqueles que dirão ter ignorância de Deus e até mesmo da lei de Deus. Para esses a Bíblia declara que: "Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos" – Salmos 19:1. Disse Jesus: “E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redarguidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio” – João 8:7-9.
Existem aqueles que dizem guardar a lei, mas a invalidam pelos costumes e tradições. "Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas" – Marcos 7:13.
Os cristãos nominais que são os que praticam o batismo e a profissão de fé somente de forma exterior e não de coração, Jesus diz: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” – Mateus 7:21-23.
O homem é incapaz de se auto justificar perante Deus pelos seus próprios méritos. A justificação só pode ocorrer pela fé no Senhor Jesus Cristo, o único que pode satisfazer a ira de Deus, o que fez propiciação por nós, único sacrifício aceitável por Deus. Foi Jesus que tomou o nosso lugar na cruz do calvário pagando o preço com seu precioso sangue derramado. “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” – 1ª Coríntios 6:20.
Quais os resultados da fé bíblica?
2. Pela fé entramos na graça – “Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” – Romanos 5:2.
Somos todos culpados e merecedores da condenação eterna, mas todo aquele que crê em Jesus Cristo é justificado pelo seu sangue que pagou a condenação do homem que nEle crê. Nós somos incapazes de se auto justificar. Portanto, Jesus nos justificou com seu precioso sangue derramado na cruz do calvário. A rebeldia habita o coração humano e somos incapazes de ter a iniciativa de buscar a Deus, entretanto, Deus nos procurou e buscou, cumpriu o plano de salvação enviando seu filho Jesus por nós.
A obra de Jesus é graça, é um presente que não merecemos. Esse presente só pode ser recebido por aquele que crê na obra de Jesus Cristo. Só é possível quando pela fé entramos na graça reconhecendo ser pecador e crendo que Jesus Cristo morreu por nós, confessando e crendo de todo coração e mente.
“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido” – Romanos 10:9-11.
Quais os resultados da fé bíblica?
3. Pela fé temos paz com Deus – “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” – Romanos 5:1.
Nós somos culpados, rebeldes e pecadores. Sabemos que o pecado ofende a Deus e não gostamos de prestar contas, por isso fugimos da presença de Deus.
Vale lembrar que Deus requer o preço do pecado, ou seja, o pagamento da ofensa feita a Ele. “Porque todos pecaram e destituídos (separados) estão da glória de Deus” – Romanos 3:23. “Porque o salário (pagamento) do pecado é a morte” – Romanos 6:23a.
A morte a que se refere o texto bíblico não é somente a morte física, mas, a separação eterna de Deus. Esse local de separação é o inferno. Mas quando depositamos a fé em Jesus Cristo somos justificados, entramos na graça e temos paz com Deus.  Jesus pagou o preço do pecado, entretanto, individualmente precisamos depositar fé nEle.
Ao depositar a fé em Jesus Cristo voltamos a ter comunhão com Deus, a ira de Deus foi satisfeita na obra do Senhor Jesus Cristo – temos paz com Deus. Aquele que rejeita a Jesus Cristo permanece com a ira sobre si.
“Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus... Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” – João 3:18,36.
Conclusão
Se eu morrer hoje, irei para o céu? Aquele que crê em Jesus Cristo é justificado, entra na graça do Senhor Jesus e tem paz com Deus.
Ao que crê em Jesus Cristo tem a habitação no céu garantida. Jesus disse: "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." João 14:2-3.
Pr. Renato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário