sábado, 28 de maio de 2011

Vou, e venho para vós - João 14:28

“Vou, e venho para vós” – João 14:28.
Ouviste que eu vos disse”... João 14:28, soam como palavras de conforto do mestre aos seus discípulos. Jesus não só disse aos discípulos que se afastaria deles em pouco tempo, mas que ele retornaria brevemente para eles.
“Vou, e venho para vós”... Essas palavras soam como se Jesus estivesse dizendo: Sim, estejais contentes porque Eu irei receber o reino e o poder e a glória para sempre. Exultai meus amigos com a minha elevação aos céus! Embora por um pouco de tempo possam estar tristes com a dolorosa separação, Eu estou indo para que lhes possa enviar o Espírito Santo, que deve preenchê-los com a plenitude de Deus, deveis ter regozijo e não choro. Eu vou embora ao Pai por minha morte. E voltarei a vós por minha ressureição. Nós como discípulos de Jesus recebemos a promessa: “Vou, e venho para vós” – João 14:28.
1. Getsêmani – Lucas 22:39-45.
Jesus se reuniu com os discípulos para a ceia da Páscoa e depois levou os discípulos para o monte das Oliveiras, no jardim do Getsemani. Ali no jardim disse Jesus: “Assentai-vos aqui, enquanto vou além a orar” – Mateus 26:36.
Jesus orou no jardim em agonia e sangue. O nome “Getsemani” significa prensa de azeite. As azeitonas precisavam ser esmagadas para tirar o melhor óleo delas. Jesus foi esmagado como as azeitonas. Ele entrou em sofrimento inimaginável a mente humana. "Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar" - Isaías 53:10a.
            Certamente no Getsemani nosso Senhor começou a ser ferido por nosso pecado. Foi apenas o início de sua tristeza, seu suor de sangue, sua agonia e aflição. A sua alma estava cercada pelos nossos pecados.
Seu sofrimento começou no Getsemani onde recebeu o nosso pecado, e os levou até a cruz, como está escrito: “Mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos” – Isaías 53:6b. Jesus nos confortou com a promessa: “Vou, e venho para vós” – João 14:28. 
2. Traição de Judas – Lucas 21:37-22:-6.
“E de dia ensinava no templo, e à noite, saindo, ficava no monte chamado das Oliveiras. E todo o povo ia ter com ele ao templo, de manhã cedo, para o ouvir.” – Lucas 21:37. Judas sabia que encontrariam Jesus no jardim do Getsemani, porque era o hábito de Jesus naquela semana. Aos onze, a traição de Judas foi um choque.
            Jesus durante o seu ministério teve muitos que o odiavam por inveja. “E os principais dos sacerdotes, e os escribas, andavam procurando como o matariam; porque temiam o povo” – Lucas 22:2.
A Bíblia relata que um dos seguidores de Jesus o trai. Lucas 22:3 declara que Satanás entrou em Judas e isso não se refere a uma possessão demoníaca irresistível, mas a um deliberado cortejo de pensamentos pecaminosos que tornam Judas vulnerável a ser manipulado por Satanás, mas plenamente responsável por suas ações. O Evangelho de João afirma: “Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse: Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres? Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava” – João 12:4-6.
A traição de Judas foi uma negociação muito simples. Judas sabia que à noite Jesus estaria no Monte das Oliveiras. Judas motivado pela sua concupiscência vendeu Jesus por trinta moedas de prata.  Judas traiu Jesus primeiramente em seu coração buscando o seu próprio interesse e lhe entregou de fato no jardim do Getsemani. Que possamos escolher Jesus ao próprio interesse. Jesus se preocupa conosco e prometeu: “Vou, e venho para vós” – João 14:28.

3. Negação de Pedro – Mateus 26:69-75.
No frio da madrugada, o impetuoso Pedro aquentando-se pelo fogo no pátio do palácio do sumo sacerdote, negou veementemente conhecer o Senhor Jesus. No início da noite o otimista Pedro disse: "Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei" - Mateus 26:35. Algumas horas mais tarde encontramos o mesmo apóstolo esvaindo-se de sua fé e negando a Jesus.
            Como pescador, vimos muitas combinações de coragem em Pedro. Corajosamente puxou a espada contra aqueles que queriam prender o mestre no Getsemani. Mas diante dos criados do palácio, que não ofereciam nenhuma resistência, negou Pedro o seu mestre.  Ele travou uma nova batalha, as incertezas de um julgamento perante o Conselho levou Pedro a traçar o seu próprio caminho e começou a duvidar e ficar com medo de seus inimigos. A sua fé se foi e ficou na escravidão do medo. O resultado de uma fé morta é o medo.
            A única esperança para Pedro que tinha perdido a sua fé era apoiar-se no amor perdoador de seu Mestre. No olhar terno do Mestre ele encontrou o perdão. Em Provérbios 3:5 encontramos a declaração: “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento”.  Confie na promessa de Jesus: “Vou, e venho para vós” – João 14:28.
4. Escarnecimento – Marcos 15:16-20.
Era uma prática romana bater nos seus prisioneiros. Jesus foi muito mais que espancado. Ele foi torturado, açoitado, zombado.
            Os soldados romanos zombaram de Jesus, deram-lhe um manto e uma coroa de espinho. Nosso Senhor Jesus Cristo foi exposto durante horas de repleta dor. A zombaria dos homens não afastou Jesus de sua missão, nem impediu que fosse vitorioso.
É imprescindível que nós que o servimos hoje não permitamos que a zombaria da nossa fé nos impeça de servir ao Senhor e assim nos tire a vitória. "Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor" – 1ªCoríntios 15:57-58. Portanto, firmes e constantes creia na promessa: “Vou, e venho para vós” – João 14:28.
5. Crucificação (calvário) – João 19:28-30.
A crucificação era um antigo método de execução. Era um método horrível, doloroso e vergonhoso de aplicação de pena.
A palavra crucificação vem do latim significando fixo na cruz. Jesus experimentou o abandono dos homens, a zombaria, a tortura por açoites, varas e tapas. Enquanto Ele estava na cruz, trevas cobriam a terra.
“Está consumado”. Estas benditas palavras significam que Jesus satisfez totalmente o requerimento da santidade de Deus. Os tipos sacrificiais foram consumados, as profecias de Seus sofrimentos foram cumpridas, a obra dada a Ele pelo Pai foi perfeitamente realizada, um fundamento certo foi posto, no qual um Deus justo pode perdoar o mais vil transgressor de sua lei. Cristo já realizou tudo o que era necessário para que o Espírito Santo viesse e operasse nos corações do Seu povo, convencendo-lhes de sua rebelião, destruindo sua inimizade contra Deus e produzindo neles um coração amoroso e obediente. "Creia na obra vicária de Jesus. Creia na promessa: “Vou, e venho para vós” – João 14:28.
6. Ressurreição e volta – Lucas 24:1-9.
“Ele não está aqui, mas ressuscitou" (Lucas 24:6). Jesus ressuscitou! Ressuscitou! A ressurreição de Jesus é o cumprimento das profecias. O profeta Isaías profetizou a respeito das coisas que Cristo sofreria e porque ele as sofreria quase 750 anos antes que ocorrerem. As profecias em relação à ressurreição foram cumpridas.  
Jesus morreu e foi colocado no túmulo e no terceiro dia voltou, conquistando a morte. Ele demonstrou que nenhuma força na terra ou no céu poderia impedi-lo de conquistar a morte. “Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte” – 1ª Coríntios 15:26.
Quando a ressurreição estava completa, aprendemos que Cristo se tornou perfeito e se tornou autor da vida eterna. “Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem” – Hebreus 5:8-9.  “Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem” – 1ª Coríntios 15:21. “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos” – Romanos 5:19.
Conclusão
Sejamos firmes e constantes, abundantes na graça do Senhor Jesus Cristo. Ele nos dá esperança da ressurreição quando nos prometeu: “Vou, e venho para vós” – João 14:28.

domingo, 22 de maio de 2011

O Modelo Bíblico de Família

O Modelo Bíblico de Família.
"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”. Gênesis 1:27-28.
A sociedade possui padrões instituídos. As instituições da sociedade são: o Governo, a Economia, a Educação, a Religião e a Família.
Conforme o andamento destas instituições os países são enquadrados em níveis, sendo considerado país desenvolvido ou em desenvolvimento ou, ainda, subdesenvolvido e declarado país de terceiro mundo.
Uma má gestão governamental possui uma má administração econômica, uma péssima educação, uma pluralidade religiosa e péssimas condições familiares. Mas, um bom governo desenvolve bem todas as outras instituições no seu modo geral.
A instituição familiar foi planejada por Deus e é apresentada antes da queda do homem. Deus não despreza as outras instituições, tanto que a família incorpora as outras quatro instituições. A principal instituição é a família. Nela Ele traz o Seu plano para o homem.
Quais são os papéis das outras instituições dentro da família?
1. Governo – Os Pais dentro da família tem o papel de Autoridade Bíblica.
"Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus." Romanos 13:1.
A Bíblia declara que toda potestade ou autoridade foram ordenadas, instituídas por Deus. Dentro deste conceito a família possui o homem como autoridade e ministro do lar. A Bíblia declara que o ministro deve governar “bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?)” – 1ª Timóteo 3:4-5. Esta declaração bíblica dirigida aos pastores também é aplicada aos cristãos como ministros de seu lar.
Portanto, dentro da família encontramos a instituição do governo. O Marido deve governar bem o seu lar em sujeição a Deus, amando a esposa como a seu próprio corpo. “Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo” – Efésios 5:28. Ambos, os pais, devem governar os filhos exortando, ensinando e disciplinando. “Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem” – Provérbios 3:12.
Quais são os papéis das outras instituições dentro da família?
2. Economia – Os Pais dentro da família tem o papel de desempenhar e ensinar a Mordomia Cristã.
"Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus." 1ª Pedro 4:10.
Os Pais como autoridade bíblica no lar devem ser bons despenseiros de Deus. Mordomia é o manejo responsável dos recursos de Deus que foram confiados a uma pessoa ou a um grupo.
Mordomo é a pessoa encarregada da administração de uma casa, administrador. Despenseiro é a pessoa encarregada da Despensa, (Cômodo em que se guardam mantimentos).
O cristão como administrador dos seus dons é responsável por cuidar das coisas de Deus. Mordomia é o ofício de administrar os bens de uma casa ou de um estabelecimento que pertence a outro.
A Bíblia declara que tudo pertence a Deus e se tudo pertence a Ele somos administradores ou mordomos dEle. “Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto”. – Salmo 100:3. “Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou” – Salmos 115:3.
Portanto, os Pais como autoridades instituídas por Deus devem ser bons economistas, pois prestarão contas ao Senhor Deus.
Quais são os papéis das outras instituições dentro da família?
3. Educação – Os Pais dentro da família tem o papel do Ensino Cristão.
"E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te." Deuteronômio 6:6-7.
Os Pais como autoridade bíblica na família devem ensinar a Palavra de Deus a seus filhos. Os Pais são responsáveis em educar os filhos, são os mestres de seus filhos.
A falta de tempo para se dedicar aos filhos tem afetado a educação cristã. Os pais estão passando a responsabilidade para a escola e para a igreja.
Há mães e pais que realmente precisam gastar boa parte do tempo trabalhando. Porém, se empenham para investir tempo de qualidade com seus filhos. Sabem onde os seus filhos estão, com quem andam, como vão na escola, o que lhes dá alegria, o que lhes entristece. Os pais que amam a seus filhos os disciplinam, dão limites e não transferem a responsabilidade.
Educar as crianças é gastar tempo, energia, paciência, renúncia (negação de si mesmo). Os frutos do labor são gratificantes. Educá-las produz caráter cristão, alegria, equilíbrio, saúde e felicidade.  As oportunidades de ensinar as verdades de Deus aos filhos na vida diária são inúmeras. Deus ordena aos pais que incluam a Sua Palavra diariamente em seus pensamentos, palavra e vida, desde a manhã até à noite. “E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” – Deuteronômio 6:7.
Tome real interesse pelas atividades de seus filhos. Lembre-se! O mundo procura ensinar às crianças uma visão da vida ignorando Deus e seus preceitos. 
Quais são os papéis das outras instituições dentro da família?
4. Religião – Os Pais dentro da família tem o papel de conduzir seus filhos através da Palavra de Deus a Reconciliação com Deus.
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." 2ª Coríntios 5:17-21.
Vivemos num mundo com uma pluralidade de religião. É fato que nenhuma religião pode salvar o homem do pecado.
Qual é a religião verdadeira? Esta é uma das perguntas mais frequentes na história da humanidade. Eu gostaria de mencionar algo que na Bíblia está muito claro. Ao invés de perguntarmos “qual?” deveríamos perguntar “quem?”.
Quem é a verdadeira religião? A palavra religião quer dizer religar, religar-nos a Deus.  E não existe uma coisa que nos ligue a Deus, existe uma, e somente uma Pessoa que nos religa a Deus, Jesus Cristo.
Os Pais são governantes de seu lar, administradores dos bens de Deus, com a responsabilidade da educação cristã e devem conduzir seus filhos a reconciliação com Deus através de Jesus Cristo. Para tanto, os Pais devem ser reconciliados com Deus através de Jesus Cristo e depois embaixadores de Cristo levando a Palavra da reconciliação primeiramente a seus filhos e depois a todos os que estão a sua volta.
Conclusão
A família é a instituição planejada por Deus com o propósito de glorificar e cumprir os mandamentos dEle no governo de seu lar, administração dos bens, na educação cristã e propagadora da reconciliação com Deus por meio da fé em Jesus Cristo.
Pr. Renato 

domingo, 8 de maio de 2011

O Bom Testemunho de Mãe.

O bom testemunho de mãe.
"Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti." 2ª Timóteo 1:5.
OOLISH PERSONS HAVE MADE REMARKS upon the trifles of Scripture. Quando estudamos a Bíblia nos deparamos com grandes heróis da fé. Hebreus, capítulo onze relata a fé de muitos homens e mulheres valorosos a Deus. É bem verdade que nos bastidores de muitos desses homens e mulheres há uma mãe fervorosa e dedicada.
Mães com um encantamento singular, cheia de fé e entrega incondicional ao Deus criador. Destaco alguns heróis da fé e suas mães:
Isaque e sua mãe Sara – “Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar” – Hebreus 11:11-12. Sara, exemplo de fé, sendo impossível gerar um filho por causa da esterilidade e idade avançada, creu na promessa e Deus a tornou fértil. Sara significa princesa, a princesa da fé.
Samuel e sua mãe Ana – “Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha”... “E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR” – 1ºSamuel 1:10-11,20. Ana suplicou ao Senhor e lhe declarou a sua amargura de alma, suplicou a Deus. Ana significa graça, achou graça diante do Senhor.
Jesus e sua mãe Maria. Maria gerou em seu ventre o Filho de Deus, o Deus encarnado, para depois vê-lo ser sacrificado em prol da humanidade. Certamente Maria agonizou junto à cruz de seu filho.
Maria ao ouvir as boas novas dos pastores de Belém, o anuncio de Jesus, o Salvador, a Bíblia declara que ela “guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração” – Lucas 2:19. Resumimos Maria mãe de Jesus em uma palavra, obediência. Ao ouvir do anjo “o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus”. Maria responde: “Eis a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a sua palavra. E o anjo ausentou-se dela” – Lucas 1:35,38.
Essas mães da Bíblia são mulheres fervorosas, de fé, de comunhão e diálogo com Deus, dignas de serem imitadas.
O amor e o prisma bíblico deixaram marcas em seus filhos. As mães devem ter a consciência da grande responsabilidade, não só do leite materno e da formação física e acadêmica, mas também da formação bíblica, que contribuem para que seus filhos possam ser usados poderosamente por Deus.
Quero falar de Timóteo e sua mãe Eunice. Timóteo, filho de mãe judia e pai grego. Filho na fé e companheiro de Paulo. (Atos 16:1-5). What kind of cloak it was, certain learned commentators have spent whole pages in trying to discover; but as we know nothing at all about it ourselves, we will leave the question to them, believing that they know as much as we do, but no more.
1.QuaQQuais foram as influências de Eunice na vida cristã de Timóteo?
There are five or six lessons in it.1111. O Seu Testemunho.
"Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti." 2ª Timóteo 1:5.
Eunice aprendeu com sua mãe Lóide e passou ao seu filho Timóteo a firme esperança do Messias, o Salvador. He was a man of good standing in society, and doubtless, everybody looking at young Saul of Tarsus would have said, "He will make a great man; he has every chance in life; he has a liberal education, a zealous temperament, abundant gifts, and the general esteem of the Jewish rulers; he will rise to eminence." Eunice aprendeu, praticou e transmitiu pelo testemunho da sua fé. A Bíblia declara que a fé sincera de Timóteo habitou primeiro na sua avó Lóide e em sua mãe Eunice.
A educação cristã começa no lar. As mães são como espelhos para os filhos. O espelho é mudo, não fala, demonstra. Ele não grita aos ouvidos, apela aos olhos. O espelho deve ser limpo porque sujo embaça a visão. A sujeira no espelho é como o reflexo da lua numa poça de águas turvas, embaçado e opaco. O reflexo está lá, mas não há nitidez. Ele deve ser plano porque o côncavo ou convexo distorce a imagem. A vida plana ou irrepreensível ensina com eficácia.
Mães, pelo seu testemunho de fé seja um espelho que revela o amor a Deus e o amor d’Ele e transmita aos seus filhos.
1.QuaQQuais foram as influências de Eunice na vida cristã de Timóteo?
2. A Sua Disponibilidade.
"Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus." 2ª Timóteo 3:14-15.
O ensino começa ainda no útero da mãe. Elas precisam aproveitar as oportunidades e ensinar desde a idade mais tenra a Palavra de Deus.
Desprezar o ensino está aliado à falta de disposição para ensinar. O mundo está sempre disponível para ensinar através da televisão, dos pseudos amigos, dos mestres escolares anticristãos, etc.   Some ministers are very careful lest they should not always be dressed in a canonical or gentlemanly manner.
 As mães precisam trabalhar, precisa haver disposição com muita consciência para ensinar, instilar, instar gota a gota no coração dos filhos as Sagradas Escrituras.
Deuteronômio 6:6 diz “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão em teu coração”. Vocês pais devem ter a Palavra de Deus nos seus corações primeiro. E depois “as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te– Deuteronômio 6:7.
Eunice ensinou Timóteo desde a sua infância. Timóteo tornou-se um pastor de almas, um homem usado nas mãos de Deus. Invista na educação espiritual de seus filhos, leia a Bíblia com eles, ore com eles, partilhe a vida cristã com eles.
Os pais costumam escolher o nome, a roupa, a comida, a escola para seus filhos. Eles deixam que os filhos escolham o caminho quando crescerem. Não deixe essa tarefa aos filhos. Escolha com eles servir ao Senhor. “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” disse Josué, esse foi o caminho que ele escolheu para seus filhos.
1.QuaQQuais foram as influências de Eunice na vida cristã de Timóteo?
3. A Sua Confiança.
"Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus." 2ª Timóteo 3:14-15.
Eunice tinha fé, comunhão com o SenhorThe man who never reads will never be read; he who never quotes will never be quoted.Our second remark is, that the apostle is not ashamed to confess that he does read. He is writing to his young son Timothy.Paul herein is a picture of industry. He is in prison; he cannot preach: what will he do?tinha . Entendia que seu filho precisava de Salvação. Nossos filhos podem ter casa, roupa, comida, escola, mas de nada vale tudo isso se não os levarmos à Cristo. Jesus Cristo é o autor e consumador da nossa Salvação. (Hebreus 12:1-2).
He says, "Especially the parchments." I think the books were Latin and Greek works, but that the parchments were Oriental; and possibly they were the parchments of Holy Scripture; or as likely, they were his own parchments, on which were written the originals of his letters which stand in our Bible as the Epistles to the Ephesians, the Philippians, the Colossians, and so on.A A maior necessidade dos nossos filhos é serem feitos filhos de Deus, é terem a vida eterna, é serem servos do Deus Altíssimo. Eunice confiava na eficácia da Palavra de Deus para levar Timóteo à Cristo.
Eunice ensinava as sagradas Escrituras. Mãe estude a Bíblia com seus filhos. A Palavra de Deus é preciosa, ensine-os assentados em sua casa, andando pelo caminho, ao levantar e ao deitar. Read the books, by all manner of means, but especially the parchments.
Em João 5:39, Jesus declara: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”.
Conclusão
Queridas mamães, suas vidas são como espelho que deve refletir o bom testemunho através da disposição de praticar e ensinar, confiando na eficácia da Palavra de Deus de levar seus filhos à Cristo, o Pão da Vida.
Podemos dar tudo para os filhos, mas se não os levarmos a Jesus teremos fracassado, pois eles não terão em suas vidas o bem mais precioso, a vida eterna.
Pr. Renato 

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A Vontade de Deus a qualquer custo

A vontade de Deus a qualquer custo!
"Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos." 2ª Timóteo 4:13.
Há observações nas Escrituras que nos deixam maravilhados. Aprendemos nas pequenas porções bíblicas a reconhecer o Deus que provê todas as nossas necessidades. Vamos olhar para a capa, os livros e pergaminhos que Paulo deixou com Carpo em Trôade.
Em Trôade havia o principal porto da Ásia Menor. Provavelmente, o apóstolo Paulo foi preso em Trôade. Os soldados geralmente se apropriavam de qualquer peça de vestuário extra na posse de uma pessoa presa, sendo consideradas como as gratificações de quem efetuou a prisão. O apóstolo pode ter sido avisado de sua prisão e, portanto, prudentemente deixou seus poucos livros e sua capa aos cuidados de um homem honesto chamado Carpo.
O apóstolo Paulo dirige a carta para Timóteo e pede que traga a sua capa, os livros e principalmente os pergaminhos. Ele precisava muito de sua capa, o acentuado inverno estava chegando e o calabouço é muito frio (“Procura vir antes do inverno”. – 2ª Timóteo 4:21). Este é um breve relato sobre as circunstâncias das condições que ele se encontrava.
Quais aspectos da vida de Paulo demonstram a vontade de Deus?
1. A Renúncia
"Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos." 2ª Timóteo 4:13.
Deixe-me aqui perceber com admiração o completo sacrifício do apóstolo Paulo por causa do Senhor Jesus. Lembre-se que o apóstolo era grande, famoso e rico, ele tinha sido educado aos pés de Gamaliel, era zeloso do judaismo, foi acompanhado por uma guarda de soldados quando descia de Jerusalém a Damasco, era um homem de importância religiosa. 
Ele era um homem de boa reputação na sociedade e, sem dúvida, todo mundo olhando para o jovem Saulo de Tarso teria dito: "Ele vai ser um grande homem, ele tem todas as chances na vida, ele tem uma boa educação, um temperamento zeloso, terá abundantes presentes, e estima geral dos dirigentes judeus, ele vai atingir a celebridade".
Mas, quando o Senhor o encontrou, no mesmo dia na estrada para Damasco, tudo mudou! Então, ele pode verdadeiramente dizer: “Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo” – Filipenses 3:5-7.
Ele começa a pregar zelosamente. Ele continua seu trabalho, sem a sua riqueza, ele vai espalhando a Palavra de Deus. Ele viaja de um lugar para outro sem nenhum conforto.
Agora os homens que o acompanhavam, devido a sua conversão o abandonaram, já não são amigos. Quando ele foi pela primeira vez em Roma, eles estavam com ele, mas agora eles se foram, como folhas de inverno.
Paulo esvaziou-se de si mesmo e na miséria de sua vida estava disposto a levar por amor o nome de Cristo. Paulo menciona sobre as únicas coisas que lhe parecem restar deste mundo físico, uma capa, alguns livros e pergaminhos. Mas na sua miséria experimentou a rica e infinita graça de Deus.
Quais aspectos da vida de Paulo demonstram a vontade de Deus?
2. A Dependência
"Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos." 2ª Timóteo 4:13.
Ele tem uma capa e embora a muitas milhas de distância, ele vai esperar até que chegue. Paulo quer o suficiente para mantê-lo aquecido. Não há qualquer dúvida, que as outras partes de suas vestes estavam ficando muito degradadas, que realmente estavam em trapos, ele precisava da capa.
Na história há relatos de muitos servos de Deus sendo vestidos de maneira humilde devido às condições que se encontravam. Pessoas foram levadas para serem queimadas e o tempo na prisão havia corroído as vestes que se tornaram trapos cheios de buracos, além de seu estado físico, com dores e reumatismo. O calabouço é úmido e frio. 
 “E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus. Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele, Tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim” – Filipenses 1:28-30. Cada santo é uma imagem de Cristo, mas um pobre santo é sua imagem expressa, porque Cristo foi pobre.
Paulo aguardou o socorro de Deus, que usou Timóteo para suprir sua necessidade física com a capa, sua necessidade intelectual com os livros e sua necessidade espiritual com os pergaminhos.
Quais aspectos da vida de Paulo demonstram a vontade de Deus?
3. A Fidelidade
"Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, especialmente os pergaminhos." 2ª Timóteo 4:13.
Paulo tinha alguns livros e pergaminhos que foram deixados, talvez envolto na capa e Timóteo foi ter o cuidado de levá-los. Paulo havia escrito a maior parte do Novo Testamento e ele ainda quer seus livros e pergaminhos.
Ele está na prisão, ele não pode pregar, o que ele fará? Como ele não pode pregar, ele vai ler. Assim como os pescadores e seus barcos. Quando não estavam pescando, consertavam as redes. Não pararam. Portanto, se por algum motivo, você foi colocado em cima de uma cama, doente, e você não pode ensinar a sua classe, se você não pode estar trabalhando para Deus em público, consertar as redes, ou seja, crescer pela leitura é o seu melhor. Se uma ocupação é tomada de você, tome outra tão digna como a primeira.
Ele diz: "principalmente os pergaminhos". Possivelmente eles foram os pergaminhos das Sagradas Escrituras ou eram seus próprios pergaminhos em que foram escritos os originais de suas cartas que estão em nossa Bíblia, como as Epístolas aos Efésios, Filipenses, Colossenses, e assim por diante.
Esse pedido reflete a importância que Paulo dava à Palavra de Deus. As pessoas nos dias de hoje preferem ler as opiniões de suas denominações, conforme estabelecido nos periódicos, ler as opiniões de seu líder, conforme estabelecido em seus sermões ou suas obras, mas a Bíblia, o divino manancial está sendo esquecido. Você pode ir a poços humanos, mas não abandone a corrente cristalina que brota do trono de Deus.
Se pudéssemos entrevistar o Apóstolo Paulo, aprenderíamos muito com ele. Vamos imaginar. É quase escuro demais para vê-lo, vamos encontrá-lo no mesmo lugar horrível! A sujeira sobre o chão. O pobre velho, sem a capa, envolto em sua roupa esfarrapada sobre ele. Às vezes você o vê ajoelhar para orar, e então ele mergulha sua pena no tinteiro, e escreve para o seu querido filho Timóteo.
O vemos cheio de confiança em Cristo, sofrendo por seu mestre nas prisões, dizendo a Timóteo: “Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia” –  2ª Timóteo 1:12.
Sem dúvida, muitas vezes o tentador lhe disse: Paulo, você perdeu tudo por causa do seu Cristo! Ele o trouxe a mendicância. Veja, você tem pregado e o que é a recompensa por isso? Os homens que se converteram através da tua pregação te abandonaram. (2ª Timóteo 1:15; 2:17-18; 4:10, 14, 16). Desista, desista, não pode valer a pena tudo isso porque eles não vão mesmo lhe trazer a capa para te aqueceres. É hora de parar! "Não", diz o apóstolo: "Eu sei em quem tenho crido".
Conclusão
Se nossas aflições nos fazem duvidar da verdade, não paremos de trabalhar. Não teremos do que se envergonhar, mas seremos ainda mais firmes e seguros em Cristo. Basta pensar e ouvir o apóstolo Paulo dizer: “Eu sei em quem tenho crido”.
“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” – Romanos 5:1-5.
Eis que este nobre Paulo, disse “Eu sei em quem tenho crido”. Mas ele não é apenas confiante. Você vai notar que este velho homem é grande em comunhão com Jesus Cristo em seus sofrimentos.
“Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna. Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo”- 2ª Timóteo 2:1013.
Há dois no calabouço, não somente o homem que está sofrendo problemas como um malfeitor, mas se senta com ele um semelhante ao Filho do Homem, compartilhando todas as suas tristezas, suprindo todas as necessidades.
“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” – Filipenses 4:19.
Pr. Renato – Email: luisrd@ig.com.br ou luisrd.renato@gmail.com