quinta-feira, 7 de julho de 2011

O Poder da Graça

O Poder da Graça! – Atos 11:19-26.
O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração – Atos 11:23.
Se olharmos para o mundo ao nosso redor observamos evidências abundantes da graça de Deus. Graça conforme o dicionário é favor dispensado ou recebido, benefício, dádiva.
Toda vez que alguém respira, quando a terra produz alimento, a concessão de luz solar e chuva “sobre justos e injustos” (Mt 5.45), isso se dá pela graça. Deus também, por meio da graça, limita as pessoas e uma das mais eficazes restrições é a força da consciência.
Deus tem permitido e capacitado talentos dando criatividade nas áreas artísticas e musicais, nas atividades atléticas, na arte culinária, na literatura e assim por diante. Ele nos dá capacidade para apreciar a beleza em muitas facetas da vida. As bênçãos da graça são derramadas abundantemente. Tudo é o resultado da graça de Deus.
Até agora apreciamos a graça comum que atinge todas as pessoas. Mas a graça comum não pode salvar as pessoas porque não pode transformar o coração humano e nem conduzir as pessoas ao genuíno arrependimento e fé.
Para tanto encontramos em Jesus Cristo a graça especial, em que Jesus morreu por nós sendo nós ainda pecadores. “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” – Romanos 5:8. E cabe a individuo a responsabilidade de reconhecer-se como pecador e receber Jesus como Salvador e Senhor.
“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” – Romanos 10:9.
Como se manifesta o poder da graça?
1. A Graça transforma oposição em oportunidade – Atos 11:19.
E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus – Atos 11:19.
Na instituição da igreja em Atos observamos que os primeiros cristãos eram judeus e prosélitos. A Igreja primitiva começou em Jerusalém. Com o tempo levantou inveja e ódio por parte do farisaísmo judaico. Com isso ocorreu o martírio de Estevão e os que professavam o nome de Jesus passaram a ser perseguidos.
Apesar de toda oposição e perseguição o Evangelho continuou sendo anunciado, ainda que em primeiro momento somente aos judeus.
Pessoas que viviam apenas pela graça comum entregaram suas vidas a Jesus e desfrutaram da graça especial, o perdão de Deus, o favor imerecido. Essas mesmas pessoas sofreram perseguição e aquilo que pela lógica frearia a propagação do Evangelho, pela graça se tornou em oportunidade para que o Senhor Jesus fosse anunciado.
A graça transforma oposição em oportunidade indo contra a lógica deste mundo.
Como se manifesta o poder da graça?
2. A Graça quebra barreiras – Atos 11:20.
E havia entre eles alguns homens cíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus – Atos 11:20.
A perseguição seguiu para além das fronteiras de Jerusalém e alcançou outros povos.
A Bíblia declara que entre aqueles homens que foram perseguidos haviam homens de Chipre e Cirene que em Antioquia anunciaram a graça aos Gregos, anunciando o Senhor Jesus.
O Evangelho avança além das fronteiras. O que até então era anunciado somente aos Judeus agora é anunciado entre os gentios. A princípio entendia-se que a graça especial era para ser manifestada somente aos judeus. Mas Deus repartiu aos gentios a mesma graça especial. Ocorre, então, a quebra de barreiras. A graça salvífica que há para todo aquele que crê em Jesus Cristo chegou até nós contra toda a lógica deste mundo.
Em pleno século 21 o Evangelho continua quebrando barreiras e fronteiras e chegando aos lugares mais remotos através dos servos do Senhor Jesus.
Como se manifesta o poder da graça?
3. A Graça oferece salvação à humanidade – Atos 11:21.
E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor – Atos 11:21.
É bem verdade que muitos foram martirizados como Estevão. “Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele” – Filipenses 1:30. Mas fato é que toda vez que alguém se dispõe a padecer por Cristo é manifestada à graça da salvação a humanidade.
A perseguição que a princípio trouxe a dor da morte de Estevão e o desconforto de sair às pressas tornou possível a propagação das Novas de Salvação, anunciando a Jesus Cristo.
Deus não está atrás de grandes homens. Está em busca de um homem disposto a cumprir a Sua vontade em anunciar o Evangelho e permitindo ser lapidado e moldado para que ser usado.
Foi com poucos que a mão de Deus foi manifestada e um grande número foi beneficiado, pois muitos creram e se converteram ao Senhor.
Sejamos nós um canal de bênção à humanidade.
Como se manifesta o poder da graça?
4. A Graça capacita os servos de Deus – Atos 11:22.
E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia – Atos 11:22.
Nada pode silenciar a graça de Deus. Quando ela é propagada produz grande transformação sendo impossível não manifestar o poder que ela exerce no pecador. A graça de Deus é a única que pode salvar o pecador, dar uma viva e verdadeira esperança.
Esta manifestação chegou aos ouvidos da igreja que havia em Jerusalém e ela ficou impressionada com o poder da graça de Deus. Muito melhor que impressionada, manifestou o desejo de ser participante da graça.
Deus capacita homens de bem, cheios do Espírito Santo e fé para a Sua obra. Barnabé “era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé” – Atos 11:24.
Barnabé foi enviado de Jerusalém para Antioquia. Ao ver as maravilhas de Deus foi buscar o companheiro Saulo para que juntos e capacitados por Deus trabalhassem na obra de Deus.
“E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia. E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” – Atos 11:25-26. A Graça capacita os servos de Deus manifestando a glória do Senhor.
Conclusão
Anunciar o Senhor é manifestar o poder da graça que está em Jesus Cristo, o único caminho, verdade e vida. Todos os que se dispõe a serem instrumentos para que a graça seja anunciada contempla a mão de Deus vendo pessoas crendo e se convertendo ao Senhor. São instrumentos a ponto de serem chamados de cristãos, ou seja, pequenos Cristos.
"Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" – Efésios 4:13.
Pr. Renato 

quarta-feira, 6 de julho de 2011

O Poder do Sangue

O Poder do Sangue!
“Porquanto a vida de toda a carne é o seu sangue” – Levítico 17:14a
A Bíblia é a palavra viva. O sangue de Jesus circula em suas páginas. Em Levítico lemos que não há vida sem sangue.
O sangue não é limitado a uma parte do corpo. Em 23 segundos percorre o corpo inteiro. O sangue é composto por diferentes elementos químicos. Se o sangue não chegar às células do corpo humano, elas certamente morrerão.
A vida está no sangue. Os membros da igreja são unidos pelo sangue de Cristo que alcançou a cada crente. Todo o plano de redenção (Salvação) do homem gira em torno do sangue, do poder do sangue de Jesus.
O único remédio para a morte é a vida. A vida está no sangue de Cristo. (Hebreus 9:13-14). Deus disse a Israel e a nós: Quando Eu ver o sangue, eu passarei por cima de vós. Ele não disse quando Eu ver sua bondade, a sua moralidade, seus trabalhos, mas, quando Eu ver o sangue nos umbrais das portas, passarei por cima de vós (Êxodo 12:7,12-13).
O sangue é o único que pode alcançar cada parte do corpo e une cada membro individualmente. O Sangue de Jesus é o Poder de Deus para todo aquele que nEle crê.
O que Jesus fez por nós?
1. Suou Gotas de Sangue – Lucas 22:39-46.
“E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão” – Lucas 22:44.
Jesus entrou em agonia no Jardim do Getsemani e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra. O único evangelista que relata o fato é o médico Lucas e o faz com a precisão de um clínico.
O suar sangue é um fenômeno raríssimo e é produzido em condições excepcionais. O terror, a angústia terrível de sentir carregando todos os pecados esmagou Jesus.
Jesus submeteu-se à vontade de Deus. (Lucas 22:42). Passou pelo cálice de ser entregue nas mãos de pecadores. Permitiu que as trevas reinassem (Lucas 22:53). Jesus pagou o preço levando sobre si as nossas tristezas e angustias.
O que Jesus fez por nós?
2. Recebeu açoites – Mateus 27:22-26.
“Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado– Mateus 27:26.
Levou sobre si as nossas dores e enfermidades. Quem aqui já recebeu açoites?
O cipó romano era dado como: Vários tiros de couro, Chumbo e ou osso nas pontas. Muitos não sobreviviam ao açoite.
“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” – Isaias 53:4-5.
“Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados” – 1ª Pedro 2: 24.
Pelas feridas de Jesus Cristo fomos sarados.
O que Jesus fez por nós?
3. Recebeu uma Coroa de Espinhos – Mateus 27:27-30.
“E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus” – Mateus 27:29.
No Éden não tinha espinhos antes do pecado (Gênesis 3:17-18). Em Romanos 8:22 diz: “Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora”.
Jesus recebeu em si a maldição do pecado. Jesus é o poder contra a maldição do pecado.
O que Jesus fez por nós?
4. Recebeu Cravos na crucificação – Mateus 27:31-37.
“E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes” – Mateus 27:35.
As Mãos de Jesus foram cravadas na cruz. Com as mãos fazemos muitas coisas, gestos, habilidade, nossos atos. Os cravos nas mãos de Jesus, o sangue que ele derramou purifica todo aquele que nEle crê. Em Jesus Cristo podemos produzir atos de justiça que glorificam a Deus.
Os Pés de Jesus foram cravados. Com os pés caminhamos, andamos. O sangue de Jesus deu um novo caminho e viva esperança para todo aquele que nEle crê.
“E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém” – Apocalipse 1:5-6.
Jesus veio como unigênito e é o primogênito dentre os mortos. O seu sangue nos libertou.
“Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto” – Efésios 2:13. Nós  estávamos longe, mas o sangue de Cristo nos aproximou de Deus.
O que Jesus fez por nós?
5. Foi Traspassado por uma lança – João 19:32-37.
“Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água” – João 19:34.
Imediatamente saiu sangue e água. Era água pura e verdadeira, assim como o sangue puro e verdadeiro. Essa é afirmação de quem vê (João 19:35) e o testemunho da verdade.
A lança rompeu, o sangue e a água que fluiu para fora significava dois grandes benefícios que todos os crentes participam por meio de Cristo, justificação e santificação.
Sangue para expiação e água para purificação. Sangue e Água fluem do lado traspassado do Redentor Jesus.
A Escritura foi cumprida. Podemos sempre olhar para Jesus, a quem foi traspassado e que derramou de seu lado ferido sangue e água para que fôssemos justificados e santificados em seu nome.
Jesus é a nossa vitória! (1ª João 5:1-6).
Conclusão
Jesus derramou muito sangue sobre a terra. No momento em que foi chicoteado, quando a coroa de espinhos foi cravada na sua cabeça, ao ser cravado na cruz e ao ser perfurado saindo sangue e água. Podemos considerar que esta foi a maior transfusão de sangue e transmissão de amor já realizada no mundo. O Sangue de Jesus é o Poder de Deus para todo aquele que nEle crê.
Pr. Renato