domingo, 30 de outubro de 2011

Amor Sem Igual

Amor Sem Igual
“... E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim... E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho” – Marcos 10:46-52
Durante o ministério terreno de Jesus uma grande multidão o seguia. As pessoas buscavam ver e beneficiar-se dos feitos de Jesus, seus milagres e ensinos. Assim eram os religiosos da época de Jesus, buscavam apenas o benefício dos feitos de Jesus para esta vida e não pensavam no porvir. Outros procuravam fazer acusações a Jesus com medo de perder a posição de autoridade religiosa que ocupavam.
O Senhor Jesus está à procura dos que o buscam com sinceridade. O cego Bartimeu ao ouvir da presença de Jesus fez a declaração mais importante. “E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim” – Marcos 10:47. O cego Bartimeu reconheceu a divindade de Jesus com a declaração “filho de Davi”. Os judeus sabiam que o salvador viria da descendência da Davi. Bartimeu declarava com o coração e confessava com os lábios que Jesus é Deus e que pode salvar. Deus misericordioso.
Essa declaração incomodou os religiosos da época. As pessoas repreendiam o cego Bartimeu. Essas pessoas chamavam-no mestre com seus lábios e negavam em seus corações.
Entretanto um mendigo declarava publicamente a sua fé com os lábios e com o coração. “Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim” – Marcos 10:46-48.

O que Deus faz por um clamor sincero?
1. Deus busca “E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama” – Marcos 10:49.
O cego Bartimeu ouve Jesus de Nazaré passando, e começa a gritar com toda a força: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Bartimeu não perde a oportunidade, e grita mais alto ainda.
Jesus busca aquele que clama. Não é preciso mudar nada para se achegar a Jesus. Basta haver sinceridade no coração.
Neste texto bíblico, Bartimeu que mendigava pelo caminho clamou a Deus. Ao ouvir o seu clamor Jesus o manda chamar e de imediato Bartimeu vem ao seu encontro. “E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus” – Marcos 10:50.
 Não vemos Bartimeu dizendo que precisava trocar de roupa, tomar banho, fazer a barba, abandonar algum vício ou qualquer outra coisa. Bartimeu foi ao encontro do misericordioso Deus.
Deus nos chama assim como estamos. É Ele que nos restaura, limpa e transforma.
O que Deus faz por um clamor sincero?
2. Deus ouve “E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista” – Marcos 10:51.
Jesus amavelmente quer que Bartimeu lhe conte todo o seu problema. Jesus lhe pergunta: “Que queres que te faça?”, mesmo sabendo que Bartimeu é cego. Isto nos mostra que nós também devemos dizer nossos desejos de maneira bem concreta a Jesus. O Senhor quer que digamos a Ele exatamente o que queremos e desejamos, mesmo que Ele já saiba tudo o que se passa em nossa vida e em nosso coração, e o que esperamos dEle.
Jesus sendo Deus sabia dos anseios de Bartimeu, mas queria ouvi-lo. Deus deseja ter comunhão conosco. Jesus sabia que o problema maior de Bartimeu não era a cegueira física, mas o pecado e a necessidade de restauração espiritual.
O cego Bartimeu apresentou a Jesus o seu desejo: “Mestre, que eu tenha vista”. Deus está sempre pronto para ouvir um clamor sincero.
O que Deus faz por um clamor sincero?
3. Deus salva “E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho” – Marcos 10:52.
Jesus amavelmente para e manda chamar Bartimeu e o ouve. No clamor de Bartimeu havia sinceridade e confissão. Em 1ª João 5:10 diz: “Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu”.   
É exatamente o que Bartimeu declarava em seu clamor, que Jesus é o filho de Davi, o salvador que viria para trazer redenção, o próprio Deus encarnado.
Jesus ao ver a fé de Batimeu declarou: “Vai, a tua fé te salvou”. A cura que Jesus operou foi muito além da física. Ele propiciou salvação a Bartimeu que pela fé creu em Jesus. Bartimeu voltou a ver, mas agora enxergava também espiritualmente.
Conclusão
Ao clamor sincero Deus busca, ouve e salva. Aquele que é transformado pelo poder salvífico de Jesus que morreu na cruz do calvário e ressuscitou deseja sempre estar perto de seu Salvador. “E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho”.
Pr. Renato 

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Os Resultados da Fé Bíblica

Os Resultados da Fé Bíblica
“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” – Romanos 5:1-2
As pessoas depositam a sua fé em muitos lugares. Algumas herdam nomes importantes confiando na influência e importância social que seus nomes trazem. Outros depositam a fé nas riquezas que acumulam durante a vida curta e passageira. Confiam naquilo que podem comprar e satisfazer materialmente. Há aqueles, muito religiosos, que confiam na intercessão, oração e palavras da autoridade espiritual a qual segue.
Todas essas coisas, herança de um bom nome, riqueza e autoridades espirituais não pode lhe garantir a salvação. Essas coisas não satisfazem e nem responde o maior questionamento humano que é: Se eu morrer hoje, irei para o céu?
Para saciar essa questão é necessário aplicar a fé bíblica que diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – João 3:16. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” – Efésios 2:8-9. “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”Atos 4:12. “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” – 1ª Timóteo 2:5.
Quais os resultados da fé bíblica?
1. Pela fé somos justificados – “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” – Romanos 5:1.
Todos nós somos culpados e estamos debaixo da ira de Deus, somos igualmente culpados. Haverá aqueles que dirão ter ignorância de Deus e até mesmo da lei de Deus. Para esses a Bíblia declara que: "Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos" – Salmos 19:1. Disse Jesus: “E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redarguidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio” – João 8:7-9.
Existem aqueles que dizem guardar a lei, mas a invalidam pelos costumes e tradições. "Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas" – Marcos 7:13.
Os cristãos nominais que são os que praticam o batismo e a profissão de fé somente de forma exterior e não de coração, Jesus diz: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” – Mateus 7:21-23.
O homem é incapaz de se auto justificar perante Deus pelos seus próprios méritos. A justificação só pode ocorrer pela fé no Senhor Jesus Cristo, o único que pode satisfazer a ira de Deus, o que fez propiciação por nós, único sacrifício aceitável por Deus. Foi Jesus que tomou o nosso lugar na cruz do calvário pagando o preço com seu precioso sangue derramado. “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” – 1ª Coríntios 6:20.
Quais os resultados da fé bíblica?
2. Pela fé entramos na graça – “Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” – Romanos 5:2.
Somos todos culpados e merecedores da condenação eterna, mas todo aquele que crê em Jesus Cristo é justificado pelo seu sangue que pagou a condenação do homem que nEle crê. Nós somos incapazes de se auto justificar. Portanto, Jesus nos justificou com seu precioso sangue derramado na cruz do calvário. A rebeldia habita o coração humano e somos incapazes de ter a iniciativa de buscar a Deus, entretanto, Deus nos procurou e buscou, cumpriu o plano de salvação enviando seu filho Jesus por nós.
A obra de Jesus é graça, é um presente que não merecemos. Esse presente só pode ser recebido por aquele que crê na obra de Jesus Cristo. Só é possível quando pela fé entramos na graça reconhecendo ser pecador e crendo que Jesus Cristo morreu por nós, confessando e crendo de todo coração e mente.
“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido” – Romanos 10:9-11.
Quais os resultados da fé bíblica?
3. Pela fé temos paz com Deus – “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” – Romanos 5:1.
Nós somos culpados, rebeldes e pecadores. Sabemos que o pecado ofende a Deus e não gostamos de prestar contas, por isso fugimos da presença de Deus.
Vale lembrar que Deus requer o preço do pecado, ou seja, o pagamento da ofensa feita a Ele. “Porque todos pecaram e destituídos (separados) estão da glória de Deus” – Romanos 3:23. “Porque o salário (pagamento) do pecado é a morte” – Romanos 6:23a.
A morte a que se refere o texto bíblico não é somente a morte física, mas, a separação eterna de Deus. Esse local de separação é o inferno. Mas quando depositamos a fé em Jesus Cristo somos justificados, entramos na graça e temos paz com Deus.  Jesus pagou o preço do pecado, entretanto, individualmente precisamos depositar fé nEle.
Ao depositar a fé em Jesus Cristo voltamos a ter comunhão com Deus, a ira de Deus foi satisfeita na obra do Senhor Jesus Cristo – temos paz com Deus. Aquele que rejeita a Jesus Cristo permanece com a ira sobre si.
“Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus... Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” – João 3:18,36.
Conclusão
Se eu morrer hoje, irei para o céu? Aquele que crê em Jesus Cristo é justificado, entra na graça do Senhor Jesus e tem paz com Deus.
Ao que crê em Jesus Cristo tem a habitação no céu garantida. Jesus disse: "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." João 14:2-3.
Pr. Renato 

domingo, 9 de outubro de 2011

Momento Decisivo!

Momento Decisivo! – Lucas 15:11-32.

“E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho” – Lucas 15:20-21

            A Bíblia é um livro riquíssimo de ensinamentos e princípios, valores que são eternos. Nessa porção bíblica nos deparamos com um momento decisivo. Encontramos um pródigo que tem muito a nos instruir. O que seria um pródigo? O pródigo é aquele que desperdiça seus bens e vive dissolutamente (Lucas 15:13-14).
            A parábola do filho pródigo nos mostra alguém muito parecido com nós mesmos. Esse jovem saiu gastando tudo, depositando as suas expectativas nos prazeres do mundo.
Em dado momento, logo quando as consequências dos seus atos são notórias (...“E, tornando em si...” – Lucas 15:17), o pródigo experimenta um estado de reflexão.
Ele passa a considerar o seu passado e coloca na balança os seus caminhos, pondera a sua condição e olha sinceramente para o futuro, observando a ruína e o abismo em que rumava a sua vida.
            Então, o que fazer?
           1. O Jovem Pródigo Agiu – Houve Ação – Lucas 15:20 - “E, levantando-se, foi para seu pai...”.
            O jovem pródigo em seu estado reflexivo lamentava ter abandonado a casa de seu pai, o esbanjamento em que viveu nos últimos dias, o desenfreio em deleites desta vida com prazeres vãos, a sua própria desgraça de rico herdeiro de seu pai a cuidador de porcos.
            Essa dor e lamúria que se fez a sua volta levou aquele jovem a uma resolução: “Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai...” – Lucas 15:18. As resoluções são boas, mas elas sozinhas são fracas e estão muito perto do vale do esquecimento.
Se as resoluções não tornarem em ação, tornará então, sono sobre o leito de penas e o esquecimento que a condenação está próxima. Resoluto, mas no segundo seguinte: Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados; Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado” – Provérbios 6:10-11.
O texto bíblico declara que resoluto, sim, mas logo o filho pródigo agiu: “E levantando-se”. Ele levantou empenhando todas as suas energias e não poupou esforços até regressar ao seu pai.
Muitos neste momento estão resolutos, decididos a voltar ao Pai celestial, o Senhor Deus. Que a resolução ou a decisão torne em ação prática porque basta que o ar falte, que seu sangue se detenha e será tarde demais. Quando se entregarás para uma ação real? Durante quanto tempo se susterá nas garras da condenação do inferno?
Se o filho pródigo tivesse ficado parado por causa do desespero ou pavor da sombria dor teria perecido longe da casa paterna. Porém, ele foi sábio, sacudiu a sonolência e com resolução seguiu a ação “E levantando-se, foi para seu pai”.
Então, o que fazer?
2. O Jovem Pródigo Arrependeu-se – Houve arrependimento – Lucas 15:21 – “Pai, pequei contra o céu e perante ti”.
O filho pródigo teve imediata ação. Não demores! A demora pode custar a vida eterna. O texto declara: “E levantando-se, foi para seu pai”. De nada adiantaria levantar se não tivesse ido ao encontro do pai.
Várias opções poderiam ter dominado o pródigo, talvez buscar um outro patrão, reivindicar um aumento ou simplesmente entregar-se à sorte por orgulho confiando nos próprios méritos e obras. Mas o pródigo conhecia a melhor opção: “foi para seu pai”.
O pródigo não cumpriu nenhuma cerimônia antes, ele levantou-se e foi imediatamente ao seu pai. Mas o que dizer ao pai? O pródigo simplesmente disse: “Pai, pequei contra o céu e perante ti”. Não houve tempo para discursos, desculpas ou lamentações. O pródigo agiu consciente do que dizer ao seu pai ainda quando estava apenas resoluto: “Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: “Pai, pequei contra o céu e perante ti” – Lucas 15:18.
Assim como o pródigo vá diretamente à Deus através de Jesus Cristo, o único mediador e o único caminho. Confesse seu pecado e clame: “Pai, eu pequei. Perdoa-me, por seu filho Jesus”. Aí está a tua real esperança, aproxime-se de seu Pai. Vá a Deus por si mesmo! Vá do modo como está, sem mérito, sem obras! Confia em Jesus e teu pecado lhe será perdoado.
O jovem pródigo foi para seu pai com arrependimento real e sincero e disse: “Pai, pequei contra o céu e perante ti”. Apressa-te e vá ao Pai celestial em contato real, vivo e sincero, reconheça que há um Deus que se pode conversar, através de Jesus Cristo. “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” – João 6:37.
O filho pródigo em outros dias exigiu sua herança e agora está disposto a ser tratado ao nível de empregado de seu pai. Ele renunciou a justiça própria e disse: “Pequei”. Renunciou os seus supostos direitos e reivindicações.
Amado, acabe com o orgulho, com a justiça própria e apele para a misericórdia e graça do Senhor Jesus. Quer encontrar pronto alívio, se lance ao pé da cruz onde Deus o recebe de braços abertos.
Então, o que fazer?
3. O Jovem Pródigo Repousou – Houve repouso nos braços do pai – Lucas 15:20 - “E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou”.
O filho pródigo agiu e arrependeu-se pela fé crendo na disposição do pai em perdoar. O pai estava à espera do seu filho e ao vê-lo moveu-se de íntima compaixão e correndo lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
O filho pródigo sabia da disposição de seu em perdoá-lo e abençoá-lo e desde já admitia que como servo de seu pai seria algo bom. Contentava-se em obter um lugar mais baixo e estar sob a sombra de um protetor tão bom.
Deves crer que Deus é misericordioso, pois Ele o é! Creia em Jesus Cristo e a sua misericórdia e graça te alcançará, o sangue de Jesus te tornará limpo e restaurado. Corra para os braços de Deus.
O orgulho do filho pródigo se foi e agora habita no contentamento do amor de seu pai. Houve festa, banquete, alegria e contentamento real com a restauração do filho pródigo. Corra para os braços de Deus por meio de Jesus Cristo. Arrependa-se e haverá festa no céu por mais um remido entrar no céu.
Conclusão.
Reflitam, considerem seus caminhos, ponderem sua condição e olhem sinceramente para o futuro. Se forem sábios agarrem-se em Jesus Cristo.
Quanto tempo irão esperar? Não digam: “Pensarei sobre isso”. Não pensem, façam!   
Pr. Renato 

sábado, 1 de outubro de 2011

A Batalha Espiritual

A Batalha Espiritual
“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” – Efésios 6:11.
A Armadura é algo especial para um bom soldado. Ela é usada para proteger aquele que a usa. Mas a armadura da qual o texto bíblico relata não é qualquer armadura. Essa armadura é especial porque ela é espiritual e provém do próprio Deus. O crente em Cristo Jesus precisa dela porque está em constante batalha espiritual. 
Estamos envolvidos como servos e bons soldados de Cristo em uma batalha e é importante revestir-nos com toda a Armadura de Deus. Não basta apenas uma peça dessa armadura, precisamos usá-la de forma completa e plena como nos orienta a Palavra de Deus. 
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos”. – Efésios 6:13-18.
Além de paramentado com a verdade e cingindo os lombos com a couraça da justiça, calçados os pés com o Evangelho da Paz, tomando o capacete da Salvação e a Espada do Espírito que é a Palavra de Deus, o texto bíblico apresenta ainda fatos importantes que um bom soldado precisa saber. 
O que é necessário saber em uma batalha?
1. Quem é o seu inimigo – Efésios 6:11-12.
“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”. Efésios 6:11-12.
Nesta porção bíblica nos é declarado de forma explícita quem é o nosso inimigo. O diabo é inimigo de Deus e de todos os que amam a Deus. É importante saber quem é o nosso inimigo e contra quem estamos batalhando. Precisamos saber as armas que o inimigo usa para nos atingir nesta batalha.
O diabo, nosso inimigo é principado e príncipe das trevas, portanto autoridade das trevas, é potestade tendo poder nas trevas, usa de astúcia e maldade. Entretanto, a Bíblia declara que ele já foi vencido na cruz do calvário por Jesus Cristo e devemos nos revestir com a Armadura de Deus que o venceu na obra da cruz e ressurreição do Rei e Senhor Jesus.
Em 1ª Pedro 5:8 declara que o diabo é nosso adversário e que anda em derredor buscando a quem possa tragar. Satanás nos tenta, arma ciladas, quer nos desviar dos caminhos do Senhor. Quer cumprir seu papel de roubar, matar e destruir. Ele é o grande pai da mentira.
Sabendo quem é o nosso inimigo e as armas que usa, somos exortados pela Palavra de Deus a vigiar. Sim, vigiar para estarmos firmes, para não cairmos na tentação.
José do Egito é um grande exemplo de homem vigilante. Quando a mulher do capitão de faraó tentou seduzi-lo, ele fugiu. Assim como José sejamos vigilantes para não cairmos em tentação, protegidos pela Armadura de Deus.
O que é necessário saber em uma batalha?
2. Quem é o seu comandante – Efésios 6:10-11.
“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”. Efésios 6:10-11.
O nosso comandante é o Senhor. Como bom soldado devemos obedecê-lo e servi-lo. É o Senhor que nos fortalece e n’Ele obtemos força para os momentos bons e alegres, mas também nos tempos ruins, tristes e difíceis. A Batalha é vitoriosa somente para os que depositam a confiança na força e no poder do Senhor. Não há força alguma em nós, mas na força e poder de Deus teremos consolo, ajuda e força.
O Senhor como bom comandante nos preparou uma armadura para que pudéssemos estar firmes no dia mau. Devemos nos apoderar e nos revestir da armadura de Deus. O Senhor Deus conhece a nossa fraqueza e que somos pó. O Senhor Deus conhece o inimigo e o venceu na cruz do calvário com a obra de Jesus Cristo. Deus sabe também que o inimigo Satanás tentará destruir os soldados do Senhor. Satanás astutamente tentará nos derrubar e vencer. Portanto, “revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”.
Nosso comandante, o Senhor, é todo poderoso, que só faz maravilhas, que pode e deseja salvar todas as pessoas. É no Senhor que encontramos força e devemos ficar firmes n’Ele. O Senhor é comandante bondoso, misericordioso para conosco e o único que tem todo o poder.
Devemos agradecer por sermos comandados pelo Senhor Deus que é poderoso, que cuida de nós e nos ajuda.
O que é necessário saber em uma batalha?
3. Qual é a sua missão – Efésios 6:19-20.
“E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar”. Efésios 6:19-20.
Nós somos embaixadores, ou seja, representantes do próprio Deus. O embaixador representa sua pátria em terra alheia. O embaixador trabalha pelo interesse de seu país.
Em Hebreus encontramos no capítulo onze os heróis da fé. Foram bons embaixadores como está escrito: “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.” (Hebreus 11:13-14).
Como soldados e representantes da pátria celestial, temos a nobre missão de proclamar o Evangelho. O texto bíblico claramente diz que devemos fazer notório o Evangelho a todas as pessoas cumprindo assim a missão, o dever: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. (Marcos 16:15).
Homens como Paulo pregaram ousadamente o Evangelho às pessoas, mesmo com grandes perseguições. Paulo ainda preso continuava a pregar o Evangelho às pessoas. Pessoas vão rejeitar, não vão querer ouvir. Cabe a nós soldados do Senhor, orar para que outros tenham o coração quebrantado pelo Evangelho.
Devemos orar, conversar com o nosso comandante para que nos ajude a sempre estar firmes e que possamos pregar o Evangelho ousadamente. Devemos pedir-lhe força, pois é N’Ele e em sua armadura que a encontramos. Somos soldados com intimidade com o comandante e privilégio de podermos falar com Ele em oração.
Conclusão
Conhecendo o nosso inimigo, sendo comandados pelo Senhor, precisamos e devemos cumprir a nossa missão, o dever de pregar o Evangelho a todas as pessoas ousadamente. E também, agradecer o privilégio de poder falar com Deus em oração, levando a Ele as nossas ânsias e desejos.
Irmão Lucas