quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O Meu Natal


O Meu Natal – Lucas 2:1-20
“E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” – Lucas 2:10-11.
A palavra natal é originária do latim e derivada do verbo que tem sentido de nascer. O Natal é declarado um feriado que comemora o nascimento de Jesus Cristo.

Infelizmente ao longo dos anos perdeu-se o sentido do nascimento de Jesus Cristo sendo agregado ao Natal costumes e tradições. Neste dia o que existe é costume popular como: troca de presentes, cartões de natal e uma ceia com glutonaria e bebedice. Além disso, ocorre o uso de símbolos como árvore de natal, pisca-pisca, guirlanda e presépio.

Mas, a pior notícia está na pessoa central do natal deste mundo. A pessoa central deste mundo é o Papai Noel

O Senhor Jesus Cristo é o marco mais importante da história mas, o Senhor Jesus está esquecido por causa do comércio, ganância, idolatria, glutonaria, bebedice, prostituição e etc.
O Salvador Jesus Nasceu, Ele é a pessoa central do natal e de nossas vidas.  Apesar da palavra NATAL não aparecer nas escrituras a força dessa palavra está expressa em toda a escritura.

O que podemos aprender com a palavra NATAL?
1. Nascimento natural no seio duma família.
“E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem” – Lucas 2:6-7.

A letra “N” da palavra NATAL revela o nascimento de uma criança no seio duma família natural. 

O nascimento de Cristo é incomum pelo fato de ter sido uma promessa. Jesus é a semente da mulher que iria esmagar a cabeça da serpente e desfazer as obras do diabo. “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” – Gênesis 3:15.

O nascimento de Jesus é incomum por ter sido gerado por ação do Espírito Santo. “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo” – Mateus 1:18-20.

O nascimento de Jesus é incomum porque o seu nome foi lhe dado antes do seu nascimento com uma promessa. “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco” – Mateus 1:21-23. 

A letra “N” de natal fala do nascimento natural no seio duma família, pois foi assim que o Senhor Jesus veio.

O que podemos aprender com a palavra NATAL?
2. Amor divino revelado a humanidade.
“E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens” – Lucas 2:12-14.
Nascimento natural no seio duma família;
Amor divino revelado à humanidade.

A letra “A” da palavra NATAL revela o amor de Deus pela humanidade. O amor de Deus é expresso em João 3:16 que diz “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

A prova do amor de Deus está na cruz ao privar-se do Filho para nos fazer filhos. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome” – João 1:12. 

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” – Romanos 5:8.

O que podemos aprender com a palavra NATAL?
3. Trabalho de Deus para salvar os pecadores.
“Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” – Lucas 2:8-11.
Nascimento natural no seio duma família;
Amor divino revelado à humanidade;
Trabalho de Deus para salvar os pecadores.

A letra “T” da palavra NATAL revela o trabalho de Deus para salvar os pecadores. O Espírito de Deus agiu miraculosamente sobre Maria. “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo” – Mateus 1:18-20.

Deus enviou seu Filho Jesus para nos substituir no sacrifício a fim de não sermos condenados. “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” – João 5:24.

“Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados” – Hebreus 10:12-14.

O justo Jesus foi à cruz por mim pecador e declarou: “Está Consumado” – João 19:30. Jesus cumpriu o trabalho para salvar os pecadores.

O que podemos aprender com a palavra NATAL?
4. Aliança nova entre Deus e a humanidade.
“E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber. E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam” – Lucas 2:15-18.
Nascimento natural no seio duma família;
Amor divino revelado a humanidade;
Trabalho de Deus para salvar os pecadores;
Aliança nova entre Deus e a humanidade.

A segunda letra “A” da palavra NATAL revela a aliança nova entre Deus e a humanidade.   

O selo da aliança é o sangue de Cristo vertido no altar do mundo por mim pecador. “E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel” – Hebreus 12:24.

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” – 1ª Timóteo 2:5.

O que podemos aprender com a palavra NATAL?
5. Libertação graciosa e nascimento da esperança para os oprimidos.
“E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam. Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração. E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito...  E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia. E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém.” – Lucas 2:18-20, 36-38.
Nascimento natural no seio duma família;
Amor divino revelado a humanidade;
Trabalho de Deus para salvar os pecadores;
Aliança nova entre Deus e a humanidade;
Libertação graciosa e nascimento da esperança para os oprimidos.

A letra “L” da palavra NATAL revela a libertação e nascimento da esperança para os oprimidos.   

O Senhor Jesus Cristo trouxe a verdadeira liberdade às pessoas. Este deve ser o nosso Natal e o celebremos não somente no dia 25 de dezembro, mas todos os dias com gratidão.

Conclusão
Agradecemos ao Deus Pai por seu Filho Jesus Cristo, o nosso Natal.



Pr. Renato