domingo, 22 de janeiro de 2012

A Parábola do Semeador

A Parábola do Semeador – Mateus 13:1-23
“Eis que o semeador saiu a semear”.
Nessa parábola observamos que Jesus está rodeado por pessoas que vinha de todas as cidades ter com Ele. Ele adentra num barco e dali ensina por parábolas a multidão que o cercava. Jesus olha a sua volta e começa a contar a parábola do semeador. A parábola é uma ilustração de acontecimentos do dia a dia para ensinar coisas espirituais.
Diz o texto: “Eis que o semeador saiu a semear”. O Semeador não tem uma identificação plenamente revelada. A parábola revela quase nada a seu respeito, além do simples fato de que ele realmente plantou a semente.
A ênfase da parábola está na semente e os vários tipos de solo (coração), os obstáculos e as condições para frutificação.
A parábola do semeador é descrita nos três primeiros Evangelhos: Mateus, Marcos e Lucas. Em Mateus durante a explicação da parábola aos discípulos, Mateus escreve que Jesus disse: “Escutai vós, pois, a parábola do semeador” – Mateus 13:18. O termo “escutai vós” mostra que Jesus explicaria aos seus discípulos algo que era preciso dar atenção e ponderar cuidadosamente sobre o que viria ser explicado a seguir.
Em Marcos 4:3, quando Jesus contava a parábola a toda multidão disse: “Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear”. A expressão “ouvi” mostra que o que Jesus haveria de ensinar era algo plenamente compreensível, que poderia ser alcançada a completa significação da parábola.
Como já disse quase não temos nada do semeador, além do fato de que ele plantou a semente.
Quem é o semeador?
1. Deus Pai – Lucas 8:11 – “Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus”.
Nessa porção bíblica encontramos claramente o autor e Senhor da semente, o próprio Deus. O texto bíblico declara também que a semente é a Palavra de Deus. Mateus 13:19  diz: “Ouvindo alguém a palavra do reino”... Marcos 4:14 declara: “O que semeia, semeia a palavra”.
Deus pela Sua Palavra criou todas as coisas. "Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente" – Hebreus 11:3.
Deus é o próprio semeador em Jeremias 31:27. Ele se compara a um semeador: “Eis que vem dias, diz o Senhor, em que semearei a casa de Israel, e a casa de Judá”...
De forma gradativa e progressiva, Ele, o semeador, declarou a redenção que haveria através da obra sacrificial de Jesus Cristo. Ele semeou a Palavra.
Hebreus 1:1-2 diz que: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo”.
Ele exaltou a Sua semente, a Sua Palavra, acima de seu próprio nome, semeando e dando crescimento, ou seja, cumprindo a Sua Palavra.
“Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome” – Salmo 138:2.
A Palavra de Deus é semente e também a verdade. Jesus ao interceder pelos seus disse: “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade” – João 17:17. A oração intercessora de Jesus é por todos os que hão de crer n’Ele. “E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim” – João 17:20.
Deus trabalha incansavelmente, majestosamente em Sua tarefa. Ele sabe muito bem que, apesar de muitas sementes caírem à beira do caminho, sobre pedras e espinhos, ao final, haverá grande colheita da semente germinada em terra boa.
O próprio Deus declara em Isaías 53:11: “Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si”.
Quem é o semeador?
2. Deus Filho – Mateus 13:37 – “E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem”.
A expressão “Filho do Homem” foi um título que Jesus usou referindo a si mesmo. Com essa expressão é declarado a humanidade de Jesus sem omitir a Sua divindade. O homem Deus semeia a boa semente.
O evangelista Mateus descreve Jesus como Rei começando pela genealogia dos reis, o evangelista Marcos o apresenta como servo, aquele que não tem genealogia. “Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” – Marcos 10:45.
Lucas apresenta Jesus como Filho do Homem, humanidade plena, mas sem pecado. Os gregos buscavam o homem perfeito e é exatamente o que Lucas os apresenta, Jesus, homem perfeito e único mediador entre Deus e os homens. Hebreus 4:15 diz: “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado”.
João descreve Jesus como o Filho de Deus, soberano e poderoso. Jesus, Rei e Servo, Homem e Deus, veio a este mundo semear a infinda beneficência, sabedoria e vida, sementes vivas da verdade, santidade e gozo.
Uma semeadura que produz convicção, semente do Evangelho que produz salvação, amor, gratidão, gozo, etc. Ele semeou a Palavra, as verdades salvadoras que tem enriquecido o mundo.
Jesus, Deus Filho, e semeador declarou: “E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras” – Lucas 24:25-27.
Não só declarou, mas também mostrou o poder da semeadura: “E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras” – Mateus 24:44-45.
Portanto, amados, não aparte de vós o conselho de Jesus: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” – João 5:39.
Quem é o semeador?
3. Deus Espírito Santo – João 3:8 – “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”.
O Espírito Santo é semeador. O nosso espírito quando é vivificado pelo Espírito Santo no estimula a levar a semente. O Espírito Santo ensina (Lucas 12:12; 1ª Coríntios 2:13,14), consola (João 16:7), convence (João 16:8), guia à verdade, fala (João 16:13), intercede (Romanos 8:26).
Jesus ensinou sobre o Espírito Santo. Ele disse: “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo” – João 16:7-8.
Quando tocados pelo Espírito Santo somos convencidos do pecado, “todos pecaram”, da justiça e do juízo, “o salário do pecado é a morte”. Quando passamos a crer em Jesus somos vivificados. “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados” – Efésios 2:1.
Entenda que Jesus Cristo, semeador Deus Filho, ascendeu ao céu, e pelo Seu Espírito continua a semeadura por meio (instrumentos) de seus filhos redimidos.
O Apóstolo Paulo declara que os salvos são o templo do Espírito Santo. (1ª Coríntios 3:16; 6:19). Todo o Salvo deve ser instrumento de cumprir a grande comissão: “Ide, e fazei discípulos de todas as nações” (Mateus 28:19,20; Marcos 16:29).
A instrumentalidade do homem começou há muito tempo com os Patriarcas, Profetas, os Apóstolos e discípulos, e que perduram até hoje. Todos os Salvos devem levar a preciosa semente adiante. “Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos” – Salmo 126:2.
O trabalho do salvo é levar a preciosa semente da Palavra de Deus, pela vida (testemunho), pelos lábios (proclamar), pela literatura (palavra escrita, livros e porções distribuídas da Palavra de Deus).
Palavras e ações são sementes que caem nos solos, ou seja, corações humanos. Cada um de nós precisa compreender que fazemos diferença entre a vida e a morte, céu e o inferno. Vai depender da nossa disposição como instrumentos do Evangelho de Cristo.
O trabalho é grande e vasto, duro e às vezes infrutífero da perspectiva humana. Os salvos como instrumentos afiados, bem afinados, precisam levar a semente. Está acima do seu poder fazer a semente brotar. Se nós fôssemos responsáveis pelos resultados sobre os corações dos homens seria sem dúvida muito triste e pesaroso.
A única obrigação do salvo é levar a semente, deixando o semeador Espírito Santo fazer com que o solo fértil abra absorvendo a semente e frutificando.
Conclusão
Jesus disse em João 16:13,14: “Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar”.
Somos responsáveis por levar a semente, mas não por aqueles que a recebem. Quem faz crescer e frutificar é o Espírito Santo que convence do pecado, da justiça e do juízo.
“Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus” – 1ª Coríntios 3:9.
Pr. Renato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário