sábado, 11 de fevereiro de 2012

O Caminho Para o Céu


O Caminho Para o Céu - Lucas 23:32-43

Jesus foi preso, julgado, condenado e sentenciado à morte. Em Lucas 23:32-43, Jesus é crucificado e está cumprindo as escrituras em processo de morte por causa dos nossos pecados. Por isso Jesus é o nosso Redentor, o nosso Senhor e Salvador.
A morte de Jesus naquele dia foi acompanhada por muitos. Há um pequeno grupo a seus pés, incluem algumas mulheres, João, o discípulo amado, a grande multidão e a elite religiosa que se ​​reuniu para assistir a morte de Jesus. Os soldados romanos estão lá para garantir que a execução saia sem impedimentos. Muitas pessoas observam Jesus no processo doloroso da crucificação e consequente morte.
Somos informados pelo texto bíblico de que outros dois homens morreram com Jesus no Calvário.
Não há dúvida de que a morte de Jesus na cruz era um acontecimento doloroso. A morte de Jesus no Calvário foi para cumprir um propósito. Jesus morreu naquele dia para abrir o caminho para o céu, o caminho para todos os que O recebem como Senhor e Salvador.
Jesus é o único caminho para o céu. Jesus disse ser ele mesmo o caminho, e a verdade e a vida (João 14:6). Cada um dos três crucificados tiveram uma ligação direta com o caminho.
Eu quero que observe que:

1. Um homem rejeitou o Caminho para o Céu – Esse homem é o malfeitor que achou loucura crer num outro crucificado como Salvador. Por isso Paulo descreve: “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem...” – 1ª Coríntios 1:18a. O texto bíblico relata que esse blasfemava e duvidava da identidade de Jesus. “E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós” – Lucas 23:39.
Esse homem malfeitor não foi para o inferno porque era um criminoso. Ele foi para o inferno porque rejeitou Deus, rejeitou o plano de Deus para Salvação.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” – João 3:16-18.
2. Um Homem aceitou o Caminho para o Céu – Esse homem é o outro malfeitor que teve uma mudança de coração e mente em relação a Jesus. Ninguém nesta terra poderia salvá-lo da crucificação e consequente morte física. No entanto, ele acreditava que Jesus poderia salvá-lo de um destino muito pior. Ele acreditava que Jesus poderia salvá-lo de ir para a eternidade no inferno.
Este homem era capaz de olhar além do presente. Este homem moribundo viu que Jesus era o seu Messias e que Jesus era a sua única esperança.
“Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus (reconhece a divindade de Jesus), estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam (reconhece a culpa – pecador); mas este nenhum mal fez” – Lucas 23:40-41. Ele declara sua culpa para todos ouvirem. Reconhece Jesus como sendo o próprio Deus e a única esperança para a vida eterna no céu.
Da maneira como estava lá, cravado na cruz, na presença de Jesus, este homem confessa ser um pecador e clama: “E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino – Lucas 23:42. Sua preocupação vai para além desta vida curta e passageira.
"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus" – 1ª Coríntios 1:18.
3. Um Homem é o Caminho para o Céu – Jesus ficou pendurado em agonia e vergonha, morreu pelos pecados da humanidade. Jesus salvou um homem só porque ele o clamou. Ele teria salvado o outro ladrão se ele tivesse clamado, mas com fé, e Ele vai te salvar se você pedir a Ele agora com fé.
Ao fazer isso, Jesus demonstrou exatamente porque Ele morreu. Em Isaías 53:1-6 descreve em detalhe que Jesus iria sofrer, mas deixa claro repetidamente que era tudo por mim e por você. A cruz não era sobre a dor, era sobre o pagamento do pecado. “Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” – Marcos 10:45.
Jesus morreu para satisfazer as justas exigências de Deus para os nossos pecados. Jesus morreu para pagar a pena que os pecadores nunca poderiam pagar. Jesus morreu para tomar o nosso lugar, para pagar os nossos pecados e nos fazer livre.
“Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” - 2ª Coríntios 5:21.
“Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados” – 1ª Pedro 2:24.
Jesus aceitou o simples, a fé daquele ladrão que estava morrendo. Jesus disse a esse homem que ele não tem que esperar para um tempo futuro para estar com o Senhor, ele estaria com o Senhor naquele mesmo dia no paraíso. “E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” – Lucas 23:43.
Jesus diz a este homem que naquele dia ele se juntaria a Jesus em comunhão doce no paraíso do nosso Senhor. Louvado seja Deus, há esperança além do túmulo.  A alma vive na presença do Senhor e desfruta de doce comunhão com Ele em glória. Que esperança e que promessa!
Conclusão
Sua alma vai viver para sempre no céu ou no inferno, dependendo do que você fez com Jesus. Porque o que você faz com Ele vai determinar o destino da tua alma. Céu ou inferno?
Uma situação que parecia sem esperança. Ali estavam três homens que morrem; um clama a Jesus e recebe a promessa de salvação, o outro zomba e vai para o inferno por escolha.
Vale lembrar que mesmo quando as coisas pareciam desesperadoras para Jesus, Ele ainda é Deus tanto quanto Ele já tinha sido. Ele tem poder tanto quanto Ele já tinha possuído. Ele é tão capaz de salvar como sempre foi.
Não importa o seu pecado, não importa que tipo de maldade cometeu. Se você vier a Jesus e invocar o Seu nome para o perdão, Ele irá recebê-lo e ele vai te salvar. O que Ele fez por aquele ladrão, Ele tem feito a muitos outros, Ele fará por você, se você chegar a ele com fé.
Três homens morreram naquele dia em uma colina chamada Calvário. Um homem morreu em seus pecados, ele foi para o inferno porque rejeitou Jesus Cristo. Um homem morreu perdoado, virou-se para Jesus pela fé e foi salvo.
O terceiro homem, Jesus, morreu e deu Sua vida na cruz para todos os que O recebem possam ter o pecado perdoado, Jesus fundou e abriu o caminho para o céu.
Agora, se você nunca foi salvo, esta é sua oportunidade.  Se você vier a Jesus pela fé, crendo que Ele morreu por você e ressuscitou, você será salvo.
Pr. Renato