segunda-feira, 30 de julho de 2012

Só no Seu Precioso Sangue

“Só no Seu Precioso Sangue”
Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”. 1ª Pedro 1:18-19.
Muitos homens foram considerados de valor pelas suas vidas e obras. O Senhor Jesus Cristo, embora honrado como homem de grande valor, é estimado, sobretudo pela Sua morte, por meio da qual os homens são reconciliados com Deus. "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1ª Timóteo 2:5.
“Só no Seu Precioso Sangue”. Esse pensamento deve permear as nossas mentes todos os dias de nosso viver. Quem mais poderia nos livrar da culpa e do pecado? Sistemas religiosos e seus líderes podem levantar as suas vozes para propagar suas crenças e ritos, mas podem livrá-los da culpa e mancha que o pecado produz em todo ser humano? Portanto, cantemos e nos alegremos:
“Oh! Que preciosa paz,
Que vem da sua cruz,
A qual me dá Jesus
Pelo seu precioso sangue!”
E todos os crentes em Cristo Jesus ecoam as vozes dizendo: “Só no Seu Precioso Sangue”.
1. Getsêmani : Lc. 22:39-45.
Jesus se reuniu com os discípulos para a ceia da Páscoa e falou-lhes muitas coisas concernentes a Nova Aliança. Jesus se referia de seu sangue que seria vertido na cruz do calvário e seria lembrado como memorial de sua obra de salvação.
No monte das Oliveiras, no jardim do Getsemani, disse Jesus: “Assentai-vos aqui, enquanto vou além a orar” – Mateus 26:36.
Jesus orou no jardim em agonia e sangue. O Senhor Jesus começou ali derramar gotas de sangue, derramou a sua alma em agonia. Brevemente não somente cairiam gotas de sangue, mas seria vertido seu sangue na cruz do calvário por nossos pecados.
            Jesus começou a sentir o peso do pecado humano recaindo sobre si. Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar” – Isaías 53:10a.
 Porque “Só no Seu Precioso Sangue” há Salvação.
2. Traição de Judas: Lc. 21:37-22:-6.
            Ao mesmo tempo em que o sinédrio estava assentado e consultando como mataria Jesus, Satanás que é inimigo de Deus colocou no coração de Judas traí-lo. Como isso poderia ser feito? Satanás, como diz a Bíblia: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” – 1ª Pedro 5:8.
            Foi apenas necessário despertar e trabalhar as corrupções do coração de Judas, fisgá-lo pelas suas tentações agradáveis a sua malícia e avareza. Tiago escreve: "Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência." Tiago 1:14.
            A traição de Judas foi uma negociação muito simples. Judas motivado pela sua concupiscência vendeu Jesus por trinta moedas de prata.  Judas traiu Jesus primeiramente em seu coração buscando o seu próprio interesse e lhe entregou de fato no jardim do Getsemani.Satan, the Unseen Enemy (22:3)It's a pretty simple negotiation.
Diferente de Judas, entregue a si mesmo a Jesus Cristo, porque “Só no Seu Precioso Sangue” há Salvação.
3. Negação de Pedro – Lc. 22:54-62.
No frio da madrugada, o impetuoso Pedro aquentando-se pelo fogo no pátio do palácio do sumo sacerdote, negou veementemente conhecer o Senhor Jesus. Pedro negou a Cristo e que era seu discípulo por causa da aflição e perigo. Aquele que uma vez diz uma mentira é fortemente tentado a persistir nela quando por inúmeras vezes acerca dela for indagado.
O Senhor Jesus olhou para Pedro com ternura, mas para Pedro era como se perguntasse: Tu não me conheces, Pedro? O mesmo Pedro que confessou diante dos demais discípulos ser Jesus o Filho do Deus Altíssimo e que de pronto prometeu solenemente que nunca o negaria.
Que olhar meigo e terno de Jesus! Era um olhar de ajuda, compassivo que dizia: Tu caíste e Eu te ajudo a levantar! Era um olhar de direção para Pedro cair em si mesmo. Um olhar significativo o transportando para a graça de Jesus, capacitando Pedro a arrepender-se.
A graça de Deus é abundante no olhar de Cristo, a graça que restaura Pedro na noite em que ele o negou. A graça de Deus que traz à consciência que cometeu pecado contra Deus e traz o triste e amargo sabor do pecado levando ao choro amargo e arrependimento de Pedro, trazendo o consequente alívio do perdão de Deus por Jesus Cristo nosso Senhor.
A graça de Deus é por Jesus Cristo nosso Senhor porque “Só no Seu Precioso Sangue” há Salvação.
4. Escarnecimento – Lc. 22:63-71.
Enquanto estava detido e durante toda crucificação as pessoas zombavam e feriam Jesus. Diante do Sinédrio, cuspiram, esbofetearam, acusaram de blasfêmia e o condenaram. Os soldados romanos zombaram colocando uma capa escarlate, uma coroa de espinhos e o açoitaram sem piedade. As pessoas que ouviram os seus ensinamentos, viram os seus milagres, meneavam as cabeças em sinal de reprovação e zombaria.
            A zombaria dos homens não afastou Jesus de sua missão, nem impediu que fosse vitorioso. É imprescindível que nós que o servimos hoje não permitamos que a zombaria com relação a nossa fé nos impeça de servir ao Senhor.
A graça de Deus está acima de qualquer coisa que esse mundo possa oferecer ou fazer porque nada se compara com Cristo que nos comprou com alto preço, com derramamento de seu próprio sangue.  “Só no Seu Precioso Sangue” há Salvação.
5. Crucificação – Lc. 23:33-48.
Jesus ficou pendurado em agonia e vergonha. Em Isaías 53:1-6 descreve em detalhe que Jesus iria sofrer, mas deixa claro repetidamente que era tudo por mim e por você. A cruz não era sobre a dor, era sobre o pagamento do pecado. “Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” – Marcos 10:45.
Jesus estava satisfazendo as justas exigências de Deus para os nossos pecados, pagando a pena que os pecadores nunca poderiam pagar. Jesus tomou o nosso lugar, para pagar os nossos pecados e nos fazer livre. “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” - 2ª Coríntios 5:21.
“Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados” – 1ª Pedro 2:24.
Jesus aceitou a fé simples na sua pessoa e consequente comunhão no paraíso do nosso Senhor. Louvado seja Deus, há esperança além do túmulo. Esperança obtida “Só no Seu Precioso Sangue”. 
6. Ressurreição e volta: Lc. 24:1-9.
Porque buscais o vivente entre os mortos? Embora Cristo tivesse morrido estava vivendo agora e não deve ser procurado em um sepulcro.
Os anjos asseguravam que Ele havia ressuscitado dos mortos pelo seu próprio poder. Esses anjos não trazem do céu nenhum novo Evangelho, mas lembram as mulheres das Palavras de Cristo, que deveriam ensiná-las e aplica-las.
O sepulcro vazio é a prova da Sua ressurreição e da vitória sobre a morte. As mulheres diante do sepulcro ouvem dos anjos que anunciam novas de grande alegria: “Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia, Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite. E lembraram-se das suas palavras” – Lucas 24:6-8.
“Só no Seu Precioso Sangue” Jesus nos dá esperança viva e eficaz da ressurreição na Sua vinda.



Pr. Renato