sexta-feira, 20 de junho de 2014

E Disse Deus: Haja luz; e houve luz!

E Disse Deus: Haja luz; e houve luz!

“No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.” – Gênesis 1:1-4.

É Deus que pode fazer a luz resplandecer das trevas. A humanidade depois do pecado se tornou em grandes trevas. Somente pelo mover de Deus pode o homem vir a ter luz (II Pedro 2:9-10).

Deus trabalhou e traçou seu plano eterno em Sua bondade e misericórdia para que Seu Filho Jesus viesse. “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus” – 1ª Pedro 1:18-21.

O Senhor Deus faz separação entre a luz e as trevas desde a fundação do mundo que diz: “fez Deus separação entre a luz e as trevas” (Gênesis 1:4). Deus é luz e não há nele trevas nenhumas (1ª João1:5). O Senhor Deus pelo Seu mover e pela Sua Palavra apresenta Jesus que é a luz e a exata imagem de Deus, sendo Ele mesmo o Deus Filho. Ele faz separação daqueles que aceitam a luz de Seu Filho Jesus e daqueles que permanecem nas trevas por rejeitar aquele que é luz.

O que o pecado provocou?

1. Um Grande Vazio – “E a terra era sem forma e vazia...” – Gênesis 1:2a.
No princípio de tudo a terra era absolutamente improdutiva, sem uma única árvore, arbusto ou flor, sementes ou ervas. Não havia uma forma e estava plenamente vazia. Quando Deus disse começou a surgir pela Sua Palavra a terra, o espaço, a luz, a atmosfera, os mares e as plantas, o sol, a lua e as estrelas, os animais marinhos e as aves, os animais terrestres e o homem. “E viu Deus tudo quanto tinha feito, eis que era muito bom” (Gênesis 1:31).

Inicialmente o homem era bom e obedecia a Deus e desfrutava da maravilha da criação de Deus no Éden e da Sua comunhão. Mas o homem pecou desobedecendo a Deus. Sendo assim, espiritualmente o homem como ser espiritual está vazio e improdutivo a Deus por causa do pecado. Diz a Bíblia que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3:23). Um grande vazio no coração do homem criou-se pelo rompimento da comunhão com Deus e houve uma grande incerteza acerca do futuro e do porvir.

Não precisa ser assim! Deus enviou Seu Filho amado para preencher esse vazio com Sua luz e lhe garantir um futuro certo ao Seu lado na eternidade do céu quando aceitá-lo como Senhor e Salvador.

Há Salvação em Jesus e o preenchimento deste vazio pelo Seu eterno Espírito Santo. “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus” – Romanos 3: 24-26.
O que o pecado provocou?

2. Intensa Escuridão – “...e havia trevas sobre a face do abismo...” – Gênesis 1:2b.

No princípio de tudo a terra era sem forma e vazia, havendo trevas. Havia densas trevas na qual não havia beleza e nem forma. O homem separado de Deus por causa do pecado vive em trevas, na escuridão de seus pecados. Diz a Bíblia: estando vós mortos em ofensas e pecados” (Efésios 2:1).

O homem sem Deus anda nas trevas (1ª João 1:6), tem os olhos na escuridão como cegos (1ª João 2:11), o entendimento obscurecido (Efésios 4:18), o coração insensato (Romanos 1:21) e amando mais as trevas do que a luz (João 3:21).

Mais uma vez lhes digo, não precisa ser assim! Para dissipar as trevas basta seguir o conselho de Deus que diz: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido” – Romanos 10:9-11.

Visto que isso é possível pelo poder de Deus que dissipa as trevas, venha para a maravilhosa luz de Cristo, como diz as Escrituras aos creem: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” – 1ª Pedro 2:9.

Conclusão

“E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” – Gênesis 1:2.

Deus jamais desistiu de você e de mim. Da mesma maneira que moveu o seu Espírito na criação Ele o move para que venha haver luz e entendimento da Sua vontade e Salvação. Diz a Bíblia que Deus através de Seu Filho Jesus veio salvar o que se tinha perdido (Mateus 18:11).

Portanto, somente pela Palavra Deus pode haver luz porque por ela Ele disse: “Haja luz; e houve luz”.

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.  Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” – 2ª Coríntios 5:17-21.

Pr. Renato