sábado, 5 de março de 2011

A Contabilidade de Deus

A contabilidade de Deus
“Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.” Salmos 90:12
Somos mal orientados se não buscarmos a instrução do Senhor.  O tempo não pára, ele simplesmente passa. Alguns se preocupam com o envelhecimento somente quando os anos já se passaram. Deus é eterno, mas, os dias do homem passam como um sopro ou como um sono.
Nem pecados e iniquidades estão ocultos aos olhos do Altíssimo e os dias de nossa vida estão limitados a 70 ou há 80 anos e isso com canseira e enfado. “Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando”. Salmos 90:10.
Acumulamos em nossos dias muitas coisas: Anos de vida, experiências, bens materiais, alegrias, tristezas, problemas e soluções de problemas.
Estamos sempre aguardando os dias passar: A maioridade chegar, o casamento realizar, a carteira de motorista, os resultados de concurso público para obtenção de estabilidade financeira, etc.
Não ouviram a advertência do Pregador: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias” – Eclesiastes 12:1. Os dias desperdiçados são justamente os que não trouxeram nenhuma lição sábia ao coração.
Somos mal orientados se não buscarmos instrução do Senhor. Mesmo que a maioria dos homens despreze a instrução que vem do Criador, o fiel servo pede, insistentemente, que Deus ensine o que tem importância eterna.
Quais as realidades desta porção bíblica?
“Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.” Salmos 90:12
1. A realidade da vida – Salmos 90:12a “Ensina-nos a contar os nossos dias”.
Somente Deus conhece quantos dias restam da nossa vida. A certeza da morte é inegável. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” – Romanos 6:23. Em Gênesis capítulo 5 trata a genealogia de Adão e se destaca a morte com a expressão e morreu”. Igualmente certo é o fato de que ninguém sabe em que dia a morte virá.
 “E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus”. – Lucas 12:15-21.
Deus, conhecedor de todas as coisas, sabe o tempo exato de nossas vidas. Jesus ao contar a parábola do homem rico que depositava sua esperança nas riquezas, mostra que Deus sabe o tempo das nossas vidas.
Quais as realidades desta porção bíblica?
“Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.” Salmos 90:12
2. A realidade dos dias – Salmos 90:12a “Ensina-nos a contar os nossos dias”.
Os servos fiéis pedem a ajuda de Deus para evitar o desperdício do tempo. Dias não contados referem-se a dias não-aproveitados, horas em que nada se fez ou não se aprendeu algo de valor. 1ª Coríntios 10:31 “Portanto quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei para a glória de Deus”.
Pelas perspectivas humanas os dias bem contados são aqueles que alcançam popularidade, sucesso, posição social, religiosidade.
Se quer ter os dias contabilizados por Deus, avalia tudo à luz da eternidade, com coisas de durabilidades eternas – “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam” – Mateus 6:19, 20.
“O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio” – Provérbios 11:30.
Quais as realidades desta porção bíblica?
“Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.” Salmos 90:12
3. A realidade do coração – Salmos 90:12b “de tal maneira alcancemos corações sábios”.
Mais uma vez podemos observar que o coração humano é perverso em sua natureza. Jeremias 17:9 diz que “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” – Veja a pergunta de retórica “quem o conhecerá?” Mateus 15:11, 18 e 19 diz que “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem... Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias”. – mostra que aquilo que procede do coração é o que contamina o homem, os maus desígnios, etc.
Sem Deus é impossível alcançar um coração sábio. Deus em Sua Palavra nos deixou muitas lições: Exemplos do que devemos fazer e do que não devemos fazer; nos dá ensinamentos práticos; nos mostra as consequências do pecado.
O objetivo das lições de Deus para nós visa que sejamos aprovados e alcancemos um coração sábio. Ele mostra o caminho e motiva seus servos a progredir nessa direção. Revelou Sua infalível Palavra para ser luz e lâmpada para os pés dos que andam nos caminhos sinuosos deste mundo.
Quais as realidades desta porção bíblica?
“Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.” Salmos 90:12
4. A realidade da sabedoria – Salmos 90:12b “de tal maneira alcancemos corações sábios”.
O que quer dizer “coração sábio”. Estas palavras têm um paralelo na mensagem de Paulo: “Não cessamos de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual” – Colossenses 1:9.
Jesus é o exemplo supremo – Em João 4:34 está escrito: “Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra”. Se Deus nos ensina clara e inconfundivelmente Sua vontade, não ficaremos mais presos à cegueira que baseia suas decisões, no acaso da pura sorte. Infinitamente melhor é escolher sob a direção daquele que conhece o futuro tão plenamente como o passado.
Sabedoria quer dizer inteligência que enxerga bem, além do horizonte desta vida curta e insegura. Escolher de acordo com a orientação bíblica.
Conclusão
 Quem, além de Deus, pode ensinar a um filho essa realidade? Ninguém nasce sábio.
Pecadores buscam prazer e sucesso com uma visão curta. Não olham além da morte física, enquanto o homem que quer aprender a sabedoria de Deus e avalia tudo à luz da eternidade.
Paulo disse que, se recebermos sabedoria e entendimento espiritual, devemos viver de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado (Colossenses 1: 10).
Uma definição de pecado destaca precisamente esse aspecto - desagradar a Deus agindo de maneira indigna do Pai que nos gerou pelo Seu Santo Espírito. Deus é eterno e muito superior ao homem. Deus é eterno e indestrutível, mas a vida do homem é frágil e passageira. A única esperança do homem é procurar o refúgio em Deus, pois este é capaz de proteger e cuidar de seus servos.
Pr. Renato 


Nenhum comentário:

Postar um comentário