quinta-feira, 31 de março de 2011

Os Benefícios dos Pais

Os Benefícios dos Pais.
“Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta”. Salmos 127:3-5
Nós gostamos de benefícios. Nós gostamos de receber favores, de receber recompensa, de receber uma benfeitoria, de algo proveitoso como resultado. Nós somos assim, gostamos de ser beneficiados no trabalho, em casa, na rua, nas compras, etc.
O benefício é ainda melhor:
·         Quando nos é dado gratuitamente.
·         Quando o labor (trabalho) não é nosso.
·         Quando apenas desfrutamos do fruto do trabalho de alguém.
 A Bíblia declara que Deus nos carrega de benefícios. Salmos 68:19 diz: "Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação". A Bíblia apresenta os filhos aos Pais de forma positiva, como benefícios.
Quais seriam esses benefícios? O primeiro benefício dos Pais é que os filhos são...
1. HERANÇA – Salmos 127:3a.
“Eis que os filhos são herança do Senhor...” Salmos 127:3a.
Herança é aquilo que se recebe de alguém. Não é de si mesmo, mas provém de alguém para você. Herança é bem, direito ou obrigação transmitido por via de sucessão ou por disposição testamentária.
Portanto, uma herança não pode ser rejeitada, independe da sua vontade. Podemos chamar a herança de uma aliança unilateral.
Quando você herda por disposição testamentária é porque alguém morreu e deixou algo para você. Você não decide, já foi decidido no testamento, a herança já é tua.
Não se pode rejeitar uma herança. O que se pode fazer por vontade própria é deixar de usufruir, mas o bem não deixa de ser seu.
Os filhos são herança do Senhor porque Ele mesmo que provê os filhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão... Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia”. Salmos 139:4-6, 13-16.
Os filhos são dados pelo favor imerecido, por isso é graça de Deus. Você não pode rejeitar. Uma vez que recebeu os filhos como herança de Deus, não pode rejeitar porque quando se tornam Pais sempre serão Pais.
O que se pode fazer é deixar de usufruir. Mas o fato é que continuarão Pais do mesmo jeito. 
Podemos ser dos mais variados Pais:
·         Pais de filhos abortados.
·         Pais de filhos bastardos – sem reconhecimento legal.
·         Pais de filhos desajustados.
·         Pais de filhos rebeldes.
·         Pais de filhos ajustados.
·         Pais de filhos tementes a Deus.
·         Pais de filhos abençoadores, etc.
Cabe a vocês escolherem o tipo de Pais que desejam ser.
O fato é que vocês Pais não podem rejeitar os filhos porque seus filhos são herança do Senhor. Vocês podem deixar de usufruir da herança que são seus filhos, mas continuarão sendo seus filhos.
A Bíblia declara que os filhos são uma herança do Senhor e generosamente dada aos Pais pela graça, favor imerecido.
Quais seriam esses benefícios? O segundo benefício dos Pais é que os filhos são...
2. GALARDÃO – Salmos 127:3b.
“...e o fruto do ventre o seu galardão” Salmos 127:3b.
Galardão é recompensa, prêmio, honra e glória. Não podemos usar o termo galardão sem associar com herança. Aquele que recebe uma herança recebe um benefício que foi provido por alguém. O galardão é o prêmio ou a recompensa deixada por alguém. Cabe ao recompensado, ao premiado ou galardoado fazer bom uso de seu galardão.
Em uma herança secular de bens acontece que as pessoas vendem o bem – o dinheiro é aplicado ou gasto até desaparecer como fumaça. Usufruem do bem e faz prosperar ou usufruem do bem de forma errada e vai à falência. A forma de uso do seu benefício é que vai mostrar o tipo de honra e glória que receberá.
Aquele que recebe uma herança recebe o benefício que foi provido por alguém – os filhos são herança do Senhor. Os filhos são o galardão, o prêmio, a herança. Cabe ao galardoado fazer bom uso de seu galardão. Os Pais são autoridades estabelecidas por Deus. Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor” – Colossenses 3:20. 
Os Pais são responsáveis pelos filhos. Respondem a Deus pelo treinamento dos filhos. Os Pais tem o direito de Deus de administrar justiça, punir a desobediência e abençoar o comportamento correto.
O mandamento de obedecer é endereçado aos filhos. Os Pais como autoridade respondem a Deus pelo cumprimento da obediência dos filhos enquanto esses estão sob sua responsabilidade. E disse o SENHOR a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos. Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa, começarei e acabarei. Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu. Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a sua iniquidade, nem com sacrifício, nem com oferta de alimentos”. 1º Samuel 3:11-14.
Os filhos galardoarão a vocês Pais de duas maneiras:
1.    Vergonha – O que aflige o seu pai, ou manda embora sua mãe, é filho que traz vergonha e desonra”. Provérbios 19:26; O que guarda a lei é filho sábio, mas o companheiro dos desregrados envergonha a seu pai”. Provérbio 28:7; “A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe”. Provérbios 29:15.
2.    Honra e Coroa de glória, de delícia e descanso – O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga”. Provérbios 13:24; “Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma”. Provérbios 29:17.
O resultado do seu galardão vai depender de como tem feito uso da sua herança, os filhos. Como você tem conduzido seus filhos?
A Bíblia declara que os filhos são herança do Senhor e o galardão de seus Pais.
Quais seriam esses benefícios? O terceiro benefício dos Pais é que os filhos são...
3. FORÇA – Salmos 127:4-5.
“Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à portas”. Salmos 127:4-5
Nos tempos bíblicos o que era um arqueiro sem suas flechas? Um arqueiro sem flechas é como um soldadinho de papel. O que seria do arqueiro sem sua aljava? (aljava é um coldre ou estojo onde se colocam as flechas que traz pendente no ombro). O que seria do arqueiro sem flechas na aljava? Sem a aljava e sem suas flechas está o arqueiro sem suas forças.
Assim como o arqueiro precisa de sua aljava com flechas, assim necessita o homem de seus filhos que são sua força. Os filhos são a ajuda quando declinamos em idade. É a continuidade de sua geração. “Bem-aventurado o homem que enche deles (filhos) a sua aljava”. A felicidade e a aljava cheia vão de mãos dadas nessa porção bíblica.
A quantidade de flechas que cabem numa aljava pode variar. O que importa é que ela esteja cheia. Queridos Pais talvez a sua aljava esteja cheia com uma única flecha, outros com duas, três, quatro, etc.
Os filhos são comparados com as flechas. Eles não nascem retos. Assim como as flechas devem ser lapidadas, precisam ser lapidados os nossos filhos. Pais de flechas devem endireitá-los para que atinjam o alvo certo. Isso envolve trabalho, amor, paciência e disciplina.
À medida que treinamos nossos filhos no caminho de Deus os preparamos como flechas. Muitas vezes é preciso suor, trabalho e até lágrimas para que os nossos filhos acertem o alvo, o caminho do Senhor.
Conclusão
Agindo assim, com certeza, vocês Pais serão mais do que felizes por terem filhos tementes a Deus. E vossos filhos falarão da sabedoria que vem do alto e que está descrita nas Sagradas Escrituras. São elas que os fazem sábios para a salvação pela fé em Jesus Cristo.
Pr. Renato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário