sábado, 23 de abril de 2011

A Procura de Um Cordeiro.

A Procura de Um Cordeiro
“E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito”. Êxodo 12:13
Por causa do comércio, o diabo tenta distorcer muitas verdades bíblicas. A Páscoa é um exemplo de comércio que distorce a verdade bíblica confundindo crianças, jovens, adultos e até mesmo os crentes que são seduzidos pela simbólica troca de ovos feitos de chocolate.
Muitos cristãos não sabem qual é o verdadeiro sentido da Páscoa. Pensam que Páscoa é apenas um feriado no qual ganhamos muitos ovos de chocolate. Os costumes e as tradições que são ensinados de geração em geração nos impedem, muitas vezes, de conhecer o verdadeiro sentido da Páscoa. Jesus disse: “E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição”... “Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.” – Marcos 7:9,13. As propagandas na televisão, os cartazes, as brincadeiras, tudo isso nos faz esquecer o verdadeiro sentido da Páscoa.
A Páscoa é uma das três grandes festas em comemoração ao êxodo, ou seja, a saída e libertação dos Israelitas do Egito. O povo de Deus, anualmente, reunia-se em Jerusalém para esta festa que começava no mês primeiro, aos 14 do mês, no crepúsculo da tarde. Iniciou-se com uma refeição sacrificial, que consistia de um cordeiro assado, pães asmos e ervas amargas.
A Páscoa é um símbolo de Amor, cuidado e proteção de Deus por nós. Quando o povo de Deus era escravo no Egito, a Páscoa foi estabelecida com o sinal do sangue de um cordeiro esborrifado nos umbrais das portas das casas dos israelitas para que o anjo da morte não atingisse os primogênitos das famílias de Israel.
A Páscoa é uma palavra de origem hebraica, PÊSSACH, significando passar por cima ou passar poupando. A última praga sobre os egípcios foi a morte dos primogênitos. A praga dos primogênitos fala do “juízo de Deus” contra aqueles que não ouvem ao Senhor. O Senhor deu toda a orientação a Moisés de como o povo do Senhor poderia ser liberto daquela praga.
Quais as condições básicas para sermos livres do poder da morte?
1. É preciso um Cordeiro – Êxodo 12:3-6.
Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde”. Êxodo 12:3-6
Muitas coisas são usadas e colocadas como símbolos para uma libertação da escravidão do pecado. Mas as coisas que os homens inventam apenas cauterizam os seus sentidos e invalidam a verdade bíblica. Criam símbolos como o ovo de chocolate para a páscoa, o Senhor de barba branca e roupa vermelha para o Natal, estatuetas simbolizando deuses, objetos e símbolos que de nada se aproveitam. Essas coisas são apenas paliativas para alívio de consciência.
No Êxodo, o povo de Israel precisava de um cordeiro para que ocorresse a libertação do Egito. Não podia ser outro animal. Deus determinou ainda que cada família deveria tomar o cordeiro, para matá-lo, recolher o sangue numa bacia e pintar as vergas e os umbrais das casas, para que, no momento em que o anjo da Morte passasse sobre o Egito para matar os primogênitos, não atingisse aqueles que estivessem nas casas pintadas com o sangue. O anjo passaria poupando da morte o povo que assim houvesse procedido.
Não era qualquer cordeiro. Cada família devia matar ao entardecer um cordeiro sem manchas, sem defeito, e o sangue deveria ser passado nas umbreiras e na verga da porta nas casas em que ele fosse comido.
Assim como o povo de Israel estavam escravizados, nós somos escravizados pelo pecado e precisamos de libertação. Nós precisamos de um cordeiro e da mesma maneira deve ser um cordeiro sem mancha, sem defeito, e o seu sangue deve nos lavar.
Em Romanos encontramos a declaração bíblica que “o salário do pecado é a morte” – Romanos 6:23a. Não somente a morte física, mas uma morte muito pior, a morte espiritual, a separação eterna de Deus. Por isso João o Batista ao ver Jesus declarou: "No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" – João 1:29. Jesus é o cordeiro que precisamos para nos libertar do pecado.
Quais as condições básicas para sermos livres do poder da morte?
2. É preciso estar dentro da casa – Êxodo 12:7-11.
E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo. Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR”. Êxodo 12:7-11
O cordeiro deveria ser comido nas casas. Aqueles que estivessem fora das casas estavam desprotegidos. Dentro das casas comeriam com pães asmos, o pão sem fermento. E as ervas amargas, que simboliza a servidão amarga no Egito.
O cordeiro deveria ser comido por inteiro, cabeça, pés, fressura (vísceras mais grossas, como o coração, o pulmão, etc.). Isto nos fala das exortações, das provas e tristezas que os judeus passariam durante a caminhada até a terra prometida. Deveriam comer segundo à orientação de Deus, nas casas, em obediência ao Senhor que supre todas as nossas necessidades.
Deveriam fazer isso apressadamente porque era a preparação para a saída do povo da terra do Egito. Eles deveriam estar prontos, bem preparados a todo tempo, arrumados, somente esperando a ordem para sair do Egito.
Enquanto comiam deviam estar dentro da casa. Nós, ao aceitarmos o cordeiro, estamos inseridos no Corpo de Cristo. Lembre-se de Noé e sua família que foram salvos porque estavam dentro da Arca. A Arca é Cristo. Para não ser atingido pelo anjo da morte era necessário que se estivesse em família reunida dentro de casa.
Este aspecto fala da nossa comunhão preciosa com Deus e com nossos irmãos, neste tempo de tanta individualidade, tempos em que formamos barreiras e exclusivismo. Aquele que não for encontrado em Cristo está fora e não tem comunhão com Deus e está condenado à morte, separado eternamente de Deus.
Quais as condições básicas para sermos livres do poder da morte?
3. É preciso ter o sangue do Cordeiro – Êxodo 12:7, 12-14.
E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem”... “E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo”. Êxodo 12:7, 12-14.

Era preciso passar o sangue do cordeiro nos umbrais enquanto comiam do sacrifício do cordeiro em suas casas. O sangue não era visto por aqueles que estavam nas casas, mas era para O Senhor ver. O sinal era o Sangue do Cordeiro passado sobre os umbrais das portas. Foi o sangue do Cordeiro que poupou as vidas dos primogênitos dos judeus. Deviam seguir convictos a orientação de Deus.  Se o indivíduo estivesse dentro da casa e não tivesse o sangue passado nos umbrais das portas, ele não estaria livre da morte. Não bastava apenas ter conhecimento do que fazer, mas era preciso fazer.
A Bíblia declara que Jesus Cristo é a “nossa páscoa, foi sacrificado por nós” – 1ª Coríntios 5:7. “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” – 1ª Pedro 1:18-19.
Ter a firme convicção de aceitar Jesus Cristo como Único e Suficiente Salvador e Senhor de nossas vidas é reconhecer a cobertura do Seu precioso sangue, que foi derramado na Cruz do calvário. Deus deve ver o precioso sangue de Jesus em nós enquanto estamos inseridos na vida em Cristo. Não adianta apenas saber, mas é preciso obedecer e crer no poder do sangue do Cordeiro, Jesus. "No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo"... “E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus” – João 1:29,36.
Conclusão
Hoje a Páscoa se cumpre em nossas vidas quando reconhecemos e aceitamos o Sangue do Senhor Jesus, o Cordeiro de Deus, como proteção e purificação de nossos pecados. Então a Páscoa não se trata de uma troca de ovos de chocolate.
A verdadeira Páscoa é Jesus Cristo. Celebraremos então o Senhor Jesus. Se quisermos ser livres da Morte Eterna, precisamos do Sangue do Cordeiro de Deus que nos protege e nos guarda para sempre. A Páscoa fala de estarmos inseridos na Vida do Senhor Jesus. A Páscoa é passar por cima ou passar poupando ao ver em nós o sangue de Jesus.
Estas são as condições básicas que devem ser cumpridas: É preciso receber o cordeiro de Deus, Jesus Cristo. É preciso estar em Cristo, inserido na Sua vida em comunhão. É preciso estar lavados pelo sangue do Cordeiro, Jesus Cristo.
Pr. Renato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário