sábado, 9 de abril de 2011

Vitória em Cristo.

Vitória em Cristo.
“E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.” Apocalipse 5:1-5.
Jesus é o próprio Deus que esvaziou-se da Sua glória. Nunca deixou de ser Deus, mas assumiu a forma de homem. Tornou-se homem, o Salvador dos pecadores. “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” – Filipenses 2:6-8.
Jesus cumpre as promessas do Salvador. Ele veio da tribo de Judá, é o leão da tribo de Judá. Descende da realeza, é a raiz de Davi. Nasceu de uma virgem (Mateus 1:18-23; Gálatas 4:14). Jesus venceu a morte.
Nem Satanás e seus anjos caídos poderiam frustrar a vinda de Jesus. Jesus é a semente da mulher que foi ferida no calcanhar e pisou a cabeça da serpente. “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” – Gênesis 3:15.
Em Apocalipse 5 encontramos um quadro glorioso, Jesus na Sua Glória. Jesus é o Salvador que o pecador precisa. Em Cristo somos feitos co-herdeiros de Jesus Cristo, filhos de Deus por adoção (Gálatas 4:5-7; Romanos 8:37).
Quais as vitórias que em Cristo obtemos?
1. Vitória sobre a incredulidade humana – 1ª Coríntios 2:14.
“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” – 1ª Coríntios 2:14.

O homem está preso pelo pecado. O pecado impede que o homem entenda a verdade espiritual. Portanto, se Deus não fizer uma mudança no coração do homem, ele não pode crer e ter uma viva esperança. 
Por isso Jesus triunfou na cruz do calvário e venceu a morte. Sua obra tornou possível ao homem a mudança do coração sendo convencido pelo Espírito Santo do pecado, da justiça e do juízo. “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não creem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado” – João 16:7-11.
 Quando passamos a crer em Jesus como Senhor e Salvador somos feitos filhos de Deus e temos uma nova e viva esperança. “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade. E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado” – 1ª João 3:1-5.
Pela vitória de Cristo o homem tem vitória e somente pela obra de Cristo tornou possível a mudança do coração do homem, que convencido pelo Espírito Santo do pecado, da justiça e do juízo passou a crer no Filho de Deus, Jesus Cristo.
Quais as vitórias que em Cristo obtemos?
2. Vitória sobre a tentação – Hebreus 2:17-18.
 “Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados”. Hebreus 2:17-18.
Logo depois do batismo no Jordão, Satanás tentou Jesus no deserto. Empregou as suas artimanhas para derrubar Jesus Cristo, a concupiscência dos olhos, da carne e a soberba da vida. “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” – 1ª João 2:16-17.
Jesus não se acovardou diante da tentação e teve vitória sobre todo o tipo de pecado. Em Cristo o pecado não tem poder. Somos libertos da escravidão do pecado. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” – Romanos 8:32. Somos tentados, mas em Cristo obtemos vitória. “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” – 1ª Coríntios 10:13.
Quais as vitórias que em Cristo obtemos?
3. Vitória sobre a condenação do Pecado – Romanos 6:23.
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 6:23.
“A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele”. Ezequiel 18:20
Jesus Cristo nunca pecou. “Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados” – 1ª Pedro 2:21-24.
Jesus tomou sobre si o pecado de todo homem pecador que se arrepende e crê nEle. A condenação do pecado é a morte. Cristo tomou sobre si o pecado. Foi condenado à morte e considerado maldito. “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” – Gálatas 3:13.
Cristo venceu a morte, portanto, venceu a condenação. Em Cristo somos justificado e participante da vitória. “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” – Romanos 8:37-39.
Quais as vitórias que em Cristo obtemos?
4. Vitória sobre a morte – João 3:16,36.
“Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo”. 1ª Coríntios 15:55-57.
Jesus se tornou homem, submeteu-se à morte e tomou sobre si o pecado. Mas a morte não pode contê-lo. Jesus Cristo ressurgiu da morte. Agora Deus estabeleceu Jesus para ser juiz sobre todos. “Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos” ­– Atos 17:31.
Cristo dá vida eterna a todos os que confiam nEle. Em Cristo temos vitória sobre a morte. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”... “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” – João 3:16,36.
“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória” – Colossenses 3:1-4.
Conclusão
Jesus Cristo é vencedor do princípio ao fim. Deposite sua fé no vencedor Jesus Cristo. Olhe para Cristo autor e consumador da nossa Salvação. Deseje ser vitorioso com Cristo porque em Cristo somos mais que vencedores. (Romanos 8:37).
Pr. Renato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário