segunda-feira, 2 de maio de 2011

A Vontade de Deus a qualquer custo

A vontade de Deus a qualquer custo!
"Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos." 2ª Timóteo 4:13.
Há observações nas Escrituras que nos deixam maravilhados. Aprendemos nas pequenas porções bíblicas a reconhecer o Deus que provê todas as nossas necessidades. Vamos olhar para a capa, os livros e pergaminhos que Paulo deixou com Carpo em Trôade.
Em Trôade havia o principal porto da Ásia Menor. Provavelmente, o apóstolo Paulo foi preso em Trôade. Os soldados geralmente se apropriavam de qualquer peça de vestuário extra na posse de uma pessoa presa, sendo consideradas como as gratificações de quem efetuou a prisão. O apóstolo pode ter sido avisado de sua prisão e, portanto, prudentemente deixou seus poucos livros e sua capa aos cuidados de um homem honesto chamado Carpo.
O apóstolo Paulo dirige a carta para Timóteo e pede que traga a sua capa, os livros e principalmente os pergaminhos. Ele precisava muito de sua capa, o acentuado inverno estava chegando e o calabouço é muito frio (“Procura vir antes do inverno”. – 2ª Timóteo 4:21). Este é um breve relato sobre as circunstâncias das condições que ele se encontrava.
Quais aspectos da vida de Paulo demonstram a vontade de Deus?
1. A Renúncia
"Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos." 2ª Timóteo 4:13.
Deixe-me aqui perceber com admiração o completo sacrifício do apóstolo Paulo por causa do Senhor Jesus. Lembre-se que o apóstolo era grande, famoso e rico, ele tinha sido educado aos pés de Gamaliel, era zeloso do judaismo, foi acompanhado por uma guarda de soldados quando descia de Jerusalém a Damasco, era um homem de importância religiosa. 
Ele era um homem de boa reputação na sociedade e, sem dúvida, todo mundo olhando para o jovem Saulo de Tarso teria dito: "Ele vai ser um grande homem, ele tem todas as chances na vida, ele tem uma boa educação, um temperamento zeloso, terá abundantes presentes, e estima geral dos dirigentes judeus, ele vai atingir a celebridade".
Mas, quando o Senhor o encontrou, no mesmo dia na estrada para Damasco, tudo mudou! Então, ele pode verdadeiramente dizer: “Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo” – Filipenses 3:5-7.
Ele começa a pregar zelosamente. Ele continua seu trabalho, sem a sua riqueza, ele vai espalhando a Palavra de Deus. Ele viaja de um lugar para outro sem nenhum conforto.
Agora os homens que o acompanhavam, devido a sua conversão o abandonaram, já não são amigos. Quando ele foi pela primeira vez em Roma, eles estavam com ele, mas agora eles se foram, como folhas de inverno.
Paulo esvaziou-se de si mesmo e na miséria de sua vida estava disposto a levar por amor o nome de Cristo. Paulo menciona sobre as únicas coisas que lhe parecem restar deste mundo físico, uma capa, alguns livros e pergaminhos. Mas na sua miséria experimentou a rica e infinita graça de Deus.
Quais aspectos da vida de Paulo demonstram a vontade de Deus?
2. A Dependência
"Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos." 2ª Timóteo 4:13.
Ele tem uma capa e embora a muitas milhas de distância, ele vai esperar até que chegue. Paulo quer o suficiente para mantê-lo aquecido. Não há qualquer dúvida, que as outras partes de suas vestes estavam ficando muito degradadas, que realmente estavam em trapos, ele precisava da capa.
Na história há relatos de muitos servos de Deus sendo vestidos de maneira humilde devido às condições que se encontravam. Pessoas foram levadas para serem queimadas e o tempo na prisão havia corroído as vestes que se tornaram trapos cheios de buracos, além de seu estado físico, com dores e reumatismo. O calabouço é úmido e frio. 
 “E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus. Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele, Tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim” – Filipenses 1:28-30. Cada santo é uma imagem de Cristo, mas um pobre santo é sua imagem expressa, porque Cristo foi pobre.
Paulo aguardou o socorro de Deus, que usou Timóteo para suprir sua necessidade física com a capa, sua necessidade intelectual com os livros e sua necessidade espiritual com os pergaminhos.
Quais aspectos da vida de Paulo demonstram a vontade de Deus?
3. A Fidelidade
"Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, especialmente os pergaminhos." 2ª Timóteo 4:13.
Paulo tinha alguns livros e pergaminhos que foram deixados, talvez envolto na capa e Timóteo foi ter o cuidado de levá-los. Paulo havia escrito a maior parte do Novo Testamento e ele ainda quer seus livros e pergaminhos.
Ele está na prisão, ele não pode pregar, o que ele fará? Como ele não pode pregar, ele vai ler. Assim como os pescadores e seus barcos. Quando não estavam pescando, consertavam as redes. Não pararam. Portanto, se por algum motivo, você foi colocado em cima de uma cama, doente, e você não pode ensinar a sua classe, se você não pode estar trabalhando para Deus em público, consertar as redes, ou seja, crescer pela leitura é o seu melhor. Se uma ocupação é tomada de você, tome outra tão digna como a primeira.
Ele diz: "principalmente os pergaminhos". Possivelmente eles foram os pergaminhos das Sagradas Escrituras ou eram seus próprios pergaminhos em que foram escritos os originais de suas cartas que estão em nossa Bíblia, como as Epístolas aos Efésios, Filipenses, Colossenses, e assim por diante.
Esse pedido reflete a importância que Paulo dava à Palavra de Deus. As pessoas nos dias de hoje preferem ler as opiniões de suas denominações, conforme estabelecido nos periódicos, ler as opiniões de seu líder, conforme estabelecido em seus sermões ou suas obras, mas a Bíblia, o divino manancial está sendo esquecido. Você pode ir a poços humanos, mas não abandone a corrente cristalina que brota do trono de Deus.
Se pudéssemos entrevistar o Apóstolo Paulo, aprenderíamos muito com ele. Vamos imaginar. É quase escuro demais para vê-lo, vamos encontrá-lo no mesmo lugar horrível! A sujeira sobre o chão. O pobre velho, sem a capa, envolto em sua roupa esfarrapada sobre ele. Às vezes você o vê ajoelhar para orar, e então ele mergulha sua pena no tinteiro, e escreve para o seu querido filho Timóteo.
O vemos cheio de confiança em Cristo, sofrendo por seu mestre nas prisões, dizendo a Timóteo: “Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia” –  2ª Timóteo 1:12.
Sem dúvida, muitas vezes o tentador lhe disse: Paulo, você perdeu tudo por causa do seu Cristo! Ele o trouxe a mendicância. Veja, você tem pregado e o que é a recompensa por isso? Os homens que se converteram através da tua pregação te abandonaram. (2ª Timóteo 1:15; 2:17-18; 4:10, 14, 16). Desista, desista, não pode valer a pena tudo isso porque eles não vão mesmo lhe trazer a capa para te aqueceres. É hora de parar! "Não", diz o apóstolo: "Eu sei em quem tenho crido".
Conclusão
Se nossas aflições nos fazem duvidar da verdade, não paremos de trabalhar. Não teremos do que se envergonhar, mas seremos ainda mais firmes e seguros em Cristo. Basta pensar e ouvir o apóstolo Paulo dizer: “Eu sei em quem tenho crido”.
“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” – Romanos 5:1-5.
Eis que este nobre Paulo, disse “Eu sei em quem tenho crido”. Mas ele não é apenas confiante. Você vai notar que este velho homem é grande em comunhão com Jesus Cristo em seus sofrimentos.
“Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna. Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo”- 2ª Timóteo 2:1013.
Há dois no calabouço, não somente o homem que está sofrendo problemas como um malfeitor, mas se senta com ele um semelhante ao Filho do Homem, compartilhando todas as suas tristezas, suprindo todas as necessidades.
“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” – Filipenses 4:19.
Pr. Renato – Email: luisrd@ig.com.br ou luisrd.renato@gmail.com

Um comentário: