domingo, 8 de maio de 2011

O Bom Testemunho de Mãe.

O bom testemunho de mãe.
"Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti." 2ª Timóteo 1:5.
OOLISH PERSONS HAVE MADE REMARKS upon the trifles of Scripture. Quando estudamos a Bíblia nos deparamos com grandes heróis da fé. Hebreus, capítulo onze relata a fé de muitos homens e mulheres valorosos a Deus. É bem verdade que nos bastidores de muitos desses homens e mulheres há uma mãe fervorosa e dedicada.
Mães com um encantamento singular, cheia de fé e entrega incondicional ao Deus criador. Destaco alguns heróis da fé e suas mães:
Isaque e sua mãe Sara – “Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar” – Hebreus 11:11-12. Sara, exemplo de fé, sendo impossível gerar um filho por causa da esterilidade e idade avançada, creu na promessa e Deus a tornou fértil. Sara significa princesa, a princesa da fé.
Samuel e sua mãe Ana – “Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha”... “E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR” – 1ºSamuel 1:10-11,20. Ana suplicou ao Senhor e lhe declarou a sua amargura de alma, suplicou a Deus. Ana significa graça, achou graça diante do Senhor.
Jesus e sua mãe Maria. Maria gerou em seu ventre o Filho de Deus, o Deus encarnado, para depois vê-lo ser sacrificado em prol da humanidade. Certamente Maria agonizou junto à cruz de seu filho.
Maria ao ouvir as boas novas dos pastores de Belém, o anuncio de Jesus, o Salvador, a Bíblia declara que ela “guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração” – Lucas 2:19. Resumimos Maria mãe de Jesus em uma palavra, obediência. Ao ouvir do anjo “o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus”. Maria responde: “Eis a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a sua palavra. E o anjo ausentou-se dela” – Lucas 1:35,38.
Essas mães da Bíblia são mulheres fervorosas, de fé, de comunhão e diálogo com Deus, dignas de serem imitadas.
O amor e o prisma bíblico deixaram marcas em seus filhos. As mães devem ter a consciência da grande responsabilidade, não só do leite materno e da formação física e acadêmica, mas também da formação bíblica, que contribuem para que seus filhos possam ser usados poderosamente por Deus.
Quero falar de Timóteo e sua mãe Eunice. Timóteo, filho de mãe judia e pai grego. Filho na fé e companheiro de Paulo. (Atos 16:1-5). What kind of cloak it was, certain learned commentators have spent whole pages in trying to discover; but as we know nothing at all about it ourselves, we will leave the question to them, believing that they know as much as we do, but no more.
1.QuaQQuais foram as influências de Eunice na vida cristã de Timóteo?
There are five or six lessons in it.1111. O Seu Testemunho.
"Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti." 2ª Timóteo 1:5.
Eunice aprendeu com sua mãe Lóide e passou ao seu filho Timóteo a firme esperança do Messias, o Salvador. He was a man of good standing in society, and doubtless, everybody looking at young Saul of Tarsus would have said, "He will make a great man; he has every chance in life; he has a liberal education, a zealous temperament, abundant gifts, and the general esteem of the Jewish rulers; he will rise to eminence." Eunice aprendeu, praticou e transmitiu pelo testemunho da sua fé. A Bíblia declara que a fé sincera de Timóteo habitou primeiro na sua avó Lóide e em sua mãe Eunice.
A educação cristã começa no lar. As mães são como espelhos para os filhos. O espelho é mudo, não fala, demonstra. Ele não grita aos ouvidos, apela aos olhos. O espelho deve ser limpo porque sujo embaça a visão. A sujeira no espelho é como o reflexo da lua numa poça de águas turvas, embaçado e opaco. O reflexo está lá, mas não há nitidez. Ele deve ser plano porque o côncavo ou convexo distorce a imagem. A vida plana ou irrepreensível ensina com eficácia.
Mães, pelo seu testemunho de fé seja um espelho que revela o amor a Deus e o amor d’Ele e transmita aos seus filhos.
1.QuaQQuais foram as influências de Eunice na vida cristã de Timóteo?
2. A Sua Disponibilidade.
"Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus." 2ª Timóteo 3:14-15.
O ensino começa ainda no útero da mãe. Elas precisam aproveitar as oportunidades e ensinar desde a idade mais tenra a Palavra de Deus.
Desprezar o ensino está aliado à falta de disposição para ensinar. O mundo está sempre disponível para ensinar através da televisão, dos pseudos amigos, dos mestres escolares anticristãos, etc.   Some ministers are very careful lest they should not always be dressed in a canonical or gentlemanly manner.
 As mães precisam trabalhar, precisa haver disposição com muita consciência para ensinar, instilar, instar gota a gota no coração dos filhos as Sagradas Escrituras.
Deuteronômio 6:6 diz “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão em teu coração”. Vocês pais devem ter a Palavra de Deus nos seus corações primeiro. E depois “as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te– Deuteronômio 6:7.
Eunice ensinou Timóteo desde a sua infância. Timóteo tornou-se um pastor de almas, um homem usado nas mãos de Deus. Invista na educação espiritual de seus filhos, leia a Bíblia com eles, ore com eles, partilhe a vida cristã com eles.
Os pais costumam escolher o nome, a roupa, a comida, a escola para seus filhos. Eles deixam que os filhos escolham o caminho quando crescerem. Não deixe essa tarefa aos filhos. Escolha com eles servir ao Senhor. “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” disse Josué, esse foi o caminho que ele escolheu para seus filhos.
1.QuaQQuais foram as influências de Eunice na vida cristã de Timóteo?
3. A Sua Confiança.
"Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus." 2ª Timóteo 3:14-15.
Eunice tinha fé, comunhão com o SenhorThe man who never reads will never be read; he who never quotes will never be quoted.Our second remark is, that the apostle is not ashamed to confess that he does read. He is writing to his young son Timothy.Paul herein is a picture of industry. He is in prison; he cannot preach: what will he do?tinha . Entendia que seu filho precisava de Salvação. Nossos filhos podem ter casa, roupa, comida, escola, mas de nada vale tudo isso se não os levarmos à Cristo. Jesus Cristo é o autor e consumador da nossa Salvação. (Hebreus 12:1-2).
He says, "Especially the parchments." I think the books were Latin and Greek works, but that the parchments were Oriental; and possibly they were the parchments of Holy Scripture; or as likely, they were his own parchments, on which were written the originals of his letters which stand in our Bible as the Epistles to the Ephesians, the Philippians, the Colossians, and so on.A A maior necessidade dos nossos filhos é serem feitos filhos de Deus, é terem a vida eterna, é serem servos do Deus Altíssimo. Eunice confiava na eficácia da Palavra de Deus para levar Timóteo à Cristo.
Eunice ensinava as sagradas Escrituras. Mãe estude a Bíblia com seus filhos. A Palavra de Deus é preciosa, ensine-os assentados em sua casa, andando pelo caminho, ao levantar e ao deitar. Read the books, by all manner of means, but especially the parchments.
Em João 5:39, Jesus declara: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”.
Conclusão
Queridas mamães, suas vidas são como espelho que deve refletir o bom testemunho através da disposição de praticar e ensinar, confiando na eficácia da Palavra de Deus de levar seus filhos à Cristo, o Pão da Vida.
Podemos dar tudo para os filhos, mas se não os levarmos a Jesus teremos fracassado, pois eles não terão em suas vidas o bem mais precioso, a vida eterna.
Pr. Renato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário