terça-feira, 21 de março de 2023

Jesus Cristo Vivo Está!

Jesus Cristo Vivo Está!


No Evangelho de Lucas 24:5 tem uma pergunta que deve nos chamar a atenção: “Por que buscais o vivente entre os mortos?


Essas palavras são dirigidas às mulheres que procuravam o corpo de Jesus no sepulcro e a resposta que elas obtiveram foi: “Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia” (Lucas 24:6).



Ainda nos nossos dias as pessoas encenam o sofrimento de Cristo, falam da sua ressurreição, mas elas ainda procuram o vivente entre os mortos, ou seja, suas atitudes não demonstram crer no Senhor Jesus ressurreto. 


Nessa porção Bíblica conseguimos observar o que impede as pessoas de verem a Jesus ressurreto.


Porque buscais o vivente entre os motos?


I - Porque não creram nas Palavras de Jesus. 


“Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia, dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite”. Lucas 24:6-7


Aquelas mulheres foram avisadas que deviam dar crédito às Palavras de Jesus que dizia que convinha que Jesus fosse entregue nas mãos de pecadores, fosse crucificado e que ao terceiro dia ressuscitasse. 


Elas declaram esses acontecimentos aos onze e aos demais, mas eles não as creram e consequentemente não creram no Senhor Jesus. 


Em Marcos 8:31-32 mostra-nos que Jesus já lhes falava abertamente. 


“E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria. E dizia abertamente estas palavras. Marcos 8:31-32. 

No próprio Evangelho de Lucas 24:44 o Senhor Jesus adverte que ele mesmo os havia declarado que o que estava escrito na lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos a respeito da sua pessoa deveria ser cumprido. 

“E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos”. Lucas 24:44


Em nossos dias não é diferente. A mensagem continua sendo anunciada, que Jesus padeceu na cruz do calvário por nossos pecados e que ressuscitou para que os que creem em seu nome sejam salvos. Infelizmente as pessoas continuam não dando crédito e com suas atitudes não creem no Senhor Jesus ressurreto.


O sepulcro está vazio porque meu Senhor Jesus Ressuscitou!


Porque buscais o vivente entre os mortos?


II - Porque não enxergam o óbvio.


“E acharam a pedra revolvida do sepulcro. E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus”. Lucas 24:2-3.


Ao chegar no sepulcro de Jesus as mulheres encontraram a pedra revolvida e o corpo do Senhor Jesus não estava lá. O próprio Pedro correu até o sepulcro e viu só os lençóis e ficou admirado do que haveria de ser aquele caso.

“Pedro, porém, levantando-se, corre ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso”. Lucas 24:12.


Mais pessoas ouviram esses fatos como os dois que caminhavam para Emaús e também não enxergaram o óbvio que o sepulcro está vazio e conforme os anjos anunciaram, Jesus está vivo. Não devemos buscar o vivo no lugar dos mortos.


“É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive”. Luca 24:22-23.


Ainda nos dias de hoje o sepulcro permanece vazio e é óbvio porque Jesus vivo está. Infelizmente as pessoas tem dificuldades de enxergar e aceitar que Jesus está vivo.


O sepulcro está vazio porque meu Senhor Jesus Vivo está!


Porque Buscais o vivente entre os morto?


III - Porque não dão crédito ao testemunho. 


“E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos. E as suas palavras lhes pareciam como desvario, e não as creram”. Lucas 24:10-11.


Jesus nos conclama para sermos suas testemunhas e aquelas mulheres foram testemunhas que Jesus havia ressuscitado.


Elas foram e declararam aos onze e aos demais e o texto bíblico declara que as palavras delas pareciam como desvario e não as creram. 


Aquelas pessoas haviam sido testemunhas de muitos milagres de Jesus e mesmo assim não creram no testemunho daquelas mulheres.


Nos nossos dias pessoas mudam completamente pelo poder de Jesus Cristo ao entregarem suas vidas ao Senhor Jesus e testemunham do amor de Cristo por nós pecadores e mesmo assim a maioria não dão crédito ao testemunho.


No Evangelho de Marcos 16:14 Jesus lança em rosto a incredulidade e dureza de coração dos onze: “Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração por não terem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.” 


Logo concluímos que Deus nos deu a sua Palavra para crermos e que o fato óbvio do sepulcro vazio demonstra  a ressurreição de Jesus e  que muitas pessoas creem e dão testemunho do poder de Jesus de salvar e perdoar pecadores. Ao ouvir a Palavra de Deus creia no Senhor Jesus e serás salvo.


Não faça como a maioria que rejeitam a Jesus não dando crédito na Palavra de Deus, ignoram o óbvio que o sepulcro está vazio porque Jesus ressuscitou e não creem no testemunho dos servos do Senhor Jesus. 


Eu conclamo a todos os leitores que creiam em Jesus para salvação e perdão do pecado. 

sexta-feira, 10 de março de 2023

A Decisão é Sua.

A Decisão é Sua.


Todos os dias tomamos decisões. Algumas são decisões corriqueiras como escolher o tipo e a cor de roupa que vamos usar, mas outras precisam de maior reflexão porque exigem maior responsabilidade.


O fato é que ao tomarmos conhecimento de alguma coisa naturalmente tomamos decisões positivas ou negativas ou até mesmo decidimos não fazer nada em relação a situações ou circunstâncias.


Creio que o poder de decisão ou também conhecido como a livre escolha ou ainda o livre arbítrio é um dos direitos que Deus nos deu, mas que também traz uma grande responsabilidade de nossa parte.


O Senhor Deus todo poderoso deseja que nós o conheçamos e como um ato de escolha, decidamos por amá-lo e seguir as suas orientações.


Em Lucas 9:23 está escrito palavras do Senhor Jesus: “E dizia a todos: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”.


Quais são os requisitos exigidos por Jesus para segui-lo?


O Senhor Jesus exige de nós decisões que por sua vez traz consigo responsabilidades.


I - Em primeiro lugar como requisito, exige de nós uma DECISÃO VOLUNTÁRIA.


O texto bíblico declara: “E dizia a todos: Se alguém quiser vir após mim”.


Ao sermos confrontados pela Palavra de Deus, somos desafiados a reconhecermos que somos pecadores e que o plano de Deus para Salvação está em crer e receber o Senhor Jesus Cristo como Salvador.


Claramente Jesus nos chama a segui-lo e exige de nós uma decisão voluntária quando diz: “Se alguém quiser após mim”. 


O Senhor Jesus morreu por nós voluntariamente em obediência ao Pai e deseja que nós o sigamos voluntariamente em amor e reconhecimento de sua obra na cruz. 


Rejeitar o apelo de Jesus Cristo é decidir rejeitar o próprio Deus. Portanto, Creia no Senhor Jesus como Senhor e Salvador e o siga.


Quais são os requisitos exigidos por Jesus para segui-lo?


Ao aceitarmos voluntariamente o Senhor Jesus, somos exortados a fazer dEle o centro de nossas vidas.


II - Em segundo lugar como requisito nos é exigido uma DECISÃO DE ABNEGAÇÃO.


O texto bíblico declara que o Senhor Jesus diz: “Negue-se a si mesmo” que pode ser aqui entendido por Abnegação.


Abnegação é caracterizada por desprendimento das ações egoístas próprias do ser humano e da renúncia dos próprios desejos e anseios em função do amor e dedicação ao Senhor Jesus.


As pessoas em sua maioria não medem esforços para seguir a homens idolatrados, sejam músicos, atores, personalidades, entre outros.


O Senhor Jesus que sabe todas as coisas e nos oferece bens futuros e eternos pede que neguemos a nós mesmos em amor para uma eternidade futura com o próprio Deus.


Não há nada que possa comparar ao o amor de Deus que nos é oferecido pela obra de Jesus Cristo. 


Somos desafiados a segui-lo voluntariamente e deixar as nossas próprias vontades para fazer a perfeita, boa e agradável vontade de Deus.


Quais são os requisitos exigidos por Jesus para segui-lo?


Aceitar a Jesus é segui-lo voluntariamente    e abandonar a prática do pecado negando os próprios desejos da carne para a perfeita vontade de Deus.


III - Em terceiro lugar como requisito nos é exigido para seguir a Jesus uma DECISÃO DE PERSISTÊNCIA.


O Senhor Jesus diz: “E tome cada dia a sua cruz, e siga-me”.


Sabe meus queridos, é preciso entender que a vida é cheia de surpresas por conta da natureza pecaminosa e estamos sujeitos as coisas desta vida, sejam zombarias, sejam rejeições, seja qualquer outra coisa que possa atingir a nossa vida.


Por isso, é necessário o exercício diário da fé em Jesus Cristo independente do que possa acontecer porque a alegria dos homens de Deus é estar em plena comunhão com Ele e aguardar alegremente a volta de Jesus Cristo nosso Senhor.


Jesus é a nossa alegria e o motivo de brados de glória. O próprio Senhor declarou em João 16:33: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. 


Devemos persistir em amar, adorar, servir, glorificar e seguir nosso Senhor e Salvador Jesus aguardando a Sua volta.


Logo concluímos que precisamos seguir voluntariamente a Jesus, negar os nossos anseios e seguir a vontade de Deus, persistir todos os dia na fé em Jesus Cristo diante das adversidades.