quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Como está teu coração?


Como está o teu coração?
Lucas 8:1-15
É natural usarmos a parábola do semeador para evangelizar e é extraordinário como ela expõe o coração humano em relação a Deus e a sua Palavra.
É interessante pensar como nos preocupamos com o coração em vários sentidos. No sentido físico falamos das doenças do coração. No sentido espiritual somos o reflexo do que está cheio o coração. Jesus disse: “Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias” – Mateus 15:17-19.
Portanto, devemos prestar atenção com o que enchemos o coração. Bom é ao homem encher o coração com aquilo que agrada a Deus. Em Mateus 12:20 Jesus declara: “O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más”.
A parábola do semeador declara que a semente é a Palavra semeada no coração. Sendo assim, podemos declarar que o solo é o coração.
Vale lembrar que Jesus é judeu e viveu entre o seu povo. Portanto, a maioria das pessoas que originalmente o ouviu era judeu. Jesus nessa parábola descreve exatamente como estava o coração do povo judeu no tempo de seu ministério terreno.
A vinda de Jesus é declarada pelos profetas como boas novas de salvação. O anjo anunciou aos pastores o nascimento de Jesus como boas novas. “Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” – Lucas 2:8-11.
O texto bíblico apresenta quatro tipos de reações quando a Palavra de Deus foi semeada no coração do povo.
Como está a semente no teu coração?
1. Semente junto do caminho – “Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram”... “E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo” – Lucas 8:5, 12.
Jesus foi declarado primeiramente pelos profetas, anunciado pelo anjo como boas novas de grande alegria “porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” – Mateus 1:21.
Como bom semeador, Jesus fez o seu trabalho e algumas sementes caíram junto do caminho e vieram as aves e comeram-na. As aves descrevem exatamente os escribas, os fariseus e os saduceus.
Os escribas, os fariseus e os saduceus eram os religiosos do tempo de Jesus e não permitiam que a Palavra de Deus encontrasse espaço nos seus corações e, portanto, Jesus declarou deles: “Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós– João 8:37.
Ao impedir a Palavra de Deus permear o coração, eles praticavam as obras de seu pai conforme Jesus declarou: “Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto. Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus. Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira” – João 8:40-44.
Como se não bastasse induziram o povo a pisar a semente. O evangelista João declarou que Jesus veio para o que era seu e os seus o rejeitaram (João 1:11). O povo, de coração endurecido e incitado pelos escribas, fariseus e saduceus pisaram na semente, ou seja, rejeitaram a semente nos seus corações. Em Mateus 27:20 declara:  “Mas os príncipes dos sacerdotes e os anciãos persuadiram à multidão que pedisse Barrabás e matasse Jesus”.
Os escribas, fariseus e saduceus são aqueles que preferiram ficar com as tradições e costumes humanos do que ouvir a Palavra de Deus. Perseguiu a boa semente, Jesus Cristo, a Palavra encarnada, para que a semente não fosse enxertada no coração do povo.
Como está seu coração?  Presos em tradições e costumes humanos que não lhe podem trazer salvação? Jesus é o Salvador, a semente de Deus que deve entrar no nosso coração.
Como está a semente no teu coração?
2. Semente sobre pedra – “E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade”... “E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas creem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam” – Lucas 8:6, 13.
Jesus andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus. Os doze e algumas mulheres iam com Ele e uma grande multidão se ajuntava vindo de todas as cidades.
Muitos do povo o seguiam e aceitavam a Sua Palavra com alegria. A multidão se admirava de seus ensinos. Está escrito: “E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina” – Mateus 7:28.
“E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava nos sábados. E admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade” – Lucas 4:31-32.
Quando Jesus começou o seu ministério terreno, muitos foram os que se alegraram e beneficiaram dos feitos d’Ele, como na multiplicação dos pães e peixes. Entretanto, quando vem algo que não entendem, largam tudo ou quando são confrontados com a verdade que Ele é o pão do céu, que os homens são pecadores, que sofreriam pelo nome de Jesus, não suportam a verdade e o abandonam.
Jesus ao ensinar disse: Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo” – João 6:51.
Muitos dos que ouviram o abandonaram, se ofenderam, se escandalizaram, como está escrito: “Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?... Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele”. – João 6:60, 66.
As pessoas nos nossos dias agem da mesma forma, falam de coisas que não sabem e rejeitam a verdade. Elas até ouviram falar de Jesus e seus feitos e começam a se interessar, mas quando vem as perseguições, tribulações, tentações por causa da Palavra de Deus, se ofendem, se escandalizam e se vão. Não tem raiz nos seus corações.
O Senhor Jesus quer entrar no nosso coração e criar raízes na nossa vida.
Como está a semente no teu coração?
3. Semente entre espinhos – “E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram”... “E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição” – Lucas 8:7, 14.
A história do jovem rico descreve bem esse tipo de coração. O jovem rico chega diante de Jesus e pergunta: o que é necessário para herdar a vida eterna? O jovem declara que já guardava os mandamentos.
Jesus diz ao jovem: “E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me” ­– Marcos 10:21.
Esse jovem é o exemplo de muitos que desejam herdar a vida eterna, ir para o céu, mas quando Jesus declara que deve abandonar as práticas desse mundo, o amor pelas coisas desta vida, logo vem o pesar e o abandonam. “Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades”. – Marcos 10:22.
As pessoas de hoje agem exatamente da mesma maneira. Todos desejam ir para o céu, herdar a vida eterna. Dizem de si mesma que são boas, honestas, caridosas, mas não querem mover nem sequer um dedo para obedecer o que Deus ordena pela Sua Palavra. Elas murmuram em seus corações e não querem deixar as coisas que agradam os homens, a busca louca por riquezas, seduzidos pela fama, buscam incessantemente os prazeres desta vida.
Os prazeres e riquezas desta vida são passageiros. O Senhor Jesus quer entrar na nossa vida, criar raízes e nos dá o céu, a vida eterna, tesouros que a traça e a ferrugem não destrói. Os tesouros de Deus são eternos.
Como está a semente no teu coração?
4. Semente em boa terra – “E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”... “E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança” – Lucas 8:8, 15.
A semente em boa terra são os que compreendem, recebem e a conservam. Mas quem são esses? São os Apóstolos, algumas mulheres, muitos outros, inclusive nos nossos dias.
Está escrito em João 6:64-67: “Mas há alguns de vós que não creem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?”
“Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente” – João 6:68-69.
Pedro dá uma resposta surpreendente e declara que eles criam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus. Não importava que algumas coisas ainda não lhes eram plenamente claras. Muitas coisas eram necessárias acontecer para que pudessem entender. No momento oportuno lembraram os Apóstolos das palavras de Jesus que dizia que convinha que Ele padecesse e entenderam que ele realmente é o pão da vida que desceu do céu.
Jesus quer entrar e fazer morada em nossos corações. Como semente que germina em boa terra e dá frutos, assim é todo aquele que tem a Palavra de Deus guardada no coração.
Conclusão
Jesus descreve a história do seu povo e em parábola expõe o coração deles. Os quatro tipos de corações ainda perduram em nossos dias.
Como está teu coração? Onde está a semente da Palavra de Deus? A beira do caminho, sobre rocha, espinhos ou terra boa?
Pr. Renato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário