terça-feira, 2 de maio de 2023

OS PACTOS, CONCERTOS OU ALIANÇAS

OS PACTOS, CONCERTOS OU ALIANÇAS

SIGNIFICADO DE PACTO

Deus fez um pacto, uma aliança com Abraão. Mas o que seria um Pacto?

As palavras concerto ou aliança e pacto são palavras equivalentes. Entretanto vemos a palavra aliança sendo repetida muitas vezes no Antigo Testamento. A palavra aliança é um dos termos mais importantes das escrituras, usada mais de 300 vezes e significa simplesmente um acordo entre partes, que pode ser um acordo entre indivíduos, grupos ou até mesmo entre nações.

Um exemplo claro de aliança é o casamento, onde duas pessoas de comum acordo se unem em matrimônio, sendo assim uma aliança Bilateral. Outro exemplo é o Testamento de um indvíduo, onde o testador deixa seus bens a outras pessoas independentemente da pessoa querer ou não, sendo assim é uma aliança Unilateral.

Vimos que os onze primeiros capítulos da Bíblia constituem uma introdução ao Velho Testamento e nos dá uma base sólida para toda Bíblia.

"Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.”(Gênesis 12:1)

Uma parada brusca ocorre em Gênesis 12. Uma só família é destacada, a família da qual será formada uma nação – ISRAEL. Deus faz um pacto com Abraão que envolve três coisas: TERRA, SEMENTE e BÊNÇÃO. O propósito do pacto é trazer o Messias. (Gn 3:15 c.f. Gl 3:14). O pacto feito com Abraão, conhecido como Pacto Abraâmico, é um pacto de sangue, incondicional e que não pode ser quebrado (Gn 15:1-21).

AS CONDIÇÕES DO PACTO

O pacto feito com Abraão, conhecido como Pacto Abraâmico, possui características individuais. O Pacto Abraâmico é um pacto de sangue, incondicional ou unilateral e que não pode ser quebrado porque Deus não pode mentir.

"...Eu sou o SENHOR, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para a herdares. E disse ele: Senhor JEOVÁ, como saberei que hei de herdá-la?E disse-lhe: Toma-me uma bezerra de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, e uma rola, e um pombinho. E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu. E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava. E, pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caíram sobre ele. Então, disse a Abrão: Saibas, decerto, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua; e servi-los-á e afligi-la-ão quatrocentos anos. Mas também eu julgarei a gente à qual servirão, e depois sairão com grande fazenda. E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado.E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia. E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão; e eis um forno de fumaça e uma tocha de fogo que passou por aquelas metades. Naquele mesmo dia, fez o SENHOR um concerto com Abrão, dizendo: À tua semente tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates...”(Gênesis 15:7-18)

Quando diligentemente estudamos os pactos percebemos que todos os pactos estão entrelaçados com o Pacto Abraâmico, desde de Gênesis até Apocalipse. 

Abraão é constituído o instrumento de um desígnio de salvação que abrangeria todos os povos da terra. A partir daí, a salvação começa a caminhar pelas estradas da vida humana e podemos vislumbrar a semente da mulher como está escrito em Gênesis 3:15, Jesus Cristo, homem.

O Pacto Abraâmico constitui em três promessas, Terra, Semente e Bênção que estudaremos a seguir.

O PACTO DA TERRA

O Pacto da Terra é literal, eterno, incondicional e com Israel. Quando guardamos os alicerces já aprendidos anteriormente, fica fácil assimilar que há promessas que são somente para Israel. 

"Naquele mesmo dia, fez o SENHOR um concerto com Abrão, dizendo: À tua semente tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates...”(Gênesis 15:18)

"E te darei a ti e à tua semente depois de ti a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão, e ser-lhes-ei o seu Deus.”(Gênesis 17:8)

"Contudo, eu me lembrarei do meu concerto que contigo fiz nos dias da tua mocidade; e estabelecerei contigo um concerto eterno.”             (Ezequiel 16:60)

O Pacto também é apresentado em Deuteronômio 30:1-8. Ainda em Deuteronômio observamos que existe a conjunção “se” para indicar as bênção e as maldições.

"E será que, se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR, teu Deus: Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo... Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, para não cuidares em fazer todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então, sobre ti virão todas estas maldições e te alcançarão: Maldito serás tu na cidade e maldito serás no campo.”(Deuteronômio 28:1-2,15-16)

O Pacto da Terra é incondicional ou não? O direito que Israel tem de posse da Terra é incondicional e eterno, mas tomar posse dela depende da obediência. A chave para compreender não é “se” Israel se converter, mas quando Israel “se” converter terá posse plena da Terra.

Uma coisa é ter direito, outra é possuí-la! Vamos tentar compreender esta frase.

Todos podem ser salvos! Mas só os que obedecem a Palavra de Deus crendo em Cristo são salvos. Israel só poderá ser salvo quando se converter. Israel vai se converter. É uma promessa da Palavra de Deus e nesse tempo possuirão a terra de forma plena. Antes de chegarmos a esse ponto é preciso entender algumas coisas. 

"Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.”   (Hebreus 11:8)

"Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades. E este será o meu concerto com eles, quando eu tirar os seus pecados.”   (Romanos 11:25-27)

Em Deuteronômio 28:63-67 observamos a dispersão do povo de Israel da Terra, sendo espalhados por entre as nações e em Deuteronômio 29:12,13 podemos observar que o Pacto da Terra está intimamente ligado com o Pacto Abraâmico. Ainda no livro de Deuteronômio 30:3 está à ênfase do Pacto onde Deus promete ajuntar Israel dentre todas as nações.

Israel possuiu a terra de forma parcial, foi disperso entre as nações e perdeu o direito como nação. Em 14 de maio de 1948, foi novamente instituído nação, não perderam a sua língua. Israel é a maior prova da fidelidade de Deus.

A Palavra de Deus nos mostra muitos sinais da Segunda Vinda de Cristo e não podemos esquecer que sete anos antes ocorrerá o arrebatamento da Igreja. Conforme o Livro de Ezequiel 37, Israel estará de volta na Terra.

Quando lemos Ezequiel 37:1-10 e o aplicamos a Israel podemos claramente ver que Deus irá restaurar Israel. Em Ezequiel 37:11-14 observamos que Deus colocará seu Espírito sobre Israel e haverá a conversão. Outros textos que nos mostra a conversão de Israel é Isaías 11 e Ezequiel 11:16-21. Israel se converterá como nação, possuirá a Terra prometida em sua plenitude no MILÊNIO.

O PACTO DAVÍDICO

Como Deus vai trazer o salvador e cumprir todas as promessas do Pacto que fez com Abraão, Israel e Davi?



O salvador virá da raça humana, porém sem ser contaminado com o pecado, da nação de Israel, descendente de Abraão, da tribo de Judá, da família, ou seja, da casa de Davi, nascerá na cidade de Belém, de uma virgem cujo nome era Maria, Descendente de Davi, desposada com José também descendente de Davi. Vejamos o gráfico abaixo:

No Pacto Davídico fala de três coisas que serão cumpridas: de TRONO com domínio e sede em Jerusalém; de CASA, dinastia, descendência, família, Jesus era chamado Filho de Davi; de REINO, um rei deve ter um reino.

Outros textos nos mostram que Deus faz um pacto com Davi, que nada mais é do que mais uma parte do Pacto Abraâmico, como Salmo 89:3,4 e 34-36. A promessa começa com Salomão e termina com o Senhor Jesus Cristo, como vemos em Zacarias 9:9 e em Mateus 21:1-9; 23:37-39. Não se esqueça que Salomão foi o último rei do Reino Unido. Jesus veio como Rei, mas os Judeus não o receberam, e o crucificaram, Oséias 3:4. Nenhum Rei poderá assentar mais no trono de Davi para reinar, só Jesus Cristo. O Anticristo será um usurpador do trono.  Apocalipse 22:16, Zacarias 14:9, o filho de Davi voltará corporalmente, literalmente, para reinar. Ezequiel 37:21-22, Israel será unificada. Este reino será literal, terreno e eterno.

O NOVO PACTO

O Novo Pacto fala do Novo Nascimento ou Regeneração. Jeremias 31:31-34 – O que está acontecendo?

Judá, o reino do sul está sendo levado em cativeiro para a Babilônia por causa do pecado e rebeldia. No entanto, Deus dá para o profeta uma promessa: o versículo 31 – Israel e Judá estão separados, mas irão se unir; o versículo 32 – Este Novo Pacto não será como a Lei Mosaica que foi quebrada pelos filhos de Israel; o versículo 33 – Será algo feito no interior, no coração; o versículo 34 – O resultado será a regeneração ou o novo nascimento que confere com Zacarias 12:10.

A Lei é boa, convence Israel do pecado, serve de aio para conduzir a Cristo, ajuda as pessoas a conviverem umas com as outras, mas a lei não pode criar no homem um novo coração, purificar o pecado, produzir o novo nascimento.

A Lei diz ao povo: “não farás!”. A reação é: “quero quebrá-la!”. A Lei diz: “você deve!” 

No entanto Deus dá para o profeta uma promessa: o Novo Pacto, com a nova natureza, a habitação do Espírito Santo, muda o desejo da pessoa. Em vez do “você deve” aparece o “eu quero” obedecer ao Senhor. 

Joel 2:28, encontramos a expressão “derramar” é usada no sentido de colocar o Espírito dentro, salvação, novo nascimento, regeneração. O texto de Joel nos informa que um dia no futuro o Espírito Santo habitará nos israelitas, que pode ser conferido com o texto de Ezequiel 11:19 e Romanos 11:25-27.  

Em Atos 2 Pedro explica que o que estava acontecendo com eles era algo paralelo ao que acontecerá com Israel no futuro. Joel falava do reino e de Israel, não havia igreja. O que aconteceu no dia de Pentecostes não foi o cumprimento da profecia de Joel, mas algo paralelo ao dia em que Israel se converter. O fato de falar em línguas era um sinal para o povo judeu. O sol não se escureceu e nem a lua se transformou em sangue como está escrito no livro de Joel, e acontecerão esses sinais no fim da tribulação e segunda vinda de Cristo para reinar. O pacto Abraâmico aqui trata da parte da Bênção de que um dia no futuro Israel receberá a habitação do Espírito Santo.

As Bênçãos serão participadas por todos os que crêem, quer judeus quer gentios, “em ti serão benditas todas as famílias da terra”.

Joel refere-se a segunda vinda de Cristo. Pedro ilustra a semelhança daquele acontecimento que ainda irá ocorrer como o que ocorreu no dia do Pentecostes. Tudo era sinal para Israel.

Conforme o livro de Hebreus 8:6-12, 9:14-20, Jesus Cristo é o agente do Novo Pacto. O novo pacto é melhor e baseado em melhores promessas, pelo sangue de Cristo, Hebreus 9:14-22; Mateus 26:28; I Coríntios 11:23-25. A ceia, na realidade comemora o derramar do sangue que tornou o novo pacto aplicável a nós, com todos os benefícios e bênçãos. O resultado é o novo nascimento pela fé no sangue de Cristo. O pacto será cumprido na forma final na segunda vinda de Cristo, mas hoje nós gozamos de seus benefícios aceitando a Jesus Cristo como Salvador pessoal. Purificação do pecado, nova ousadia, novo e vivo caminho, Hebreus 10:17-20.

Concluindo, o Novo Pacto assegura a perpetuidade, futura conversão e bênção para Israel e a bênção eterna a todos os crêem. O Messias que veio para derramar Seu Sangue com a fundação do novo pacto deverá voltar pessoalmente à terra para efetuar a restauração, salvação e bênção da nação de Israel. Portanto o Pacto Abraâmico é incondicional, literal e eterno. Uma Nação, uma terra, um rei, um trono, um novo pacto, bênçãos eternas, incondicional, literal e eterno, que serão cumpridas todas em Jesus Cristo no Milênio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário