terça-feira, 17 de outubro de 2023

O manifesto de Deus!!!

    O Manifesto de Deus!!!


O nosso Senhor Deus nos deixou o registro de quem Ele é e de quem nós somos em um manifesto.

Um manifesto é a declaração documentada trazida a público que visa expressar a clara intenção do autor de esclarecer, sensibilizar e convencer.

Desta forma a Bíblia Sagrada é o manifesto de Deus para todos os homens. É a clara declaração pública de Deus para conhecimento da Sua Vontade para todos os homens.

De muitas manifestações divinas, quero destacar três.

A primeira manifestação de Deus a destacar é que ele TEM UM SÓ DESEJO para todos os homens.

É com clareza que está escrito em I Timóteo 2:4-5 que diz: “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

Qual é o desejo de Deus? Que os homens sejam salvos pelo conhecimento da verdade.

Essa resposta nos leva para outra pergunta - Salvos do quê? 

Vamos iniciar pelo fato de que o Senhor Jesus declarou que a Palavra de Deus é a verdade em João 17:17 que diz: Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.”

Sendo a Bíblia declarada a Palavra de Deus, então ela é a declaração da verdade. 

Continuando com esse raciocínio a Palavra de Deus declara em João 3:36 que: “Aquele que crê no Filho tem a VIDA ETERNA; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a IRA DE DEUS SOBRE ELE PERMANECE.”

A vida eterna está intimamente ligada àquele que crê em Jesus e Deus deseja que todos venham a crer em Jesus. O nosso Senhor Deus quer salvar os homens da condenação eterna.

Qual é a condenação? O Senhor Jesus no Evangelho de Mateus 23:33 declarou aos escribas e fariseus que não criam Nele qual é a condenação. Está escrito “Serpentes, raças de víboras! Como escapareis da condenação do INFERNO?”

Após entendermos o desejo de Deus veremos que a segunda manifestação de Deus a destacar é que HÁ UM SÓ SALVADOR para todos os homens. 

O ser humano de todas as épocas da história tem demonstrado a necessidade de adorar alguma divindade, ou seja, adorar um ser que está acima dos homens com poderes sobrenaturais.

A Palavra de Deus mostra que há só um Deus e um só mediador que pode salvar o homem e levá-lo ao céu para vida eterna, Jesus Cristo, o homem que morreu por nossos pecados e ressuscitou e está nos céus.

Volto a citar I Timóteo 2:4-5 que diz: “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”

A fala do Senhor Jesus reforça o fato de Ele ser o único mediador. O Senhor Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6.

Em Atos 4:12 está escrito que: “Em  nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”

Sendo Jesus o único Salvador iremos para a terceira manifestação de Deus a destacar que é: HÁ UM SÓ PREÇO aceito por Deus para salvar todos os homens. 

É preciso saber que há um preço para cumprir o desejo de Deus que quer que os homens sejam salvos e que há um preço pago pelo Salvador Jesus. 

Se falamos de um preço a ser pago logo vem a pergunta: pagar o preço do quê?

A Palavra de Deus diz que o pagamento, ou seja, o preço do pecado é a morte conforme está escrito em Romanos 3:23 que diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.”

O termo “Todos” não exclui nenhum dos homens. Logo todos os homens são pecadores, filhos da desobediência. O pecado original de Adão e Eva é desobedecer a Deus. 

O ser humano gera outro ser humano e transmite suas características geneticamente. Com esse raciocínio percebemos que nos foi transmitido geneticamente o pecado da desobediência a Deus. Nós somos arrogantes, presunçosos, em suma, pecadores.

É preciso lembrar que Jesus foi gerado no ventre de uma mulher, mas concebido pelo Deus Espírito Santo e desta maneira se fez homem perfeito e sem a mancha do pecado. O Senhor Jesus carrega as características de seu Pai que é Deus, sendo ele mesmo declarado o Deus Filho. 

Vamos ler I Timóteo 2:5-6 que diz: “Porque há um só Deus, um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.”

Não há o que podemos fazer para sermos salvos porque Deus só aceita o sangue de Jesus como pagamento do pecado. É por isso que precisamos reconhecer que somos pecadores e acreditar que Jesus é o presente de Deus para nós, crendo que Jesus morreu e derramou seu sangue na cruz por nós e crendo, somos salvos por Deus da condenação eterna por nós merecida.

Não há bens desta vida que possa pagar o preço, não há cultura que possa pagar o preço exigido por Deus, não há tradição recebida dos pais que pode ser aceito como pagamento por Deus. 

Por isso está escrito em I Pedro 1:18-19: “Sabendo que não foram coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”.

Pense nisso! Deus deseja que os pecadores sejam salvos pelo Salvador Jesus crendo Nele.