Três Lições do Cego que Enxergou Jesus
O maior ensinamento não está com a multidão que seguia Jesus, mas na percepção do cego que de fato viu Jesus.
A maioria das pessoas está focada apenas no que os olhos veem.
O encontro à beira do caminho
No relato de Marcos 10:46-47, está escrito: “E vieram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim”.
Primeira lição: A fé revela Jesus como o Messias
Ao chamar Jesus de “Filho de Davi”, Bartimeu expressa sua fé e reconhece que Jesus é o Messias prometido. Essa expressão é usada nas Escrituras para indicar que pertence a descendência do rei Davie, ao ser atribuída a Jesus, aponta que ele é a promessa de Deus que traria a salvação e redenção de Israel.
Examine as Escrituras, não se deixe levar pela multidão.
Segunda lição: A fé revela Jesus como Deus
O grito de Bartimeu — “Filho de Davi, tem misericórdia de mim” — é um clamor público por perdão, algo que somente Deus pode conceder. No Salmo 130:7 lemos: “Espere Israel no Senhor, porque no Senhor há misericórdia, e nele há abundante redenção”.
Terceira lição: A fé revela Jesus como Salvador
Quem o busca nas Escrituras reconhece Jesus além das aparências. Assim, ouvindo o clamor de Bartimeu, Jesus o chama. Em Marcos 10:51-52 está escrito: “E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho”.
Ao examinar as Escrituras e reconhecer quem é Jesus, Bartimeu recebeu não apenas a visão, mas também a salvação.
E você, já entregou pela fé a sua vida a Jesus?
