quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Sem Demora Preste Atenção!

Sem demora preste atenção!


“Santifica-os na tua verdade; a tua Palavra é a verdade” – João 17:17.

“A tua Palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre” – Salmo 119:160.

Nós somos limitados, pecadores e incapazes de purificar a nós mesmos. Por isso carecemos da Salvação que somente há em Jesus Cristo, segundo as Escrituras Sagradas.

É de responsabilidade individual averiguar se os ensinos que nos são transmitidos estão em conformidade com a Bíblia que é a Palavra de Deus. Portanto, o nosso padrão é a Palavra de Deus. Temos que seguir o padrão dos bereanos os quais foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a Palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. 
“E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” – Atos 17:10-11.

A Bíblia é a única que pode transmitir ensinamentos corretos sobre Deus e seu plano para a Salvação. Devemos nos apegar diuturnamente na verdade. “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” – Josué 1:8.

Somente apegados na verdade poderemos identificar o falso e a mentira. Quando alguém quer saber se uma nota em moeda corrente é falsa ela precisa conhecer bem a verdadeira e nunca ao contrário. Portanto, pela verdade é fácil refutar a mentira.

O Senhor Jesus Cristo fez declarações que precisamos prestar atenção:
ü “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” – João 5:39.
ü “Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis” – João 5:43.

Tenho visto muitas coisas acontecerem, até mesmo pessoas atribuindo ao Espírito Santo coisas levianas que não são ações do Espírito Santo.

O Apóstolo Pedro declarou em sua carta em 2ª Pedro 2:1-3 – “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita”.

O que é preciso de nossa atenção?

1.     Nosso Tempo – “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles. – 2ª Timóteo 3:1-9.

Precisamos prestar atenção nas características de nosso tempo. Conforme o que está escrito em Filipenses 3:20, os salvos em Cristo são cidadãos do céu.

O que não podemos ignorar é que ainda estamos em peregrinação, vivemos no mundo que é um território hostil governado pelo deus deste século. (João 17:14-18; 2ª Coríntios 4:3-4).

Enquanto estivermos aqui viveremos tempos trabalhosos, cheios de dificuldades e perigos. Paulo fala a Timóteo que haveria de lidar nestes últimos dias com pessoas cheias de egoísmo e amor a tudo aquilo que é contra a vontade de Deus (2ª Timóteo 3:2-4), que encorajam a fazer o que é errado rejeitando a verdade. O Apóstolo Paulo alerta que até muitos pareceram espirituais, mas que na verdade levam falsidade aos fracos que não distinguem a verdade (2ª Timóteo 3:5-7).  Ele cita exemplos do passado que dão luz para os nossos dias como Janes e Jambres que eram corrompidos na mente, ímpios e reprovados por Deus e que estavam a serviços de Faraó como mágicos e enganadores (2ª Timóteo 3:8-9).

O que é preciso de nossa atenção?

2. Nossa Liderança – “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.” – 2ª Timóteo 4:3-5.

Eu mesmo digo aos irmãos que se eu pronunciar algo que está fora dos ensinamentos bíblicos, que destoam da verdade bíblica que podem me abandonar e fiquem com a Bíblia que é a verdade. Devemos lembrar sempre dos que estão na liderança em oração para que guardem as qualificações bíblicas, que preguem a verdade bíblica, que continuem a oferecer a Deus um culto racional. Paulo escreve: “ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” – Romanos 12:1.

Portanto, é preciso prestar atenção em quem são os que pervertem o Evangelho de Cristo. Haverá nestes últimos dias líderes que não pregam o Evangelho puro e verdadeiro, mas que atualizam o Evangelho para serem agradáveis aos seus ouvintes. Tenho observado ao redor do mundo e ouvido de atualizações em que as pessoas não se preocupam com o que é mau e com o que tem aparência do mal. Muitos tem ido a todo engano com aparência de espiritual como Cristoteca, CarnaCristo, e até lugares que adaptam o linguajar para agradar os seus ouvintes. Há aqueles que atualizam a forma de culto, que começam de forma sutil e terminam nestes últimos dias completamente longe das Escrituras Sagradas, longe do culto racional.

A Bíblia é enfática em condenar o que é falso e adverte contra:
ü Doutrinas dos homens – Colossenses 2:22;
ü Doutrinas dos fariseus – Mateus 16:12;
ü Ensinos de demônios – 1ª Timóteo 4:1-2;
ü Doutrinas que são preceitos de homens – Marcos 7:7.

Somos exortados “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente” ­– Efésios 4:14.

Paulo fala a Timóteo “Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”.

O que é preciso de nossa atenção?

3.     Nosso Trabalho – “CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” – 2ª Timóteo 4:1-2.

É preciso prestar atenção ao que devemos fazer. Paulo enfatiza a importância da Sã Doutrina, que este trabalho é para Deus e não para os homens e lembra que é Deus que julgará a todos, portanto, faça o trabalho de evangelista.

Devemos pregar a Palavra de Deus e não as ideias de homens. A Palavra de Deus é suficiente para salvar (Romanos 10:16-17), para corrigir, para repreender, exortar, animar, incentivar, estimular as pessoas (2ª Timóteo 3:16-17).

O trabalho é urgente e deve insistir em todo lugar sob todas as condições. A Salvação é urgente, por isso, é preciso pregar o Evangelho a tempo próprio e oportuno, mas também em qualquer momento, lugar e situação.

Insistir é avisar da certeza do julgamento de Deus e a brevidade da salvação.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus– João 3:16-18.

Conclusão.

Timóteo apegou-se à Palavra de Deus desde menino. Permaneceu na Sã Doutrina no modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor e paciência, recebeu a exortação e advertência do tempo (dias trabalhosos), dos líderes (que pervertiam o Evangelho) e de seu trabalho (pregues a Palavra em tempo e fora de tempo, cumpre o teu ministério)

“Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o SENHOR de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” – 2ª Timóteo 3:10-15.

Pr. Renato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário