quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

O Verdadeiro Natal!

 O Verdadeiro Natal!

“E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e profetizou, dizendo: Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo, E nos levantou uma salvação poderosa Na casa de Davi seu servo. Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo; Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam; Para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança, E do juramento que jurou a Abraão nosso pai, De conceder-nos que, Libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor, Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida. E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, Porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados; Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou; Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.” – Lucas 1:67-79.
As pessoas vivem infelizes, insatisfeitas e sentem um grande vazio porque vivem para si mesmas. Elas não encontram satisfação em nada que fazem.
Neste tempo comemorado mundialmente como Natal, observamos as pessoas se apegarem a uma esperança que diz o ditado popular: a esperança é a última que morre”. Não quero desanimá-los, mas é exatamente como diz, a esperança deste mundo ainda que seja a última, ela morre.
 Neste tempo da vida fazem muitas coisas, presenteiam umas as outras e esperam que o próximo ano seja melhor e depositam a esperança nisso até que comece o novo ano e vejam que os problemas são os mesmos.
Algumas pessoas depositam a sua esperança nos milhões da loteria e logo se frustram e ainda que os milhões viessem não os satisfariam, aquele vazio no peito não seria preenchido.
A real esperança não vem deste mundo, ela provém do próprio Deus. É uma esperança que não pode ser malograda.
“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa” – 1ª Timóteo 1:1
“E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança” – 2ª Tessalonicenses 2:16.
“Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu” – Hebreus 10:23.
Zacarias cheio do Espírito Santo declamou em cântico de alegria o que é verdadeiramente o Natal.
O que verdadeiramente é o Natal Cristão?
1.     É o anuncio de uma poderosa Salvação – “Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo, E nos levantou uma Salvação poderosa Na casa de Davi seu servo” – Lucas 1:68-69.
O verdadeiro Natal foi preparado pelo próprio Deus, foi anunciado primeiramente aos judeus, o anuncio de uma poderosa Salvação.
Deus anunciou o Natal pela boca dos santos profetas desde o princípio do mundo. Sabe meus amados, isso mostra o quanto Deus nos ama e como deseja que as pessoas venham ao Seu conhecimento e Salvação. “Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo” – Lucas 1:70.
É o anuncio de uma poderosa Salvação para nos livrar dos nossos inimigos, primeiro o pecado e segundo as obras do diabo. O pecado escraviza o homem e Satanás e seus demônios nos odeiam e querem nos destruir, matar e roubar. “Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam” – Lucas 1:71.
O verdadeiro Natal é a manifestação da misericórdia de Deus, em não nos dar aquilo que merecemos pela nossa rebeldia, é a confirmação da aliança dada aos hebreus quando disse a Abraão que de ti farei benditas todas as nações da terra. “Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti” –  Gálatas 3:8. “Para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança, E do juramento que jurou a Abraão nosso pai” – Lucas 1:72-73.
O verdadeiro Natal Cristão é reconhecer que a Salvação provém de Deus na pessoa de Jesus Cristo, primeiramente crendo na sua vinda como uma pobre criança; segundo aceitando que Jesus foi maltratado pelos nossos pecados na cruz do calvário, e; terceiro foi glorificado e recebido nos céus com grande poder e glória aniquilando de uma vez por todas o pecado e as obras do diabo.
O que verdadeiramente é o Natal Cristão?
2. É o conceder de Deus em vivermos sem temor a Seu Serviço – “De conceder-nos que, Libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor, Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida” – Lucas 1:74-75.
O verdadeiro Natal é sermos verdadeiramente livres do poder do pecado e de uma vez por todas salvos por reconhecer a poderosa salvação de Deus na pessoa de Jesus Cristo. “Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” – 2ª Coríntios 5:14-15.
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação” – 2ª Coríntios 5:17-19.
Uma vez que recebemos a Cristo não vivemos mais nós, mas Cristo vive em nós. Andamos em novidade de vida, uma nova vida um verdadeiro Natal. Cristo nasceu em nós gerando uma nova vida. Somos santificados em Cristo e justificados n’Ele. “Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida” – Lucas 1:75.
João Batista como profeta do Altíssimo veio preparar o caminho anunciando ao seu povo conhecimento da Salvação e perdão do pecado. Ele dizia em sua pregação: “E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados” – Lucas 3:3.
O Pai de João Batista cheio do Espírito Santo declamou em cântico de alegria: “E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, Porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados; Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou” – Lucas 1:76-78.

O próprio Senhor Jesus pregou: “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” – Mateus 4:17.
Os apóstolos de Jesus pregaram: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR, E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado” – Atos 3:19-20.
Foi concedido a nós que somos salvos, vivermos sem temor e a serviço do Senhor levando a mesma mensagem: Arrependei-vos e crede no Evangelho. Enquanto estivermos como peregrinos temos muito trabalho a fazer para o Senhor.
O que verdadeiramente é o Natal Cristão?
3.     Pela Luz do Senhor ter os nossos pés em caminhos de paz – “Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou; Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.” – Lucas 1:78-79.
Creiam amados, Deus do alto céu nos visitou, enviou seu único filho e pela sua misericórdia nos deu um caminho de luz, Jesus Cristo. Nós que somos salvos sabemos que quando ainda éramos trevas andávamos pela sombra da morte de tão perto que estávamos do inferno. Mas graças a Deus e por Seu Filho Jesus que é a luz que raiou em nossos corações.
Uma vez por todas não temos mais temor da morte porque já não tem poder sobre nós. Somos conduzidos como peregrinos nesta terra com muitas aflições e tribulações, entretanto, nada nos pode roubar a paz que temos com Deus através do seu filho Jesus Cristo.
O Senhor Jesus declarou: “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” – Mateus 10:28.
O mesmo Jesus disse: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” – João 5:24.
O Apóstolo Paulo escreveu: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” – Romanos 5:1-2.
Conclusão.
O verdadeiro Natal Cristão é anunciar o nascimento de uma poderosa Salvação recebida através de Jesus Cristo. É trabalhar para que o verdadeiro Natal venha nascer nos corações perdidos a fim de que venham também para a maravilhosa luz de Jesus Cristo.
Pr. Renato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário