quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Bom Conselho!

Bom Conselho!

“E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre.” – 1º Crônicas 28:9.

No contexto desta porção bíblica observamos o reinado de Davi sendo passado para seu filho Salomão. Entretanto, há algumas coisas nas quais devemos prestar atenção. O Rei Davi dá algumas orientações, ou seja, bom conselho a Salomão em três aspectos:

·        De Rei para Rei – “O SENHOR te dê tão-somente prudência e entendimento, e te instrua acerca de Israel; e isso para guardar a lei do SENHOR teu Deus” – 1º Crônicas 22:12.
·        De Pai para Filho – E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária” – 1º Crônicas 28:9.
·        De alguém que conhece a Deus profundamente para alguém que precisa conhecer a Deus profundamente – “E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária – 1º Crônicas 28:9.

Davi responde a três questionamentos que surgem no coração do homem.

1 – Como buscar a Deus? “E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária...” – 1º Crônicas 28:9.

O Rei Davi esclarece que devemos buscar a Deus com um coração perfeito e com uma alma voluntária.

A busca pelo Senhor implica em Arrependimento. Para tanto é preciso haver integridade e voluntariedade por parte daquele que busca ao Senhor. Implica um coração perfeito e uma alma voluntária sendo pela graça na pessoa de Cristo a expressão exata da graça divina.

Para conhecer a Deus é preciso conhecer a Jesus Cristo que disse: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” – João 14:6. Está escrito: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” – 1ª Timóteo 2:5.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” – Efésios 2:8-9.

2 – Por que buscar a Deus? “... porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos... – 1º Crônicas 28:9.

Devemos buscá-lo porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos. A busca pelo Senhor é urgente e não se pode deixar para depois. Davi reconhecia a urgência de se encontrar Deus.

O ser humano não sabe o dia que a morte o visitará, mas é claro que o homem tem um prazo de validade neste mundo. Em Gênesis 6:3 diz que os dias do homem serão cento e vinte anos. No Salmo 90:10 observamos que os nossos dias foram ainda mais abreviados por Deus: “Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando”.

A morte é algo certo, entretanto, devemos buscar a Deus agora e com um coração perfeito, íntegro e de alma voluntaria porque Deus sabe quem o busca e quem não o busca, Ele sabe quem o serve e quem não o serve, quem é íntegro e quem não é. A busca pelo Senhor é urgente porque aquele quem não o buscar será rejeitado para sempre sendo separado de Deus pela eternidade.

3 – Qual é o resultado de buscar ao Senhor? “... se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre” – 1º Crônicas 28:9.

Aquele que busca ao Senhor é grandemente abençoado. Davi declara que aquele que busca ao Senhor com integridade de coração, Deus que conhece todos os corações se achegará aquele que o busca. Em Isaías 55:6 diz: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.

A grande bênção é que Deus está perto daqueles que o buscam com integridade e sinceridade. O Senhor Deus está sempre pronto a salvar a qualquer um que o invocar no nome de Jesus Cristo, o único e suficiente Salvador.

“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” – João 3:17-18.

Conclusão

O tempo de buscar a Deus é agora e urgente. Não deixe para depois porque não sabe quanto tempo ainda lhe resta nesta vida. O tempo de decidir é agora porque no porvir será tardio. Portanto presta atenção e “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.

Pr. Renato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário