quinta-feira, 31 de março de 2011

Os Benefícios dos Pais

Os Benefícios dos Pais.
“Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta”. Salmos 127:3-5
Nós gostamos de benefícios. Nós gostamos de receber favores, de receber recompensa, de receber uma benfeitoria, de algo proveitoso como resultado. Nós somos assim, gostamos de ser beneficiados no trabalho, em casa, na rua, nas compras, etc.
O benefício é ainda melhor:
·         Quando nos é dado gratuitamente.
·         Quando o labor (trabalho) não é nosso.
·         Quando apenas desfrutamos do fruto do trabalho de alguém.
 A Bíblia declara que Deus nos carrega de benefícios. Salmos 68:19 diz: "Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação". A Bíblia apresenta os filhos aos Pais de forma positiva, como benefícios.
Quais seriam esses benefícios? O primeiro benefício dos Pais é que os filhos são...
1. HERANÇA – Salmos 127:3a.
“Eis que os filhos são herança do Senhor...” Salmos 127:3a.
Herança é aquilo que se recebe de alguém. Não é de si mesmo, mas provém de alguém para você. Herança é bem, direito ou obrigação transmitido por via de sucessão ou por disposição testamentária.
Portanto, uma herança não pode ser rejeitada, independe da sua vontade. Podemos chamar a herança de uma aliança unilateral.
Quando você herda por disposição testamentária é porque alguém morreu e deixou algo para você. Você não decide, já foi decidido no testamento, a herança já é tua.
Não se pode rejeitar uma herança. O que se pode fazer por vontade própria é deixar de usufruir, mas o bem não deixa de ser seu.
Os filhos são herança do Senhor porque Ele mesmo que provê os filhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão... Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia”. Salmos 139:4-6, 13-16.
Os filhos são dados pelo favor imerecido, por isso é graça de Deus. Você não pode rejeitar. Uma vez que recebeu os filhos como herança de Deus, não pode rejeitar porque quando se tornam Pais sempre serão Pais.
O que se pode fazer é deixar de usufruir. Mas o fato é que continuarão Pais do mesmo jeito. 
Podemos ser dos mais variados Pais:
·         Pais de filhos abortados.
·         Pais de filhos bastardos – sem reconhecimento legal.
·         Pais de filhos desajustados.
·         Pais de filhos rebeldes.
·         Pais de filhos ajustados.
·         Pais de filhos tementes a Deus.
·         Pais de filhos abençoadores, etc.
Cabe a vocês escolherem o tipo de Pais que desejam ser.
O fato é que vocês Pais não podem rejeitar os filhos porque seus filhos são herança do Senhor. Vocês podem deixar de usufruir da herança que são seus filhos, mas continuarão sendo seus filhos.
A Bíblia declara que os filhos são uma herança do Senhor e generosamente dada aos Pais pela graça, favor imerecido.
Quais seriam esses benefícios? O segundo benefício dos Pais é que os filhos são...
2. GALARDÃO – Salmos 127:3b.
“...e o fruto do ventre o seu galardão” Salmos 127:3b.
Galardão é recompensa, prêmio, honra e glória. Não podemos usar o termo galardão sem associar com herança. Aquele que recebe uma herança recebe um benefício que foi provido por alguém. O galardão é o prêmio ou a recompensa deixada por alguém. Cabe ao recompensado, ao premiado ou galardoado fazer bom uso de seu galardão.
Em uma herança secular de bens acontece que as pessoas vendem o bem – o dinheiro é aplicado ou gasto até desaparecer como fumaça. Usufruem do bem e faz prosperar ou usufruem do bem de forma errada e vai à falência. A forma de uso do seu benefício é que vai mostrar o tipo de honra e glória que receberá.
Aquele que recebe uma herança recebe o benefício que foi provido por alguém – os filhos são herança do Senhor. Os filhos são o galardão, o prêmio, a herança. Cabe ao galardoado fazer bom uso de seu galardão. Os Pais são autoridades estabelecidas por Deus. Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor” – Colossenses 3:20. 
Os Pais são responsáveis pelos filhos. Respondem a Deus pelo treinamento dos filhos. Os Pais tem o direito de Deus de administrar justiça, punir a desobediência e abençoar o comportamento correto.
O mandamento de obedecer é endereçado aos filhos. Os Pais como autoridade respondem a Deus pelo cumprimento da obediência dos filhos enquanto esses estão sob sua responsabilidade. E disse o SENHOR a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos. Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa, começarei e acabarei. Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu. Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a sua iniquidade, nem com sacrifício, nem com oferta de alimentos”. 1º Samuel 3:11-14.
Os filhos galardoarão a vocês Pais de duas maneiras:
1.    Vergonha – O que aflige o seu pai, ou manda embora sua mãe, é filho que traz vergonha e desonra”. Provérbios 19:26; O que guarda a lei é filho sábio, mas o companheiro dos desregrados envergonha a seu pai”. Provérbio 28:7; “A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe”. Provérbios 29:15.
2.    Honra e Coroa de glória, de delícia e descanso – O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga”. Provérbios 13:24; “Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma”. Provérbios 29:17.
O resultado do seu galardão vai depender de como tem feito uso da sua herança, os filhos. Como você tem conduzido seus filhos?
A Bíblia declara que os filhos são herança do Senhor e o galardão de seus Pais.
Quais seriam esses benefícios? O terceiro benefício dos Pais é que os filhos são...
3. FORÇA – Salmos 127:4-5.
“Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à portas”. Salmos 127:4-5
Nos tempos bíblicos o que era um arqueiro sem suas flechas? Um arqueiro sem flechas é como um soldadinho de papel. O que seria do arqueiro sem sua aljava? (aljava é um coldre ou estojo onde se colocam as flechas que traz pendente no ombro). O que seria do arqueiro sem flechas na aljava? Sem a aljava e sem suas flechas está o arqueiro sem suas forças.
Assim como o arqueiro precisa de sua aljava com flechas, assim necessita o homem de seus filhos que são sua força. Os filhos são a ajuda quando declinamos em idade. É a continuidade de sua geração. “Bem-aventurado o homem que enche deles (filhos) a sua aljava”. A felicidade e a aljava cheia vão de mãos dadas nessa porção bíblica.
A quantidade de flechas que cabem numa aljava pode variar. O que importa é que ela esteja cheia. Queridos Pais talvez a sua aljava esteja cheia com uma única flecha, outros com duas, três, quatro, etc.
Os filhos são comparados com as flechas. Eles não nascem retos. Assim como as flechas devem ser lapidadas, precisam ser lapidados os nossos filhos. Pais de flechas devem endireitá-los para que atinjam o alvo certo. Isso envolve trabalho, amor, paciência e disciplina.
À medida que treinamos nossos filhos no caminho de Deus os preparamos como flechas. Muitas vezes é preciso suor, trabalho e até lágrimas para que os nossos filhos acertem o alvo, o caminho do Senhor.
Conclusão
Agindo assim, com certeza, vocês Pais serão mais do que felizes por terem filhos tementes a Deus. E vossos filhos falarão da sabedoria que vem do alto e que está descrita nas Sagradas Escrituras. São elas que os fazem sábios para a salvação pela fé em Jesus Cristo.
Pr. Renato 

sábado, 26 de março de 2011

A Melhor Posição.

A Melhor posição!
No Evangelho de Lucas encontramos Jesus entrando em Cafarnaum (Lucas 7:7-10). Nesse lugar, um certo centurião ouviu falar de Jesus, o verbo encarnado e creu na autoridade dEle, tendo fé, e por consequência ocorreu um milagre, a cura do servo do centurião.
No dia seguinte Jesus foi a cidade de Naim (Lucas 7:13-16) e moveu-se de íntima compaixão ao ver o filho de uma viúva que passava numa esquife. Jesus ressuscitou o filho da viúva e houve temor e glorificaram a Deus.
A fama de Jesus corria em toda a Judéia e região. Os discípulos de João o Batista, ouviam e anunciavam-lhe todas estas coisas. João manda perguntar: “És tu (Jesus) que havia de vir, ou esperamos outro?” Jesus diz para anunciar a João: “os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anunciam-se o Evangelho”.
Muitos milagres e maravilhas, mas é na casa de um fariseu que encontramos a melhor posição que devemos estar diante de Jesus.
Qual é a melhor posição diante de Jesus?
1. Aos pés de Jesus, devemos estar como um pecador arrependido – Lucas 7:37-50.
“E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o unguento”. Lucas 7:38
Ainda que não houvesse palavras audíveis, o coração daquela mulher rasgava em palavras de confissão, ouvidas pelo Senhor da graça. Ela reconhecia o senhorio de Jesus e sujeitou-se voluntariamente “e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o unguento” (Lucas 7:38). Aquela mulher abriu a porta de seu coração em arrependimento, sujeitou-se ao senhorio de Jesus. Aos pés de Jesus há arrependimento.
Aquela mulher teve suas súplicas atendidas, lágrimas que rogavam por perdão ao Salvador Jesus que disse: “Os teus pecados te são perdoados”. (Lucas 7:48). Devemos estar aos pés de Jesus, prostrados alegremente. Aos pés de Jesus há perdão.
A paz de Deus dá descanso as nossas almas e leva o temor da morte ao ouvir: “A tua fé te salvou; vai-te em paz”. (Lucas 7:50). Na adoração há o reconhecimento de quem nós somos e a glória de quem adoramos. Houve transformação de um coração cheio de medo e agora cheio de paz, reconciliado com Deus. Jesus Cristo sendo Senhor, digno de devoção e reverência. Devemos continuamente estar aos seus pés. Aos pés de Jesus há transformação.
A todo aquele que crê no Senhor Jesus, entra em terra celeste, tornando o céu sua pátria ao ouvir: “A tua fé te salvou; vai-te em paz”. (Lucas 7:50). Aos pés de Jesus há Salvação.
A Bíblia declara que Jesus andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia pregando e anunciando o Evangelho do Reino de Deus e os doze iam com Ele. Curou muitas pessoas de enfermidades e espíritos malignos. Ensinou por parábolas. Em Gadara encontramos novamente a melhor posição diante de Jesus.
Qual é a melhor posição diante de Jesus?
2. Aos pés de Jesus, onde o salvo descansa – Lucas 8:35-39.
“E saíram a ver o que tinha acontecido, e vieram ter com Jesus. Acharam então o homem, de quem haviam saído os demônios, vestido, e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram”. Lucas 8:35
Em Gadara havia um homem que muito tempo estava possesso de demônios e não andava vestido nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros. Um homem que tinha um espírito imundo que o oprimia e era muitas vezes preso com grilhões e cadeias, mas que não o podia conter, sendo impelido pelos demônios para os desertos. Jesus expulsa os demônios e encontramos o homem assentado aos pés de Jesus. “Acharam então o homem, de quem haviam saído os demônios, vestido, e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram”. (Lucas 8:35). O homem está livre da opressão e pecados que o afligia. Somente Jesus é capaz de nos livrar da opressão do pecado, aos pés de Jesus é onde devemos estar assentados. Aos pés de Jesus assentamos livre do pecado.
As pessoas prendiam aquele homem, que não tinha casa e muitas vezes se achava nu. As pessoas o temiam e não queriam estar perto daquele homem. Entretanto, livre do pecado o vemos vestido e em perfeito juízo. Aquele homem está livre do pecado, aos pés e na companhia maravilhosa do Senhor Jesus. Devemos desejar sempre estar na companhia e proteção do Senhor Jesus porque não há melhor lugar para se estar. Aos pés de Jesus desfrutamos da Sua companhia.
Aquele homem agora livre e curado, vestido e em perfeito juízo, desfrutando da companhia do Senhor Jesus, foi visto pelos mesmos que o prendiam e agora testemunham como ele foi salvo. “E os que tinham visto contaram-lhes também como fora salvo aquele endemoninhado”. (Lucas 8:36). Aos pés de Jesus damos testemunho da salvação.
Agora livre do pecado e salvo aquele homem deseja ir com Jesus, mas Ele lhe diz: “Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito”. (Lucas 8:39). Aquele homem não tinha casa e vivia oprimido nos lugares desertos. Agora volta para casa e testemunha apregoando os feitos de Jesus. Aos pés de Jesus recebemos bênçãos de Deus.
Jesus voltou de Gadara e foi recebido por uma multidão. Mas em Jairo encontramos a melhor posição diante de Jesus.
Qual é a melhor posição diante de Jesus?
3. Aos pés de Jesus, que as nossas súplicas são respondidas – Lucas 8:41-55.
“E eis que chegou um homem de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa”. Lucas 8:41
Agora observamos um homem importante, um príncipe da sinagoga, com sua única filha de quase doze anos, doente, prestes à morte. Um homem de posição importante, com bens materiais, dinheiro, podia muito bem ter confiado nas coisas que possuía para comprar a saúde de sua filha. Mas essas coisas são vãs. Ele, humildemente roga por sua filha a Jesus, homem pobre, nascido numa manjedoura, sem nenhuma riqueza. Aquele homem podia procurar qualquer pessoa, curandeiro, etc, mas ele rogou àquele que o podia ajudar, rogou ao Senhor Jesus que é o Filho de Deus, o próprio Deus. Aos pés de Jesus devemos rogar.
Aquele homem não podia curar a filha, mas fez melhor, rogou àquele que podia. Jesus ouviu o rogo daquele homem e disse: “Não temas; crê somente, e será salva”. (Lucas 8:50). Aos pés de Jesus ouvimos a Sua voz.
O Senhor Jesus alçou a sua voz em respostas e foi além porque aquele homem encontrou consolo. Todos já davam a menina como morta e desprezavam a presença daquele que venceu a morte, o Senhor Jesus. Portanto, Jesus não somente ouve, mas também consola. Jesus disse: “Não choreis; não está morta, mas dorme”. (Lucas 8:52). As pessoas riam e zombavam. Mas aquele que realmente crê tem o coração consolado quando ouve “Não temas; crê somente, e será salva”... “Não choreis; não está morta, mas dorme”. Ainda que as circunstâncias estejam desfavoráveis e as pessoas zombem é melhor estar aos pés de Jesus. Aos pés de Jesus encontramos consolo.
Pode demorar o tempo que for, pois o Senhor sabe o melhor para nós, mas ele responde as nossas súplicas segundo a Sua vontade. Ninguém podia ajudar aquele homem e sua filha porque somente Jesus salva. Então o Senhor “pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina. E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer”. (Lucas 8:54-55). Aos pés de Jesus obtemos respostas.
Conclusão
Não existe melhor lugar e posição para estarmos do que aos pés de Jesus. Somente aos pés de Jesus estamos na inteira dependência de Deus. Maravilhamos-nos com seus feitos e glorificamos a Deus, que salva, que consola, responde aos seus filhos.
Pr. Renato 

Compreendendo a Constituição Humana

CORPO, ALMA E ESPÍRITO – ESTUDO 1
Compreendendo a constituição humana.  
1ª Tessalonicenses 5:23
Quando falamos sobre a constituição humana e sua estrutura, ouvimos as mais variadas opiniões. Cada opinião é dada com base no fundamento que cada um tem colocado em sua vida.
Para o crente a autoridade final é as Sagradas Escrituras, a Bíblia. O que quero dizer é que a Bíblia é autoridade em qualquer assunto, ou seja, todas as coisas devem ser passadas pelo crivo dela. Devemos julgar a arte, a música, a ciência, a física, a química, a matemática pela Bíblia.  Se os homens não concordarem com o que a Palavra de Deus diz, desconsidere os homens e fique com a Palavra de Deus.
Este estudo é importante para compreendermos como o ser humano é formado e conhecermos sua estrutura. 1ª Tessalonicenses 5:23 diz: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo". Todo homem (ser humano) é espírito, alma e corpo.
A Palavra de Deus trata o homem como um ser tripartido: espírito, alma e corpo. Portanto, alma e espírito não é a mesma coisa.
Outras partes da Bíblia fazem a mesma diferenciação entre espírito e alma. Em Hebreus 4:12 diz: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.
Em Gênesis 2:7 diz: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”. Quando Deus criou o homem, no princípio o formou com o pó, e em seguida soprou “o fôlego de vida” em seu nariz. Assim que o fôlego de vida, que se converteu no espírito do homem, entrou em contato com o corpo do homem, teve origem a alma. Daí que a alma é a combinação do corpo e do espírito do homem. Por isso a Bíblia chama o homem “uma alma vivente”.
O fôlego de vida se converteu no espírito do homem. Este fôlego de vida vem do Senhor da Criação. Entretanto, não devemos confundir o espírito do homem com o Espírito Santo de Deus. Este difere de nosso espírito humano. Romanos 8:16 explica sua diferença ao afirmar que “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”.
O corpo separado do espírito estava morto, mas com o espírito, o homem recebeu a vida. O homem se converteu em uma alma vivente porque era ali onde o espírito e o corpo se encontraram e é através dela que se conhece sua individualidade.
Deus frequentemente se refere aos homens como almas porque o que o homem é depende de como é sua alma. Sua alma o representa e expressa sua individualidade. É na alma que está a livre vontade do homem no qual o espírito e o corpo estão totalmente fundidos. Se a alma do homem quer obedecer a Deus, permitirá que o espírito governe o homem conforme  ordenado por Deus. A alma, se o decidir, também pode reprimir o espírito e tomar algum prazer como senhor do homem.
Pode-se ilustrar em parte a constituição tricotomista de espírito, alma e corpo com uma lâmpada elétrica. Dentro da lâmpada, que pode representar o conjunto do homem, há eletricidade, luz e arame.
O espírito é como a eletricidade, a alma é a luz e o corpo é o arame e todo o objeto tangível. A eletricidade é a causa da luz, enquanto que a luz é o efeito da eletricidade. O arame é a substância material para transportar a eletricidade, para manifestar a luz. A combinação do espírito e do corpo produz a alma, que é única do homem. De maneira que a eletricidade, transportada pelo arame, é expressa na luz, assim também o espírito atua sobre a alma, e a alma, por sua vez, se expressa por meio do corpo.                
Como é estruturado o homem?
1. Corpo – 1ª Tessalonicenses 5:23. "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo...".
O corpo é a parte física do homem. É a parte onde ele interage com o meio em que habita. O corpo é dividido entre os seus sistemas, dentre os quais destacamos estruturas óssea, muscular, nervosa, cardiovascular, respiratória, excretor, endócrino, linfático, digestório e reprodutor.
O corpo é a forma visível com que relaciona com o mundo exterior através dos cinco sentidos. Visão – Ato de ver; percepção pelo órgão da vista – Lucas 11:34; Mateus 18:9. Tato – Tocar-se nas coisas para guiar-se – Atos 17:27; Mateus 18:8. Paladar – Gosto, sabor – Salmos 119:103; Tiago 3:5,6. Audição – Ato de ouvir; percepção dos sons pelo ouvido – Romanos 10:17, Josué 6:16,20. Olfato – Sentido pelo qual se percebem cheiros – 1ª Coríntios 12:17; Gênesis 8:21.
É por meio do corpo que o homem entra em contato com o mundo material. O homem está em contato com o mundo externo sensorial através de seu corpo, influenciando e sendo influenciado.
Como é estruturado o homem?
2. Alma – 1ª Tessalonicenses 5:23. "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo...".
A alma é formada pelo intelecto e as emoções, que procedem dos sentidos. A alma pertence ao próprio eu do homem e revela sua personalidade, é chamada a parte que tem autoconsciência de si mesmo. A alma se encontra entre o espírito e o corpo, embora pertença a ambos. Está ligada ao mundo espiritual através do espírito, e ao mundo material através do corpo. Também possui o poder da livre vontade e por isso pode escolher entre as suas influências ambientais.
É na alma que se encontra a vontade, a mente e as emoções. A vontade é o instrumento para tomar decisões, poder para escolher. A mente é a sede da alma, intelecto, pensamento, raciocínios, memória. As emoções são os instrumentos para expressar nossos sentimentos, gostos, simpatias, alegrias, tristeza, amor, ódio, etc.
Os sentimentos são os modos de entender, sentir, reagir e opinar – Filipenses 2:5; Tiago 3:14. A imaginação é a capacidade de criar, na mente, um objeto, pensamento, plano, etc – Gênesis 6:5; Ezequiel 38:10. A memória são as lembranças – 1º Reis 17:18. A razão é a faculdade de compreender as relações das coisas e de distinguir o verdadeiro do falso, o bem do mal, raciocínio, pensamento, opinião, julgamento – 1º Reis 12:6-10.
A alma é a sede da personalidade. A vontade, intelecto e emoções do homem estão ali. Verdadeiramente, a alma é o eixo de todo ser, porque a vontade do homem lhe pertence.
Como é estruturado o homem?
3. Espírito – 1ª Tessalonicenses 5:23. "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo...".
O espírito é a parte mediante a qual nos comunicamos com Deus, e só por ela podemos perceber e adorar a Deus. O espírito é o elemento que tem consciência de Deus. Deus vive no espírito, o eu vive na alma, enquanto os sentidos vivem no corpo. Mediante o seu espírito o homem mantém relação com o mundo espiritual e com o Espírito de Deus, recebendo e expressando ambos o poder e a vida do mundo espiritual.
O espírito humano é o ponto de encontro com Deus. É através do espírito humano que tenho consciência de Deus e me relaciono com Ele. Deus é Espírito e só podemos perceber Deus no espírito – Efésio 2:22; João 4:24. Mas a comunhão com Deus só é possível com o espírito vivificado quando aceitamos Jesus Cristo como Senhor – Efésios 2:1,2. Sem Jesus Cristo existe apenas consciência de Deus sem haver nenhum tipo de relacionamento com Ele.
O espírito ocupa a área mais profunda de seu ser. O corpo toma o lugar mais exterior. Entre os dois vive a alma, servindo como seu meio. O espírito possui funções como consciência, intuição e comunhão.
No espírito tem a consciência que discerne, distingue o bom e o mau, não o faz por meio da influência do conhecimento armazenado na mente, mas sim com um espontâneo direto. Frequentemente nosso raciocínio justifica o que nossa consciência julga. O trabalho da consciência é independente e direto, pois não submete às opiniões do exterior. Se a obra do homem for má, a consciência levantará a sua voz acusatória.
A intuição é o órgão sensitivo do espírito humano. A intuição suporta uma sensibilidade direta independente de qualquer influência exterior. Esse conhecimento que nos chega sem nenhuma ajuda do pensamento, da emoção ou da vontade é intuitivo. Sabemos por meio de nossa intuição, e nossa mente nos ajuda a compreender. As revelações de Deus e todos os movimentos do Espírito Santo são perceptíveis para o crente através da intuição. Em consequência, um crente deve levar em consideração dois elementos: a voz da consciência e o ensino da intuição.
A comunhão é a adoração a Deus. Os órgãos da alma são incompetentes para adorar a Deus. Não podemos receber Deus com nossos pensamentos, sentimentos ou intenções, porque unicamente podemos conhecê-Lo em nosso espírito. Nossa adoração a Deus e as comunicações de Deus conosco acontecem diretamente no espírito. Têm lugar no homem interior, não na alma ou no homem exterior.
Conclusão
O espírito pode submeter o corpo através da alma para que obedeça a Deus. Da mesma maneira o corpo, mediante a alma, pode atrair o espírito a amar ao mundo. Assim, a alma se encontra entre o espírito e o corpo, mantendo-os unidos.
Antes da queda do homem, o espírito controlava todo o ser por meio da alma. A Alma estava completamente sob o domínio do espírito. Em consequência, sua força era a força do espírito. O espírito não pode atuar sobre o corpo por si mesmo, só através e por intermédio da alma.
Somente quando a alma está disposta a assumir uma posição humilde, pode o espírito dirigir todo o homem. Se a alma se nega a tomar esta posição, o espírito ficará impotente. O homem possui um poder soberano para decidir por si mesmo. Possui o órgão de sua própria capacidade volitiva e pode escolher seguir a vontade de Deus ou opor-se a Ele e seguir a vontade de Satanás. Em vista do fato de que a alma possui semelhante poder e que é o órgão da individualidade do homem, a Bíblia chama o homem de alma vivente.

Pr. Renato 




As expressões da Alma

CORPO, ALMA E ESPÍRITO – ESTUDO 2
As expressões da alma.
1ª Tessalonicenses 5:23
O corpo separado do espírito estava morto, mas com o espírito, o homem recebeu a vida. O homem foi assim vivificado, tornando alma vivente.
O homem se tornou em uma alma vivente, fato de que a combinação de espírito e corpo produziu a alma e que o espírito e o corpo foram totalmente fundidos nesta alma. Em outras palavras, a alma e o corpo se combinaram com o espírito, e o espírito e o corpo se fundiram na alma.
Adão, antes da queda, não sabia nada desta incessante luta do espírito e da carne, que é algo cotidiano para nós. Havia uma perfeita mistura de suas três partes em uma, e a alma, como meio unificador, converteu-se na causa de sua individualidade, de sua existência como ser distinto.
A alma, ao estar entre eles, une-os e também toma o caráter de ambos. A alma torna possível que o espírito e o corpo se comuniquem e colaborem. O trabalho da alma é manter espírito e corpo em seu lugar adequado, para que não percam sua correta relação, que o corpo possa estar sujeito ao espírito e o espírito possa governar o corpo por meio da alma.
A alma se encontra entre estes dois mundos, espírito e corpo, embora pertença a ambos. Está ligada ao mundo espiritual através do espírito, e ao mundo material através do corpo. Também possui o poder da livre vontade e por isso pode escolher entre suas influências ambientais.
Na Bíblia Deus frequentemente se refere aos homens como almas. Por quê? Porque o que o homem é depende de como é sua alma. Sua alma o representa e expressa sua individualidade. É o órgão da livre vontade do homem, o órgão no qual o espírito e o corpo estão totalmente fundidos. Se a alma do homem quer obedecer a Deus, permitirá que o espírito governe o homem conforme o ordenado por Deus. A alma pode também decidir reprimir o espírito e tomar algum prazer como senhor do homem.
O espírito pode submeter o corpo através da alma para que obedeça a Deus. Da mesma maneira o corpo, mediante a alma, pode atrair o espírito a amar ao mundo. Assim, a alma se encontra entre o espírito e o corpo, mantendo-os unidos.
Qual tem sido a expressão da tua alma?
1. Expressão do homem natural – 1ª Coríntios 2:14. "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente".
Quando contemplamos a criação logo discernimos que é bom e intuitivamente sabemos que tem que ter um criador, havendo assim uma necessidade de adorá-lo. O homem natural não pode dirigir adoração a Deus porque não foi vivificado o seu espírito. Antes da regeneração o espírito está separado da vida de Deus. É no espírito onde Deus nos regenera, vivificados para sermos instrumentos do Espírito Santo que nos ensina e nos guia a seu repouso.
 Antes do novo nascimento em Cristo, seu espírito fica tão submerso e envolto por sua alma que lhe é impossível distinguir se algo sai da alma ou do espírito. As funções do espírito e da alma se misturaram. Além disso, o espírito perdeu sua função original — sua relação com Deus — porque está morto para Deus.
“E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”. Efésios 2:1-3. 
A vida do descrente nos indica que o espírito e a alma possuem obras muito parecidas. O espírito humano é influenciado pela alma de maneira que ela o controla.
Homem natural é aquele que nasce no pecado, é aquele que nunca ouviu do Senhor Jesus, é aquele que já ouviu do Senhor Jesus e O rejeitou. São os que nunca entregaram sua alma ao Senhor Jesus Cristo e nunca O aceitaram e nunca O receberam como Salvador. Esses são chamados de filhos da desobediência, ímpios, bastardos, criaturas de Deus e não filhos. Tem o caráter natural, não são salvos e procuram ser livres para viver a vida sem um compromisso com Deus. Não se comprometem com Deus e se  fazem voto, é apenas para pagar a Deus por alguma coisa. É como pagar para não ficar devendo nada, para não receber cobrança depois. Definitivamente não querem andar segundo as ordens de Deus. A expressão da sua alma é natural, permanece escravo do pecado herdado.
O homem natural pode mudar sua situação aceitando o Senhor Jesus Cristo como Senhor e Salvador pessoal de sua alma.

Qual tem sido a expressão da tua alma?
2. Expressão do homem carnal – 1ª Coríntios 3:1. "E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo".
Homem carnal é aquele que ouviu de Jesus Cristo, o recebeu como Salvador de sua vida, mas continuou na prática das obras da carne.
“Não extingais o Espírito”. 1ª Tessalonicenses 5:19.
“E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”. Efésios 4:24-30.
É aquele que é nascido de novo, pois, recebeu o Senhor Jesus como Salvador de sua vida. Ouça bem, ele recebeu o Senhor Jesus como seu Salvador. Mas Jesus não é Senhor e Salvador? Aí reside o problema do carnal. Jesus é apenas Salvador e não Senhor. O carnal é alguém que não quer compromisso com a Palavra de Deus e com a vida de santidade.
“Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”. Romanos 8:8.
O carnal é aquele que quer agir como agia no mundo. Agir confiando na própria força, fazendo as coisas sem buscar direção de Deus. Sendo independente de Deus. Colocando o seu ego acima da vontade de Deus.
O carnal é aquele que até faz um voto ou um compromisso com Deus, mas, no meio do caminho tropeça. O carnal não vai até ao fim com Deus. Algo no meio do caminho o desestimula, há dificuldade de continuar firme na Palavra de Deus. O estilo de vida do carnal é sem compromisso com a Palavra de Deus e com o testemunho de Jesus Cristo. É Escravo do pecado.
O homem carnal é o que ouve a Palavra de Deus, há arrependimento, crê e aceita o Senhor Jesus Cristo como Salvador, entrega a sua alma a Ele, mas em desobediência não faz a Sua vontade. Vive se alimentando com os desejos da carne, sua alma é dominada pela carne e reprime o espírito, havendo uma luta constante. A expressão da sua alma é carnal.
“Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis”. Gálatas 5:17.
O homem carnal tem o caráter cristão, mas não aplica a sua vida. O homem carnal pode se tornar espiritual se andar em espírito, obedecendo e aplicando o caráter cristão em sua vida.
Qual tem sido a expressão da tua alma?
3. Expressão do homem espiritual – 1ª Coríntios 3:1 e Gálatas 5:16. "E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo"...“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne".
O homem espiritual é aquele que é verdadeiramente livre, mas, não livre para pecar e sim livre para não pecar, pois não é escravo do pecado. O homem espiritual é aquele que tem responsabilidades com a Palavra e vontade de Deus. É aquele que tem a Jesus como Senhor e Salvador. Jesus não é somente Salvador do homem espiritual, mas Jesus é Senhor exercendo governo na vida do seu servo.
O homem espiritual é o servo que espera a direção, a ordem para poder caminhar segundo a vontade do seu Senhor.
Ser homem espiritual não é ser um super-homem acima dos medos, dificuldades e pressões. Ser um homem espiritual é confiar em Deus, é esperar até a última hora a ação de Deus. É fechar os olhos para o natural e abrir para o espiritual. A ação de Deus é algo sobrenatural e espiritual. É procurar dar testemunho da Palavra de Deus, é fugir do pecado e correr para os braços do Pai celestial.
O homem espiritual, ao cair se arrepende e volta, começando de novo onde parou e prossegue para o alvo. Ser espiritual é não desistir do objetivo estabelecido por Deus. É buscar a vitória no labor e na perseverança.
Em resumo, o homem espiritual é o que ouve a Palavra de Deus, arrepende-se, crê e aceita ao Senhor Jesus como Salvador, entrega sua alma a Ele e vive em obediência a Sua vontade. Portanto, a expressão da sua alma é espiritual.
O homem espiritual quando deixa de andar em espírito se torna carnal. Por isso que a Palavra de Deus nos exorta por muitas vezes que “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia” – 1ª Coríntios 10:12.
Conclusão
A sua alma expressa que tipo de homem? Você é o homem natural que não nasceu de novo e precisa da Salvação em Jesus? Você é o homem carnal que nasceu de novo, que entregou sua vida para Jesus, mas vive numa vida de derrota? Ou você é o homem espiritual que quer agradar a Deus e busca dia a dia uma vida de consagração a Deus?
Muitos cresceram como nunca cresceram antes nas suas vidas Espirituais. Muitos renunciaram as vontades da carne, o amor ao mundo e venceram as tentações do diabo. Muitos estão começando os primeiros passos da vida cristã.
Se você está começando a vida cristã agora saiba que a vida cristã deve ser vivida de fé em fé e vitória em vitória, pois você agora está andando com Deus.
Vida cristã normal não é uma vida de crentes cabisbaixos por serem derrotados pelo pecado não. Mas a vida cristã normal é viver na prática uma vida de vencedor em Cristo Jesus. Talvez você não foi tão vencedor ou espiritual como você queria ser. Talvez você viveu mais como o homem carnal do que como o homem espiritual. Talvez fugiu ao compromisso de viver uma vida santa e de dar bom testemunho diante de Deus e dos homens.
Hoje é dia de comprometer-se com Deus, propor no coração de viver uma vida diferente da que você viveu até agora e Deus vai te abençoar. Fale com Deus agora em oração...
Pr. Renato