segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Jesus Intercedeu por nós transgressores!

Jesus Intercedeu por nós transgressores!
“... porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores” – Isaías 53:12
O livro de Isaías capítulo 53 fala do Messias ressaltando aspectos da sua obra. É enfatizado o aspecto do sofrimento e a humilhação de Jesus Cristo para nos propiciar a salvação preciosa. É apresentado um quadro vívido da obra de Jesus Cristo, o nosso salvador onde é declarado em alto e bom som que a nossa condição de pecadores é a causa evidente do sofrimento do Messias para trazer salvação ao que nEle crê.
A mensagem cristã é relatada nos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. O profeta Isaías, sete séculos antes de Cristo vir à terra, declarou a mensagem cristã.
Em Isaías 53:1 diz: “Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR”?  Deus estabeleceu a Sua própria maneira de levar as pessoas a si mesmo.  Ele se revela ao homem através das Escrituras e pede uma resposta de fé à revelação, por isso a pergunta de Isaías é repetida em Romanos 10:16-17 que diz: “Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”.  A fé vem pelo ouvir a mensagem da obra de Jesus Cristo e conduz à salvação pela fé na mensagem sobre Jesus Cristo.
1. Getsêmani – Isaías 53:2; Lucas 22:44.
Aquele de quem Isaías está falando aqui é claramente Jesus Cristo. “Porque foi subindo como renovo perante ele”... referindo a Jesus que nasceu para nos propiciar redenção. Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos” – Isaías 53:2. O Evangelho que não é para atrair homens e mulheres a Jesus pela beleza, status, fama ou fortuna. O Evangelho é dirigido justamente aos assim como Jesus que não possuem beleza, fama, fortuna, ou sabedoria humana. Mas aos que depositam a sua fé na beleza do amor e sabedoria Divina em enviar Jesus, seu único filho para nos trazer salvação.
Devemos depositar a nossa fé em Jesus que orou no jardim do Gêtsemani em agonia e sangue. “E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão” – Lucas 22:44. Ele entrou em sofrimento inimaginável a mente humana. Certamente no Getsemani nosso Senhor começou a ser ferido por nosso pecado. Foi apenas o início de sua tristeza, seu suor de sangue, sua agonia e aflição. A sua alma estava cercada pelos nossos pecados, porque Jesus Intercedeu por nós transgressores.
2. Traição de Judas – Isaías 53:3; Lucas 21:47-48.
Em Isaías 53:3 Jesus “Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum”.
Na verdade o apelo de Deus é dirigido para crermos no “homem de dores, e experimentado nos trabalhos”, o homem Deus encarnado, o próprio Jesus desprezado ... rejeitado ...  e não estimado pela maioria das pessoas.
Judas assim como a maioria das pessoas em sua livre escolha decidiu trair. “E, estando ele ainda a falar, surgiu uma multidão; e um dos doze, que se chamava Judas, ia adiante dela, e chegou-se a Jesus para o beijar. E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem”? – Lucas 22:47-48.
Existe um dito popular que declara uma grande verdade: “Judas beijou a porta do céu e não entrou”. Assim como Judas existem muitos que desprezam a Jesus, ouve a mensagem, estão diante da porta do céu e não entram. É necessário que saibamos: Jesus intercedeu por nós transgressores e basta crer nEle.
3. Negação de Pedro – Isaías 53:3; Lucas 22:56-62.
Em Isaías 53:3 Jesus “Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum”.
Houve entre os discípulos um homem de nome Pedro, que conheceu bem o homem Deus e experimentou o trabalho junto de seu mestre Jesus. O seu andar e falar o denunciava em que uma criada do palácio disse: “E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele” (com ele referindo-se a Jesus) – Lucas 22:56.
Mas Pedro sentindo abandonado pelo mestre que estava preso e à beira da morte e morte de cruz, escondeu o seu rosto ao ser indagado se era discípulo de Jesus, por três vezes declarou: “Mulher, não o conheço... Homem, não sou... Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo” – Lucas 22:57, 58, 60.
Assim como Pedro muitos ainda negam a Jesus. Ouviram a mensagem e continuam a virar os seus rostos. Jesus olhou para Pedro: “E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes” – Lucas 22:61.
Jesus olhou com amor pelo seu discípulo e da mesma maneira olha amavelmente para aqueles que ainda viram o seu rosto. Faça como Pedro que: “E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente” – Lucas 22:62. Um choro de arrependimento. É preciso arrepender-se e crer em Jesus que intercedeu por nós transgressores.
4. Escarnecimento – Isaías 53:6-7; Lucas 22:63; 23:11, 18 e 23.
Isaías 53:6 diz que “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos” – Isaías 53:6.
 “Cada um se desviava pelo seu caminho” ou seja pecamos, extraviamos e seguimos nossos próprios caminhos, perdidos e longe de Deus  e Ele, o Pai colocou sobre Jesus todos os nossos pecados.  Que amor! Que misericórdia! Que graça, que favor imerecido!
Jesus, “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca” – Isaías 56:7 
Ele foi escarnecido pelas autoridades religiosas do sinédrio, pela autoridade política sendo levado a Herodes, pela grande multidão. “E os homens que detinham Jesus zombavam dele, ferindo-o... E Herodes, com os seus soldados, desprezou-o e, escarnecendo dele, vestiu-o de uma roupa resplandecente e tornou a enviá-lo a Pilatos... Mas toda a multidão clamou a uma, dizendo: Fora daqui com este, e solta-nos Barrabás (a este referindo se a Jesus)... Mas eles instavam com grandes gritos, pedindo que fosse crucificado. E os seus gritos, e os dos principais dos sacerdotes, redobravam” – Lucas 22:63; Lucas 23:11, 18 e 23.
 Que grande amor Jesus tem por nós pecadores! E por que Jesus oferece a Si mesmo a tal sofrimento? Para interceder por nós transgressores.
5. Crucificação – Isaías 53:4-5, 8-9; Lucas 23:33, 44-46, 49-53.
A essência do Evangelho está nos versos 4 e 5 de Isaías que diz: “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.
A crucificação de Jesus é um sacrifício substitutivo.  Ele, o inocente que não merecia a cruz, tomou sobre Si a punição que nós merecemos. As nossas transgressões e iniquidades Jesus levou sobre Si, Ele morreu por elas.
Isaías 53:8 diz que Jesus “Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido”.  Jesus foi morto na cruz do calvário como um cordeiro que vai ao matadouro por causa dos nossos pecados e foi cortado da terra dos viventes.
Jesus foi levado ao Gólgota, que significa Caveira e ali foi crucificado. “E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda... E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol; E rasgou-se ao meio o véu do templo. E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou” – Lucas 23:33, 44-46. Jesus morreu uma morte real, não apenas algo simbólico.
Jesus foi colocado em uma sepultura. “E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca” ­– Isaías 53:9 confere com Lucas 23:49-53. Foi lhe dado um túmulo e esta é uma das verdades básicas e importantes do Evangelho em que Paulo define em 1ª Coríntios 15:3-4 - "... Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”. • Jesus died a real death , not just something symbolic or spiritual.Jesus morreu uma morte real e He was assigned a grave and was buried in it.foi atribuído um túmulo e foi sepultado nele.
Em João 19:30 Jesus diz: “Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito”. Estas benditas palavras significam que Jesus satisfez totalmente a vontade de Deus Pai e intercedeu por nós transgressores.
6. Ressurreição – Isaías 53:10-11; Lucas 24:1-9.
Isaías 53:10 diz que “Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão”. Foi da vontade do Senhor a morte do Filho Jesus por nós. Não foi acidental, mas foi explicitamente a vontade de Deus.  Nenhum outro sacrifício poderia satisfazer e pagar o preço para os pecados do homem.
 Isaías vê antecipadamente a ressurreição de Jesus dentre os mortos. Os líderes religiosos morrem e alguns como mártires. Mas a ressurreição de Jesus é uma das coisas que o distingue deles.
 “Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si” – Isaías 53:11.  Jesus neste versículo, após a Sua morte é claramente mencionado que depois do sofrimento ele vai ver a luz da vida. O resultado maravilhoso para contar as pessoas para que muitos venham a ser justificados por Ele.
“E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas. E acharam a pedra revolvida do sepulcro. E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus. E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes. E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia, Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite. E lembraram-se das suas palavras. E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais” – Lucas 24:1-9.
Jesus ressurgiu dos mortos e vivo está. Está assentado à direita do pai para interceder por nós transgressores!
Conclusão
A obra de Jesus é tão importante e as consequências são eternas. É preciso que as pessoas venham a conhecer Jesus como Senhor e Salvador.  João 17:3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. Jesus levou sobre Si os nossos pecados e intercedeu por nós transgressores! No versículo 11 de Isaías está nos dizendo profeticamente sete séculos de antemão que pelo conhecimento de Jesus os homens e mulheres serão justificados e seus pecados lhe serão tirados.
Ele derramou sua vida até a morte. Jesus morreu por nós. Ele carregou o pecado de muitos" - incluindo o seu e o meu! Ele ressuscitou dos mortos! Ele é a luz da vida... justificará a muitos... E isso também inclui você e eu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário