domingo, 22 de novembro de 2020

Paz Com Deus!

PAZ COM DEUS!


“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.”

Romanos 5:1



Já parou para analisar que se esse texto bíblico diz que “temos paz com Deus” significa que fomos inimigos de Deus?


Vejamos o que Tiago 4:4 nos diz: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”


O texto de Tiago começa com “Adúlteros e adúlteras”  o que significa infiel, traidor, desleal, falso. Podemos dizer que aquele que é infiel é desprovido de fé. Os amigos do mundo são em relação a Deus traidores, desleais, falsos e sem fé para com Deus.


Vamos continuar a nossa análise bíblica. Na Segunda Carta aos Coríntios 5:17-19 está escrito:  “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.”


O termo usado nesta porção bíblica que nos deve chamar a atenção é “nos reconciliou consigo mesmo”. Então encontramos Deus reconciliando consigo mesmo por Jesus Cristo.

Voltando para o texto temos uma nova correlação de palavras. No versículo 19 está escrito “reconciliando consigo o mundo” enquanto no verso 18 está “nos reconciliou consigo mesmo”


Logo “mundo” se refere “as pessoas” que nele habitam. Se foi preciso reconciliar portanto antes estávamos como inimigos.


Então, em que situação você se encontra? Você é amigo de Deus e tem paz com Ele ou permanece como inimigo de Deus?


Como posso obter Paz Com Deus?


Em primeiro lugar, pela fé em Jesus Cristo. “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.” Romanos 5:1. 


A palavra fé significa ter confiança, crer, acreditar e implica uma atitude plena de crer e confiar.


A fé está intimamente ligada à uma convicção intensa e persistente naquilo que depositamos ser verdade e real.


O texto nos diz que temos paz com Deus pela fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Precisamos acreditar em Deus que diz em Romanos 5:8 “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”


Em outras palavras sendo nós ainda pecadores e consequentemente inimigos de Deus, Ele nos amou entregando seu próprio filho Jesus a morte e essa cruel morte da crucificação.


As Escrituras Sagradas invocam a todos que ouçam e venham a ter fé em Deus através da grandiosa obra de Jesus Cristo na cruz do calvário.


Vale lembrar que nós somos pecadores e inimigos de Deus e Ele mesmo declara que o salário do pecado é a morte. Em Romanos 6:23 diz: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.”


Nestes termos, nós estando fracos e carregados da mancha do pecado e Jesus morreu pelo pagamento que a nós é exigido mas que somos incapazes de efetuar a quitação por nossas próprias forças. Em Isaías 53 diz que o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, Jesus Cristo.


Por esta causa diz Romanos 5:6  “Porque Cristo, estando nós fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.”


Que fique claro que a dívida será quitada. Aos que creem pela fé em Jesus Cristo recai a justificação e participação da vida eterna com Deus e os que rejeitam permanecem na condenação a passos largos para morte eterna, inferno.


Como posso obter paz com Deus?


Em segundo lugar, pela graça de Deus. “Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da Glória Deus.” Romanos 5:2.


Observamos que a fé é que nos leva a graça de Deus. Por nosso Senhor Jesus Cristo que recebemos a graça e é isto que esse texto diz.

A palavra graça significa favor que se recebe, dádiva. Eu vou para além do dicionário e digo que pelo contexto das Escrituras Sagradas é  “favor imerecido recebido de Deus ”.


Vejamos, se somos pecadores e ofendemos a Deus nós merecíamos a punição de Deus e não a Sua dádiva. 

Cada um de nós quando somos ofendidos nos queixamos e se houvesse poder em nossas mãos acabaríamos com os que nos ofendem sem ter nenhum tipo de graça.


Entretanto, Deus nos amou e nos oferece a sua graça ou dádiva que nós não merecemos pois como pecadores somos inimigos de Deus.

O amor de Deus para conosco excede o nosso entendimento e o que Deus nos oferece é a Sua graça. O nosso Senhor Deus é gracioso e logo encontramos em Romanos 5:10 que diz “Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, tendo sido reconciliados, seremos salvos pela sua vida.”


O nosso bondoso Deus nos reconciliou consigo mesmo através da sua graça entregando seu Filho a morte nos trazendo salvação e nos garantindo a eternidade em plena Paz Com Deus.


Como obter paz com Deus?


Em terceiro lugar, pelo sangue de Jesus. “Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” Romanos 5:9.


Durante ao longo da minha juventude ouvi por muitas vezes as palavras ditas por João o Batista “Eis o cordeiro de Deus que tira pecado do mundo.” (Evangelho de João 1:29,36)


Por falta de conhecimento fiquei na escuridão do entendimento e hoje dou graças a Deus por compreender. Quando Israel era escravo no Egito foi através de um sacrifício de cordeiro perfeito e o sangue desse cordeiro nas vergas ou portal das portas que foi poupado da morte e teve libertação da escravidão. 


O pecado nos escraviza e somente o sangue do cordeiro no livra da morte eterna e nos liberta.


Nos rituais judaicos do tabernáculo onde era manifestada a presença de Deus era necessário expiar o pecado e para isso era sacrificado um cordeiro e derramado o sangue para expiação do pecado.


O profeta Isaías no capítulo 53 declara que um homem seria levado como cordeiro e seria sacrificado e se comparado com o cordeiro era um homem sem defeito e imaculado. Então esse homem era perfeito e ao mesmo tempo Deus e essas características são encontradas em Jesus Cristo. Logo Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.


Em I Pedro 1:18-19 está escrito “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.”


Logo concluímos que podemos obter a Paz com Deus pela fé em Cristo, pela graça de Deus e pelo sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.


Mensagem escrita por Luis Renato.


Um comentário: