Características dos últimos dias.
Quando queremos saber dos dias que findam com a volta de nosso Senhor Jesus Cristo, devemos lembrar que o Senhor disse que o dia dos acontecimentos finais ninguém sabe senão o Pai.
Isso fica bem claro com as Palavras de Jesus em Mateus 24:36 que diz: “Mas aquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai”.
No contexto de Mateus, Jesus declara que nos dias que antecede a Sua volta as pessoas estarão vivendo normalmente as suas vidas em sociedade. Dentro desse aspecto haverá guerras e rumores de guerras, terremotos, fome, pestes, falsos Cristos e as vidas continuam normalmente numa sociedade cada dia alienada ao fato de que Jesus voltará para julgar os vivos e os mortos.
O Apóstolo Paulo nos declara algumas características dos últimos dias e diz: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, intemperantes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”. II Timóteo 3:1-5.
Eu digo porém que qualquer semelhança do que está descrito em II Timóteo 3:1-5 não é mera coincidência com os acontecimentos dos nossos dias, mas é um alerta que precisamos prestar atenção.
Nestes dias diz que aqueles que professam Jesus Cristo como Senhor e Salvador terão dias trabalhosos e precisamos continuar pregando o amor de Cristo, mas também recebermos orientação.
O que devemos fazer aos que rejeitam a Jesus deliberadamente?
I - Em primeiro lugar, destes afasta-te, mesmo que tenham aparência de piedade.
Sempre que tiver oportunidade deve pregar a Salvação em Jesus Cristo e orar, mas não devemos compactuar com suas ações ou viver em comunhão com os que tem apreço pelo pecado.
Nos nossos dias há um crescente número de pessoas dizendo crer em Jesus e de até fazer muitas coisas em nome de Jesus, mas suas atitudes na vida diária é carregada de egoísmo e com características que não condiz com a Palavra de Deus.
Enganam com suas falas suaves e vivem apenas da aparência de piedade, mas no dia a dia demonstram quem realmente são, como diz a bíblia: “homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, intemperantes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”. II Timóteo 3:2-5.
O que devemos fazer aos que rejeitam a Jesus deliberadamente?
II - Em segundo lugar, destes afasta-te, porque com suas ações negam a Deus.
Mais uma vez reforço que sempre que tivermos oportunidade devemos pregar a Salvação em Jesus Cristo e orar, mas não devemos compactuar com suas ações ou viver em comunhão com os que tem apreço pelo pecado.
Há muitas pessoas que dizem crer em Jesus, mas suas ações mostram o contrário porque estão presas em seus pecados e obstinações de seus corações os levam a ações que vão na contramão da Palavra de Deus.
Diz em Provérbios 1:7 que “o Temor do Senhor é o princípio do conhecimento” e em Provérbios 8:13 diz que “o Temor do Senhor é odiar o mal, a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa”.
Em suma, devemos reconhecer a presença de Deus em todo o tempo e fazer o que é correto diante de Deus. É preciso amar a Deus de todo o coração e fugir até mesmo da aparência do mal.
Há muitas pessoas que dizem ser alguma coisa, mas são apenas religiosas em suas ações que são contrárias a Palavra de Deus, negam a Deus com suas ações.
O que devemos fazer aos que rejeitam a Jesus deliberadamente?
III - Em terceiro lugar, destes afasta-te, dos que amam mais o pecado do que a Deus.
Não esqueça que sempre que tivermos oportunidade devemos pregar a Salvação em Jesus Cristo e orar, mas não devemos compactuar com suas ações ou viver em comunhão com os que tem apreço pelo pecado.
Em nosso país a grande maioria professa ser cristão nominalmente e chega alguns a dizer-se cristãos, mas não praticante.
Logo penso que tais palavras e pensamentos podem ser traduzido no seguinte: “mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”.
As pessoas nos nossos dias querem um Deus que os sirva em seus desejos e deleites e se esquecem que Deus é o criador e nos criou para glorificar o seu nome.
O farisaísmo está presente em espírito nessa geração reprovada diante de Deus. Negam a Deus com suas ações, mas temem declarar deliberadamente em palavras por temor aos homens.
Diz em Provérbios que o Temor do Senhor é o princípio do conhecimento, da sabedoria. No mesmo livro de Provérbios 29:25 diz: “O temor do homem armará laços, mas o que confia no SENHOR será posto em alto retiro”.
A conclusão que tenho é que sempre que tiver oportunidade deve pregar a Salvação em Jesus Cristo e orar, mas não devemos compactuar com suas ações ou viver em comunhão com os que tem apreço pelo pecado. Afasta-te do que tem apenas aparência de fé, que negam a Deus com suas práticas e dos que deliberadamente amam o pecado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário