terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Deus Prova os Corações.

 Deus Prova os Corações.



No livro de Êxodo observamos o agir de Deus para libertar o povo das mãos de Faraó, rei do Egito. O Senhor Deus declara em Êxodo 3:19: “Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão poderosa”.


Essa passagem bíblica já nos mostra claramente o quanto Faraó estava preso no engano de seu próprio coração e não havia disposição em mudar de atitude diante do Deus Poderoso.


O que aprendemos com a libertação do povo no Egito?


Logo, observamos que Deus prova os corações conforme está escrito em Provérbios 17:3:  “O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor é quem prova os corações”.


Então, a primeira lição que aprendemos é:


I - Deus conhece os corações. “Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor havia falado”. Êxodo 7:13.


O nosso Senhor Deus planejou a libertação do povo de Israel do Egito e para isso enviou Moisés para liderar. 


Foi declarado por Deus algumas vezes que Faraó não os deixaria partir mesmo vendo a mão de Deus pesando sobre ele e o povo egípcio.


Quando observamos as falas de Deus com Moisés fica claro que aquele que sonda os corações sabe todas as coisas. Ele sabe até mesmo as coisas mais escondidas em nossos corações e que muitas vezes Deus nos permite as provas para que seja revelado a nós mesmos o interior do nosso coração.


Deus deseja que mudemos as nossas atitudes diante de Dele em decisão voluntária e pessoal para que ele possa habitar em nossos corações.


O nosso Senhor Jesus foi enviado para que N’Ele possamos ser livres do pecado reconhecendo a obra da cruz e o senhorio de Jesus como Senhor e Salvador.


O Senhor Deus conhece os nossos corações, pense nisso!


O que aprendemos com a libertação do povo no Egito?


Que Deus conhece os nossos corações e nos alerta porque as nossas ações são fruto do que há no interior dele.


Logo, a segunda lição que aprendemos é:


II - Não endureça o coração. “Então disse o Senhor a Moisés: O coração de Faraó está endurecido, recusa deixar ir o povo”. Êxodo 7:14


As nossas ações diante das circunstâncias revela o que há em nossos corações. 


Quando Moisés chegou diante de Faraó com uma mensagem de Deus ele foi arrogante e não reconheceu, pois imaginara em seu coração quem seria maior do que ele em todo o Egito, conforme está escrito: “Mas Faraó disse: Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir Israel”. Êxodo 5:2.


Cuidado para não endurecer o coração. 


Ter o coração endurecido é ter o coração obstinado que significa que não se deixa convencer, inflexível, irredutível. Foi assim que Faraó agiu, de coração obstinado, endurecido, mesmo vendo as mãos de Deus pesando sobre sua vida e do povo egípcio com as pragas que assolaram todo o Egito.


Muitos tem ouvido a voz de Deus clamando para crer no Senhor Jesus e entregar a vida para Ele, crendo que Ele morreu na cruz por nossos pecados e que também perdoa o pecado de todo aquele que crê,  crendo que Ele está vivo e quer habitar em nosso corações.


Creia enquanto há tempo e não endureça o coração porque haverá o tempo que será tarde demais. 


O que aprendemos com a libertação do povo no Egito?


Deve permear em nossas mentes que Deus conhece os nossos corações e conclama para que não tenhamos o coração endurecido.


Desta maneira, a terceira lição que aprendemos é:


III - Ouça a Voz de Deus. “…Assim diz o Senhor Deus de Israel: Deixa ir meu povo, para que celebre uma festa no deserto”. Êxodo 5:1.


O Senhor Deus deu oportunidade para Faraó mudar de atitude e quando diz que Deus endureceu o coração de Faraó devemos entender que aquele que conhece os corações já sabia que Faraó mesmo vendo as mãos de Deus sobre ele não mudaria seu coração obstinado, mesmo tendo oportunidade para isso. 


Os planos de Deus não podem ser mudados, nem mesmo pelo homem mais poderoso que possa haver neste mundo. Em Jó 42:1-2 está escrito: “Bem sei que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedidos”.


Há um constante clamor de Deus pela salvação dos homens através de Jesus Cristo. Esse clamor vem por meio de Sua Palavra, por mensagens como esta, por pessoas que passam anunciando as boas novas do Evangelho. 


Deus está apelando ao seu coração para que não o endureça. A mensagem é simples: Arrependei-vos pois e crede no Evangelho. Creia que Jesus morreu na cruz por nosso pecado e ressuscitou ao terceiro dia para que NELE sejamos perdoados do pecado e participantes do céu.


Conclusão

Que Deus Pai, que enviou seu Filho Jesus para Salvação possa convencer pela ação do Espírito Santo,  que somos pecadores, da justiça de Deus que está em perdoar por Jesus Cristo os que em seu nome creem, e do juízo da perdição eterna aos que endurecem o coração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário