terça-feira, 23 de maio de 2023

Por que as pessoas não estudam a Bíblia?

O ANALFABETISMO BÍBLICO

  Por que as pessoas não estudam a Bíblia? Há várias desculpas para as pessoas não estudarem a bíblia. Algumas pensam que ela é arcaica e desatualizada, outras porque não sabem ler da maneira correta em uma atualidade que é mais fácil assistir do que ler, outros porque acham serem leigos e a Bíblia é para profissional, alguns dizem não ter tempo mesmo acreditando que é importante estudá-la, e ainda há aqueles que não dão credibilidade colocando em dúvida os acontecimentos escritos na Bíblia.

Por que estudar a Bíblia? Primeiro é porque o estudo Bíblico é essencial para o crescimento. Em 1 Pedro 2:2 verificamos que necessitamos nos apropriar das escrituras para o sustento da vida espiritual, ter apetite pela palavra de Deus com o objetivo de ajudar a nos tornar à imagem de Cristo. Este é o meio de crescimento espiritual. Segundo é porque o estudo Bíblico é essencial à maturidade espiritual. Em Hebreus 5:11-14, destaca-se a palavra tempo. O tempo é essencial, quanto mais tempo disponibilizamos, mais poderemos distinguir o bem do mal, colocando em prática e sendo obediente a palavra de Deus. Destaca-se que uma das marcas da maturidade espiritual é o quanto você pratica das escrituras. Terceiro é porque o estudo Bíblico é essencial à eficácia espiritual. Em 2 Timóteo 3:16-17 vemos que as escrituras são inspiradas por Deus e útil para estruturar os pensamentos, para dizer quando estamos fora do limite, para correção, para ajudar a limpar o pecado e a aprender a se conformar à vontade de Deus, assim equipar-nos para toda a boa obra. É um treinamento para uma vida de justiça e Deus usa isso para mostrar como se deve viver.

 Para estudar a Bíblia e desfrutar dos benefícios, custará a aplicação de tempo, esforço e uma metodologia para produzir resultados. Para isso haverá um custo. Custo é o esforço, as escrituras não produzem seu fruto ao preguiçoso. Deve-se abrir a Deus, querer conhecê-lo intimamente. Deve-se abrir à mudança. A Bíblia foi escrita para mudar nossas vidas. 

COMO DEVEMOS ESTUDAR A BÍBLIA

É importante descobrir o método adequado que nos ajude a apropriar-nos de uma experiência de fé crescente.

A palavra método é a junção de duas palavras gregas – meta = percorrer; (h)ódos = caminho, trilha. Método é o caminho que podemos percorrer a um determinado objetivo. Método é o jeito, a forma, a maneira que eu tenho para percorrer o caminho. 

O Método de Estudo Bíblico tem como objetivo produzir formação de ação, senso crítico de forma a fazer ligação da fé bíblica e a vida prática para que haja transformação, avaliar o crescimento e formar líderes engajados na obra do Senhor.

As pessoas não sabem ler, nem o que procurar. Vivemos em uma sociedade de expectadores, baseada na imagem. A mídia de nossa era é a televisão, não o livro, assim perdeu a arte de ler. Temos que ler a Bíblia sempre como se fosse a primeira vez, mesmo que tenhamos lido várias vezes o mesmo texto, há sempre descobertas a serem feitas.

Concentre totalmente. Aplique a mesma disciplina mental, a mesma concentração que aplicaria a qualquer assunto pelo qual tem interesse vital. A Bíblia não produz o seu fruto ao preguiçoso.

A genialidade da palavra de Deus é que ela tem poder sustentador. Leia livros inteiros de uma só vez, será capaz de apreciar a unidade de cada livro. Ler de uma só vez o ajudará a compreender o quadro geral do livro. Comece pelo inicio do livro, leia em diferentes traduções, ouça fitas das escrituras, leia em voz alta e estipule uma agenda para leitura bíblica.

Nada de bom acontece rápido, leia pacientemente, entre na leitura para ganhar sem a perspectiva de desistir. Trabalhe com um livro por um mês, parece muito tempo, mas não é. Observe a progressão de eventos ou idéias. Use de tempo nesses eventos ou idéias, estude características específicas em detalhes.  A verdade de Deus está lá, e você a encontrará se tão somente der tempo a si mesmo para ler pacientemente.

Faça perguntas ao texto (quem, onde, quando, por que, para quê?) e as responda. Quem são as pessoas no texto? O que diz a respeito da pessoa ou pessoas? Consulte outras passagens para aprender tudo sobre aquela pessoa. O que está acontecendo neste texto? Quais são os eventos? O que o escritor está tentando comunicar? O que está errado nessa situação? (exemplo: O rei Saul faz guerra contra os amalequitas em I Samuel 15. Se lermos o capítulo veremos que Saul havia obedecido ao Senhor, mas não completamente, obediência parcial é desobediência). Onde a narrativa está acontecendo? Onde estão as pessoas na história? De onde estão vindo? Para onde vão? Onde o escritor está? Onde estavam os leitores originais do texto? Quando o evento do texto acontece? Quando ocorreram em relação a outros eventos nas escrituras? Quando o escritor estava escrevendo? Por que isso foi incluído? Por que foi colocado aqui? Por que esta pessoa diz isso? Por que vem antes ou depois daquilo? Por que essa pessoa não diz nada? Que diferença faria se eu fosse aplicar esta verdade? Lembrem-se, as escrituras não foram escritas para satisfazer nossas curiosidades, mas para mudar nossas vidas. Não esqueça que a escritura interpreta a própria escritura, compare textos paralelos.

Aprenda a orar antes, durante e após a leitura das escrituras. Não tente imitar outros cristãos, irá apenas pegar todos os clichês, jargões, todas as senhas usadas por eles. A única coisa que move o Senhor nosso Deus é o nosso coração. Transforme a escritura em oração. Deus ama ser lembrado daquilo que prometeu. Então o faça, lembre-o, reclame suas promessas. Um ótimo exemplo é a oração de Neemias 1:4-11. 

Tenha fascínio pelos fatos, procure imaginar como se estivesse na pele daquelas pessoas, tente sentir com os seus dedos imaginativamente, tente entender os corações daquelas pessoas, tente entender o que elas pensam. Use diferentes traduções, reescreva o texto com suas próprias palavras, peça que alguém leia o texto em voz alta e tente captar algo que o leitor possa passar na sua forma de ler, varie seu ambiente, se possível relacione o lugar da escritura com seu ambiente para ler. Se a passagem descreve o lugar, procure um lugar se possível que possa se assemelhar. 

Não existe espiritualidade instantânea. A verdade bíblica deve permear sua mente de “dia e noite”. Josué 1:8. As escrituras ensinam o princípio básico que você se torna aquilo que pensa. Assim, tome cuidado com o que pensa. Provérbios 23:7. Meditação é um exercício ou disciplina mental que você pratica por todo o seu dia. Salmo 1:1-2; 119:97.

O efeito da palavra de Deus restaura a alma, pode lhe revigorar, dá sabedoria aos símplices. Quão desejoso você está de programar a sua mente com a sabedoria que as escrituras proveem?.

 A chave é o envolvimento pessoal e ativo, observe: “Quando ouço, esqueço. Quando vejo, lembro. Quando faço, entendo”. Por isso, reescreva o texto, dramatize se possível com familiares, estude biografias de personagem específico das escrituras, anote tudo, aproprie-se das escrituras. 

O espaço utilizado de um livro pode enfatizar algo. Exemplo é o livro de Gênesis: os primeiros onze capítulos cobrem a criação, a queda, o dilúvio, a torre de Babel e outros detalhes. Em contraste o escritor devota os capítulos 12 a 50 à vida de quatro indivíduos: Abraão, Isaque, Jacó e José. Ele dá ênfase e ensina que o mais importante no livro é a família que Deus escolheu para ser seu povo.

O propósito expresso enfatiza e conta-nos diretamente o que pretende. Exemplo é o livro de João 20:30-31, que o autor expressa que o livro foi escrito “para que creais que Jesus é o Cristo o filho de Deus, e para que, crendo tenhais vida em seu nome.”

A ordem em que são colocadas as coisas é uma maneira de se enfatizar algo. Observe Lucas 6:14-16. A ordem que narra à escolha dos doze discípulos: Simão Pedro e André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago filho de Alfeu e Simão zelote; Judas filho de Tiago; e Judas Iscariotes. Quem é mencionado primeiramente? Ao lado de quem? Quem é o último? O movimento do menor para o maior, e vice-versa. Um escritor irá freqüentemente desenvolver o texto até chegar ao clímax, onde apresenta informações chaves.

As escrituras constantemente repetem termos, expressões e orações para enfatizar sua importância. Exemplo o Salmo 136: O salmista repete – “porque sua misericórdia dura para sempre.” 

Personagens que reaparece. Exemplo: Barnabé, seu primeiro nome era José, mas os apóstolos o chamavam de Barnabé, significa filho da exortação. Quando alguém na igreja precisava de ajuda lá surgia Barnabé. (Atos 9:27; 11:22; 15:36-39).

As incidências e circunstâncias também enfatizam. No livro de juízes o escritor começa cada seção assim: “Fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o Senhor”. Uma situação relacionada é um padrão que se repete: paralelos da vida de José e a vida de nosso Senhor; paralelos entre a experiência de Israel e a de Jesus. O uso de passagens do antigo testamento no novo testamento.

Todo livro das escrituras tem uma mensagem, tem propósito e significado. O estudo bíblico tem como objetivo ensiná-la, pregá-la, delineá-la, mas não podemos nos esquecer do principal motivo que é para sermos mudados por ela. A bíblia é a verdade atraente, é a verdade aplicada. Todos nós queremos a benção de Deus, para isso necessitamos aplicá-la em nossas vidas, deixá-la nos moldar na vontade de Deus, nos conformando com à imagem de Cristo nosso Senhor.

Quando conhecemos o texto, observamos e interpretamos da forma correta, sua aplicação provavelmente será correta. Quanto maior o entendimento, melhor será a capacidade de aplicá-la. Para tanto precisamos conhecer o texto, ter uma visão e conhecermos a nós mesmos, tendo conhecimento de nossas habilidades e fraquezas, para que a palavra de Deus nos molde ao desenvolvimento e crescimento espiritual.  A meditação é a chave para a mudança de ponto vista. A bíblia nos exorta em várias passagens a meditar. O objetivo definitivo do estudo bíblico é a prática da verdade. Quanto mais você entende, mais você usa; quanto mais você usa, mais quer entender. Para que a mudança comece a acontecer, precisamos tomar a decisão de querer mudar, estabelecendo um plano, vá até o fim. Em Filipenses 2:13 diz: “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo sua boa vontade”. Mas a responsabilidade de fazer escolhas e tomar atitudes para crescer como crente é individual. Faça a decisão certa, e então Deus trabalha de maneiras conhecidas e ocultas para nos ajudar a nos tornarmos conforme à imagem de Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário