terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

VÍNCULO DA PERFEIÇÃO - Colossenses 3:14

VÍNCULO DA PERFEIÇÃO
Nós observamos que no transcorrer da história humana existem alguns marcos. Por exemplo, a história está dividida em “antes” e “depois” de Cristo.  Assim como acontece na história também acontece na vida cristã, “antes” de Cristo, perdido pecador e “depois” de Cristo, redimido pelo poder do sangue de Jesus Cristo. Com esse mesmo pensamento, o casamento tem como marco divisório o “antes” do SIM e “depois” do SIM.
Antes do “SIM” são sonhos, projetos, planos e a teoria para a vida conjugal feliz.
Depois do SIM é o sonho se tornando realidade, o florescer do fruto e a farta colheita da decisão de constituir um lar e colocar em prática os planos, projetos da vida conjugal.
O casamento é assim, juntar duas pessoas numa união completa que descreve com vigor a beleza do casamento que Deus planejou. Deus não pretendia deixar o homem sozinho, então, Ele lhe deu a companheira perfeita e adequada. Quando um homem e uma mulher se casam, eles formam uma nova unidade. São duas pessoas que se tornam uma.
Em Colossenses 3:14 está escrito: “E sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vinculo da perfeição”.
O amor, Vínculo da Perfeição! Quero frisar a declaração bíblica que o amor é o vínculo da perfeição, sendo assim não é um amor qualquer.
Quero apresentar-lhes o Vínculo da Perfeição para o casamento bem sucedido.
As pessoas costumam dizer que para durabilidade de um casamento deve estar firmado no amor.
A maioria das pessoas antes do “SIM”, do namoro até o casamento, estão sempre juntinhos, falando baixinho um com o outro, expressando admiração um pelo outro, se elogiando, compartilhando opiniões, gostos, histórias familiares, interesses e conhecimentos acerca de vários assuntos.
Mas depois de dizer “SIM” nos votos matrimoniais, diante de Deus e dos homens, fazem do Depois do “SIM” o marco de uma grande tragédia. Deixam de andar juntos, de expressar admiração, de compartilhar opiniões, interesses, a ponto de o lar se tornar algo indesejável. Isso acontece porque entram no casamento com o sentido de amor distorcido, um amor egoísta, que busca a própria satisfação e interesse e por isso vivemos num período com muitos casamentos conturbados e desestruturados, prestes a ruir ou até mesmo já destruídos.
O casamento só vai ser bem sucedido se estiver firmado no amor Bíblico que é o vínculo da perfeição. Com base nesta declaração bíblica quais as marcas desse amor? A primeira marca desse amor é que ele é uma...
1. DÁDIVA (Presente de Deus – Romanos 5:8 – “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”).
Este amor não é um amor qualquer. É um amor que começou com Deus, onde Ele mesmo “prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, seu único filho, sendo nós ainda pecadores”.
Este é o amor perfeito de Deus, que pela fé encontramos na graça, nesta dádiva, neste presente do próprio Deus.
Aos que professam e dão testemunho desta fé podem dizer que são participantes da dádiva, do presente de Deus, quando receberam o Senhor Jesus como Senhor de suas vidas.
Sendo assim a Bíblia declara em Romanos 5:5 que “o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”.
É com este mesmo amor que recebemos como dádiva, um presente de Deus, que devemos constituir o casamento, um amor que provém do próprio Deus.
Somente com amor de Deus é possível transpor qualquer barreira, problema, provação, tentação que surgir na vida conjugal.
Somente com o amor bíblico que poderão transpor qualquer barreira e preservar a admiração pelo seu cônjuge, e serem eternos namorados.
Assim como Deus nos amou sendo nós ainda pecadores, ame um ao outro ainda que as imperfeições humanas apareçam.
As pessoas entram no casamento querendo apenas receber amor. A Bíblia declara que melhor é dar do que receber (Atos 20:35), não havendo assim, atitude de egoísmo, quando ambos se presenteiam com a dádiva do amor recebido de Deus.
Portanto o amor bíblico, o amor de Deus é o vínculo da perfeição! Com base nesta declaração bíblica quais as marcas desse amor? A segunda marca desse amor é que ele é uma...
2. DECISÃO (expressão da vontade) “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR; Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela; Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo”. Efésios 5:22, 25 e 28.
O amor é matéria da vontade. Um dia a decisão orar, decisão de declarar o amor e propor oração conjunta, onde ambos querem saber se estão na vontade de Deus.
Entendendo que estão debaixo da vontade de Deus, há a decisão de construir o sonho do casamento.
É preciso haver decisões de ambas as partes e compartilhar em amor os mesmos objetivos.
Podemos decidir amar ou não, assim como podemos decidir obedecer ou não a qualquer outro mandamento bíblico.
Antes do SIM amar ainda é uma opção. Depois do SIM, diante de Deus e dos homens é mandamento.
A declaração depois do SIM, "Eu simplesmente não a amo mais" é um ato de pecado! E se porventura passar isso pela mente algum dia, é preciso se arrepender e corrigir tomando a decisão de amar!
Quando discordâncias sérias se acumulam no casamento e não são resolvidas é porque um ou ambos os cônjuges não está decidindo mostrar amor.
O amor precisa ser expresso em ação, pelo que dizemos e fazemos. Não devemos amar só por palavras, mas por atos e em verdade. Isto é um princípio vital em cada lar. Devemos dizer coisas amáveis, temos que agir em amor.
Costumo dizer que os mesmos gesto de carinho que havia no namoro deve permanecer e ser cultivados novos gestos de carinho. Mas infelizmente muitos casamentos caem na rotina e perdem as características, não havendo a decisão de cultivar a cada dia.
Cristo nos amou enquanto ainda éramos pecadores, não porque éramos tão amáveis que ele não pôde se conter. Da mesma maneira decida amar o seu cônjuge independente de suas qualidades ou defeitos.
O amor de Deus é o vínculo da perfeição! Com base nesta declaração bíblica quais as marcas desse amor? A terceira marca desse amor é que ele é uma...
3. DOAÇÃO (Dar a si mesmo é a essência do amor) “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16.
            Um dia houve a decisão de orar, declarar e propor oração e até que se fizesse conhecido se era a vontade de Deus para as vidas.
            Em determinado momento de suas vidas tiveram que juntos fazer o planejamento de seus sonhos, o tão esperado casamento.
            Portanto, posso dizer que ouve renúncia e doação. 
Uma exigência básica para resolver desacordos que surgiram no transcorrer da vida é a vontade de darmos a nós mesmos pelo bem do outro.
A lição fundamental do amor de Cristo é que devemos desistir de nossos próprios desejos pelo bem do outro, mesmo quando ele ou ela não está agindo da maneira que pensamos que deveria.
Não diga, "Eu mudarei se ele ou ela também mudar." Se uma ação é boa para o outro, faça-a, não importa o que ele ou ela está fazendo.
Jesus não causou o nosso problema de pecado, mas ele sacrificou-se para prover uma solução para o problema do pecado, sendo nós ainda pecadores.
Um cônjuge frequentemente criticará: "É culpa dele (ou dela), então que ele (ou ela) resolva". Mesmo se isso for verdade, ajuda? Em vez disso, pense, "O que posso oferecer para fazer — como posso envolver-me para ajudar a resolver este problema?"
Doação é renunciar a si mesmo em benefício do próximo e no casamento o próximo é o cônjuge.
O amor é se importar com o bem estar do outro. Quando ambos querem consentir e renunciar pelo bem do outro se segue uma doação contínua.
Conclusão:
            O amor de Deus é o vínculo da perfeição que deve ser partilhado como dádiva, favor imerecido, graça de Deus no casamento. Também envolvendo a cada dia a decisão de amar e renunciar o próprio interesse em ato de doação ao outro.
Que o casamento seja para a honra e glória de Deus.
Pr. Renato 

9 comentários:

  1. Muito bom. Li atentamente e me senti inspirado e encorajado a produzir material para uma palestra dirigida a casais de uma comunidade local, (Recife/PE). Parabéns Pr. Renato.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns que Deus continua a lhe usar

    ResponderExcluir
  3. Excepcional! Gostei, excelente para ser aplicado num encontro de casais !!

    ResponderExcluir
  4. Amém. Estava a procura de um estudo para casais dentro desse texto. Vai me ajudar bastante na reflexão que tenho para.ministrar! Que Deus continue abençoando PR. Renato.

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto vai me ajudar a ministrar um encontro de casais.
    Deus te abençoe ricamente.

    ResponderExcluir
  6. Amém , parabéns pelas palavras ,que Deus continue o abençoado

    ResponderExcluir
  7. Muito bom estudo!!! Obrigada por compartilhar e que Deus continue lhe usando..

    ResponderExcluir
  8. Amém! Boas palavras, estarei usando como base para estar ensinando casais que estão com dificuldades em seus casamentos.Deus te Abençoe ricamente

    ResponderExcluir