quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA FÉ - Hebreus 11:6


Historiadores e Arqueólogos procuram comprovar a veracidade dos fatos históricos e bíblicos. Sempre comprovam que o relato Bíblico é simplesmente a verdade. Mesmo assim muitos ainda rejeitam a verdade da Bíblia e procuram algo mais a pesquisar para encontrar um erro.
Podemos dizer que os que crêem não precisaram nada para comprovar, porque o Deus da Bíblia se apresenta apenas pela fé daqueles que crêem que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
Os que rejeitam a crer pela fé no Deus Bíblico, pela fé crêem em coisas irreais, mudas, inanimadas, mortas.
A Bíblia, a Palavra de Deus diz que “Pela fé entendemos que os mundos pela Palavra de Deus foram criados”. A Bíblia, a Palavra de Deus diz que “Sem fé é impossível agradar a Deus”. A palavra de Deus ainda nos revela que “o justo viverá da fé”. Esta expressão “o justo viverá da fé”, aparece pelos menos em quatro circunstâncias diferentes.
Em que circunstâncias o justo viverá da fé?
Passamos por problemas, dificuldades das mais variadas, somos acometidos por doenças, humilhação, zombaria. Mas a Bíblia relata que “o Justo viverá da fé”.
1. “O JUSTO VIVERÁ DA FÉ”, mesmo em circunstância de DESORDEM SOCIAL – Habacuque 2:3-4.
Atualmente vivemos numa sociedade em desordem social, violência doméstica e infantil, injustiça ou justiça distorcida.
As leis se afrouxam, e a sociedade exime o indivíduo de culpa – tudo hoje é problema psicológico conforme a sociedade, e abandonam o conceito que é o pecado.
No livro de Habacuque, o profeta vive numa sociedade, em desordem social.
O período do Livro nos relata acontecimentos antes do Cativeiro Babilônico. O livro relata que há violência, destruição, iniqüidade, opressão, não há justiça e quando se manifesta está distorcida – Habacuque 1:3-4.
O profeta clama ao Senhor Deus: Habacuque 1:2-3 “Até quando Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Por que razão me mostra a iniqüidade, e me fazes ver a opressão?”
Deus responde ao profeta: Habacuque 1:5-6 “Vede entre as nações, e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizo, em vossos dias, uma obra, que vós não crereis, quando vos for contada. Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e apressada, que marcha sobre a largura da terra, para possuir moradas não suas.”
Habacuque se desespera, porque Deus permitiria um povo tão mal fazer juízo de seu povo? – Habacuque 1:13  “Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a vexação não podes contemplar; por que, pois, olhas para os que procedem aleivosamente e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?”
Deus responde a Habacuque que os caldeus teriam seu castigo ao seu tempo. Deus manda Habacuque escrever a visão (um tipo de outdoor). Deus mostra a Habacuque que Ele está no controle de todas as coisas.
Não importa as circunstâncias “O Justo viverá da fé”. Habacuque compreende e Ora: Habacuque 3:1,17-19.
A sociedade se corrompe cada vez mais, o mundo jaz no maligno. Violência, justiça distorcida, desordem social.
Mas o crente, “o justo viverá da fé”, conhece o Deus a qual serve que está no controle de todas as coisas não importando as circunstâncias. Muitos daqueles que não crêem podem até achar que o juízo de Deus não virá. Mas assim como aconteceu aos caldeus o juízo virá ao Seu tempo.
2. “O JUSTO VIVERÁ DA FÉ”, mesmo em circunstância de DESORDEM RELIGIOSA – Romanos 1:16-17.
Atualmente vivemos em período de mistura religiosa (sincretismo). Onde Deus é colocado como meio de conquistar coisas deste mundo; como pode ser isso se Deus nos ordena separação deste mundo.
Tornam-se loucos nos seus corações. Adoram imagens de animais, desonram seus corpos. Mudam a verdade de Deus. “...não foi assim que Deus disse...”  Assim como a serpente enganou Eva tem enganado as pessoas atualmente.
No livro de Romanos, Paulo descreve o que ocorre com aquele que abandona a fé e parte para religiosidade. Detêm a verdade em injustiça; ou seja, impede o avanço da verdade para o crescimento da impiedade e injustiça dos homens. Não glorificam a Deus e enche os corações de orgulho, exaltando a si mesmo (Romanos 1:18-19).
Adoradores de homens (“popstar, apresentadores de auditório”), adoração a pessoas, animais, estátuas inanimadas (Romanos 1:23).
O juízo de Deus logo vem: Entrega de seus corações as suas concupiscência (Romanos 1:24). Paixões infames, odiosas, detestáveis (Romanos 1:26-27).
A criação testifica de Deus e as pessoas são indesculpáveis, mas elas não se importaram em conhecer a Deus – endureceu-se o coração (Romanos 1:28). Enchem de iniquidade (Romanos 1:29).
Mas Deus diz que “o justo viverá da fé”. Porque pelo Evangelho de Cristo, há salvação do Judeu e do Gentio.  Em nós crentes salvos pelo Evangelho de Cristo, se manifesta a justiça de Deus de fé em fé: “O justo viverá da fé”.
Diariamente o crente cresce em conhecer Deus de fé em fé – Romanos 12:1-2.
A sociedade se corrompe cada vez mais, o mundo jaz no maligno. Adoram aquilo que não é Deus, ensoberbecem em seus corações. Mas o crente, “o justo viverá da fé”, conhece o Deus a qual serve que está no controle de todas as coisas não importando as circunstâncias.
E Deus manifesta de fé em fé aqueles que crêem, “o justo viverá da fé”.
3. “O JUSTO VIVERÁ DA FÉ” mesmo em circunstância de DESORDEM PISICOLÓGICA – Gálatas 3:10-11.
Atualmente vivemos numa sociedade em desordem psicológica. Onde as coisas têm que ser manifestada por coisas aparentes. Nas ditas evangélicas, a manifestação da glossolalia (bagunça de línguas estranhas). Manifestações físicas de coisas. Exaltam muito mais a Satanás com shows de exorcismo. Graças que devem ser pagas com pesadas promessas. Fardos em troca de uma lei de escravidão.
O apóstolo Paulo enfrenta problemas onde crentes querem voltar aos rudimentos da lei. Grupos judaizantes se infiltram no meio dos crentes. Impõe aos crentes que salvação é por Cristo mais as práticas judaicas. Impõe o dever de cumprir a lei de Moisés mais Cristo.
Paulo até advertiu Pedro por esta prática (Gálatas 2:14)   – Pedro recebeu a advertência de bom grado. “Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e amar-te-á. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.” (Provérbios 9:8-9).
Paulo defende o Evangelho de Cristo puro e simples. Justificação apenas pela fé em Cristo (Gálatas 2:16). Mas “O justo viverá da fé”.
A sociedade se corrompe cada vez mais, o mundo jaz no maligno. Incluem na salvação que há somente em Cristo as suas tradições e práticas anticristãs para seus próprios prazeres.
Mas o crente, “o justo viverá da fé”, assim como o apóstolo Paulo, já não vivemos para nós mesmo, mas Cristo vive em nós. “O justo viverá da fé”.
4. “O JUSTO VIVERÁ DA FÉ” mesmo em circunstância de DESORDEM DE ESPERANÇA – Hebreus 10:35-39.
Atualmente vivemos numa sociedade em desordem de esperança. Onde a satisfação vem daquilo que possuem. As pessoas são classificadas por aquilo que possuem. As classes sociais são classificadas conforme seus pertences, seu poder de consumo.
E após a morte para onde vão? Já viu um caminhão de mudança ir junto no cortejo fúnebre? A frase mais comum entre aqueles que perecem é: Vamos aproveitar porque não sei o dia de amanhã, para onde vou.
Mas vemos nesta porção bíblica que não devemos recuar. Mesmo em desordem social, religiosa, psicológica, não deve o crente recuar. Aquele que recua Deus não tem prazer nele.
A esperança que há de vir virá, não tardará (Hebreus 10:37). Nós os crentes temos uma viva esperança. Cristo voltará.
Muitos de nós suportamos zombaria, tribulações (Hebreus 10:33). Mas nós os salvos, crentes em Cristo Jesus, nos céus temos uma possessão melhor e permanente (Hebreus 10:34).
E o que há de vir virá, não tardará, Jesus o Senhor. “O justo viverá da fé”.
A sociedade se corrompe cada vez mais, o mundo jaz no maligno. As pessoas já não têm esperança. Mas o crente, “o justo viverá da fé”, aguardando a viva esperança da promessa de Cristo. “O justo viverá da fé”.
CONCLUSÃO:
Não importa as circunstâncias sociais, religiosas, psicológicas ou a esperança deste mundo, porque “o justo viverá da fé” e o nosso tesouro está escondido com Jesus Cristo o Senhor nos céus.

Pr. Renato 
http://bibliaespadadaverdade.blogspot.com     

Nenhum comentário:

Postar um comentário