segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Apascenta os meus cordeiros. – João 21:15

Pesquisas apontam as idades em que as pessoas se convertem.
Até 4 anos de idade  1% são salvas; De 4 anos a 14 anos de idade 85% são salvas; De 15 anos a 30 anos de idade 10% são salvas;  Acima dos 30 anos de idade 4% são salvas.
A criança é pecadora e necessita de Salvação. A bíblia declara que a criança nasce pecadora (Salmos 51:5). Todos pecaram inclusive as crianças. (Romanos 5:12).
Mas vale lembrar que o coração da criança é um solo fértil. São humildes e facilmente reconhecem que são pecadoras. Estão numa fase da vida que é mais fácil crer. Não estão presas a vícios e pecados, sendo elas ainda moldáveis.
As crianças têm condições de crer em Jesus. “Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar... Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca (Mateus 18:6,14)... Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus” (Mateus 19:14).
Não é a criança que precisa tornar-se adulta para crer e sim o adulto que precisa tornar-se semelhante as crianças na simplicidade, na sinceridade, na humildade. Na medida em que a idade avança mais o coração vai ficando endurecido no pecado. Cria raízes em costumes e tradições. Crê em crendices e despreza a verdade simples da Palavra de Deus.
Em João 21:15 Jesus diz: “Apascenta meus cordeiros”. Apascentar é alimentar, nutrir. Esta é uma mensagem a todos nós: primeiro aos pais, segundo aos irmãos, terceiro aos avós e tios e em quarto à igreja (liderança, professores e membros). Os cordeiros são os mais novos do rebanho. Filhotes das ovelhas – As nossas crianças. O Senhor Jesus importa com as crianças, não as via como sendo um estorvo, empecilho.
“Apascenta meus cordeiros”. As crianças precisam que a verdade divina lhes sejam ensinadas com clareza e convicção. Compete a nós tornar o ensinamento simples e prático para elas. Elas precisam de ser alimentadas e instruídas fisicamente e espiritualmente. Elas precisam ser alimentadas e instruídas porque correm riscos de sua fome ser satisfeita com erros, são suscetíveis a má doutrina, suscetíveis ao ensinamento errado. O diabo está sempre preparado para ensinar o erro e seu objetivo é roubar, matar e destruir.
Ensine as crianças porque se você não fizer eles fazem.
·         Ensinam uma vida sem Deus – as escolas ensinam a evolução, a criação através de uma explosão;
·         Ensinam através da repetição de palavrões, modismo;
·         Ensinam através da música com sensualidade, libertinagem, falta de respeito e rebeldia;
·         Ensinam através do exemplo das novelas, programa de auditório.
O que é necessário para alimentar as crianças?
1. Conscientização – Deuteronômio 6:2-6
Deus emana uma ordem – “Para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados”. (Deuteronômio 6:2)
Deus emana ordem de guardar os estatutos e mandamentos. Em que tempo? Todos os dias da tua vida. Onde devem estar guardados? No teu coração (Deuteronômio 6:6).
A ordem foi dada para quem guardar os estatutos e mandamento de Deus?
1.    Tu (pais);
2.    Teu filho;
3.    Filho do teu filho (netos).
Deus adverte: Ouve!!! Deus é o único Senhor (Deuteronômio 6:3-4). Amarás Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças. (Deuteronômio 6:5; Mateus 22:37; Marcos 12:30,33; Lucas 10:27). Quem ama a Deus ouve a Sua voz – A Bíblia e a pratica; Fala com Deus em oração; Tem comunhão com Deus e dá testemunho de tão grande salvação. É consciente da grande responsabilidade com os pequeninos.
O que é necessário para alimentar as crianças?
2. Comprometimento – Deuteronômio 6:7
 A falta de tempo para se dedicar aos filhos tem afetado a educação, a alimentação espiritual das crianças. Os pais estão passando a responsabilidade para a escola e para a igreja.
Há mães e pais, que realmente precisam gastar boa parte do tempo trabalhando. Porém, se empenham para investir tempo de qualidade com seus filhos. Sabem onde os seus filhos estão, com quem andam, como vão na escola, o que lhes dá alegria, o que lhes entristece. Os pais que amam a seus filhos os disciplinam, dão limites e não transferem a responsabilidade.
Alimentar as crianças é gastar tempo, energia, paciência, renúncia (negação de si mesmo). Os frutos do labor são gratificantes. Alimentá-las produz caráter cristão, alegria, equilíbrio, saúde e felicidade.  As oportunidades de ensinar as verdades de Deus aos filhos na vida diária são inúmeras. Deus ordena aos pais que incluam a Sua Palavra diariamente em seus pensamentos, palavra e vida, desde a manhã até à noite. E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” (Deuteronômio 6:7).
Pratique com seus filhos:
·         Cante hinos e corinhos com eles enquanto lava os pratos;
·         Converse sobre as coisas do Senhor enquanto os leva para casa ao saírem da igreja ou escola;
·         Quando estiver passeando, admire as maravilhas da criação de Deus, louve ao Senhor com seus filhos;
·         Deixe que seus filhos vejam a sua fé em Deus quando oram juntos;
·         Com os pequeninos leia um versículo para eles;
·         Com os maiores leia um trecho ou um capítulo com eles;
·         Orem juntos e deixe eles participarem;
·         Compartilhe pedidos de oração com eles;
·         Conte histórias bíblicas.
Tome real interesse pelas atividades de seus filhos. Lembre-se o mundo procura dar as crianças uma visão da vida ignorando Deus e seus preceitos.  
O que é necessário para alimentar as crianças?
3. Cooperação – I Coríntios 3:9
Deve haver um trabalho em conjunto dos pais, irmãos, avós, tios, igreja, para que as crianças sejam alimentadas. Devemos lembrar que as crianças fazem parte da igreja – do rebanho de Deus. “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos”. (Provérbio 27:23). Cuidar do rebanho implica também cuidar dos filhotes.
Apascentar é ensinar, guiar, dar pasto, nutrir. Jesus nos diz e enfatiza por três vezes: “Apascenta meus cordeiros”. (João 21:15-17)
Deus nos dá a responsabilidade de alimentá-las. Alimentá-las envolve pais, irmãos, avós, tios, professores, líderes e membros. Para que a alimentação seja eficiente é preciso haver conscientização e comprometimento dos pais e a cooperação de todos os crentes professos. “Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus”. (I Coríntios 3:9)
CONCLUSÃO:
Deus nos advertiu: “Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos”. (Deteuronômio 4:9).
Deus nos deu uma ordem: E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te”. (Deteuronômio 6:7).
Ouça a advertência e cumpra a ordem porque as consequências de negligenciar são terríveis. “E serviu o povo ao SENHOR todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram depois de Josué, e viram toda aquela grande obra do SENHOR, que fizera a Israel. Faleceu, porém, Josué, filho de Num, servo do SENHOR, com a idade de cento e dez anos; E sepultaram-no no termo da sua herança, em Timnate-Heres, no monte de Efraim, para o norte do monte de Gaás. E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao SENHOR, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel”. (Juízes 2:7-10).
Pr. Renato 

2 comentários:

  1. Meus parabéns, fui muito edificado
    Continue com seu trabalho

    ResponderExcluir
  2. Amém...fui muito edificada, que maravilha e preciosidade! Deus abençoe.

    ResponderExcluir