segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A Entrada!


A entrada.
“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” – João 10:9.
Quando falamos de porta logo pensamos na entrada que ela nos levará, qual acesso ela nos dará e  qual segurança ela nos fornece. Outro fato é que a porta faz um divisor entre o lado interno com o lado externo. É algo bem simples de pensar e ao mesmo tempo de muita importância.
Ainda neste pensamento observamos vários tipos de portas. Primeiramente as portas propriamente ditas que nos dão acesso a algum cômodo de uma casa, de um edifício, de um comércio, etc. Há também as portas do conhecimento adquiridas com a educação dos pais no ensinamento do certo e do errado, as escolas, as universidades e faculdades, internet, telejornais, livros e revistas, etc.
Enfim tudo o que dá entrada a alguma coisa ou algo é uma porta a ser aberta. Os nossos olhos é uma grande porta declarada como candeia de todo homem. “A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso” – Lucas 11:34.
Provérbios 4:23 diz que “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.
O salteador não entra pela porta, mas arromba a morada e rouba o que puder levar. Para saber o que há por detrás da porta muitos são os esforços, mas poucos os que adentram nela. “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador... O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” – João 10:1,10.
O que o Senhor Jesus quer nos ensinar?
1.     Jesus é a Porta – João 10:9. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” – João 10:9.
O Senhor Jesus declara que é a porta. Jesus não é como uma porta ou uma das portas. Ele mesmo é a porta.
Jesus é único e a única entrada exclusiva e eficaz para a salvação. Qualquer outra entrada é usada para saltear ou roubar. “Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” – João 10:9,10.
Nosso Senhor Jesus é a porta da vida abundante. Disse Jesus: “eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” – João 10:10b. Jesus é a porta estreita. “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” – Mateus 7:13-14.
O que o Senhor Jesus quer nos ensinar?
2.     É preciso entrar – João 10:9. “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” – João 10:9.
A nossa sociedade diz: vive e deixe viver, todos os caminhos levam a Deus, tudo é invenção de homens, ninguém pode saber a verdade.
A Palavra de Deus diz que Jesus é uma porta exclusiva que nos dá salvação e sacia as nossas dúvidas.
Jesus é a porta exclusiva. Venha a Jesus Cristo. Não importa qual é a sua nação, as suas crenças, suas tradições, suas filosofias e pensamentos. Apenas venha a Jesus. Entre pela porta.
É preciso entrar. Não basta saber, conhecer, entender. É preciso entrar pela porta. Ao que entra encontra:
·        Comunhão – “A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora” – João 10:3;
·        Proteção – “E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz” – João 10:4;
·        Reconhece O Sumo Pastor (Comunhão) – “Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos” – João 10:5;
·        Ovelhas de todos os lugares que entraram pela porta porque O Pastor não faz acepção de pessoas – “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor” – João 10:16.
O que o Senhor Jesus quer nos ensinar?
3.     É beneficiado o que entra pela porta – Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” – João 10:9.
Entrar pela porta envolve uma decisão pessoal. Aqueles que decidem entrar pela porta diz o Senhor Jesus que “salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
É uma decisão pessoal que salva da perdição eterna. O Senhor Jesus é o Pastor que salva, protege e sustenta. Jesus, a porta exclusiva faz uma divisão entre os salvos e perdidos, entre a vida eterna para os que adentraram e a perdição eterna para os que permanecem do lado de fora. O Senhor Jesus é a porta que protege os que estão dentro e impede que os mercenários arrebatem as suas ovelhas.
O Senhor Jesus dá a sua vida no máximo, Ele disse: “eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” – João 10:10.
Conclusão.
É preciso entrar no aprisco do Bom Pastor. Não basta conhecer, saber, entender. É preciso entrar e eu lhes garanto que os benefícios em sua totalidade são imensuráveis. A salvação e a vida eterna são imensuráveis e demonstram o grandioso amor de Deus por nós pecadores.
Pr. Renato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário