quinta-feira, 31 de março de 2022

A Firme Esperança da Eternidade

Clique na foto ou no título para assistir no Youtube: A Firme Esperança da Eternidade
        

        As cartas na Bíblia, no geral foram escritas para responder dúvidas, exortar a firmeza e a santidade, dar notícias de consolação e corrigir erros de entendimento.


Na carta aos Tessalonicenses observamos que as pessoas receberam a pregação do Evangelho como é na verdade, a Palavra de Deus, abandonando os ídolos e se convertendo a Deus por Cristo Jesus nosso Senhor.


Os cristãos de Tessalonicenses guardavam em suas mentes e corações a iminente volta de Cristo e sabiam que seria a qualquer momento. E nesse contexto queriam saber o que haveria de acontecer com aqueles que já haviam morrido crendo em Jesus Cristo.


O apóstolo Paulo por meio desta carta responde a dúvida que afligia os crentes de Tessalonicenses.


O que haverá de ser daqueles que morreram em Cristo?


I - Não “sejais ignorantes”.

"Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança." 1ª Tessalonicenses 4:13.


O Apóstolo Paulo exorta aos crentes para que não sejam sem entendimento  acerca daqueles que morreram em Cristo e para que não sejam como aqueles que não possuem uma esperança verdadeira acerca da eternidade.


De fato Paulo explica que eles não tinham motivos para tristeza e também não tinham motivos para ficarem sem entendimento acerca da eternidade dos crentes que haviam morrido antes mesmo da segunda volta de Cristo porque o mesmo Deus os haveria de ressuscitar no momento certo.


"Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." 1ª Tessalonicenses 4:14-18.


Nesse texto fica claramente explicado que haverá uma ordem para a ressurreição dos crentes em Cristo Jesus, sendo ressurretos primeiro os que morreram em Cristo e depois os que estiverem em vida e creram e receberam Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Todos os crentes nesse tempo da graça serão arrebatados e elevados aos céus num encontro majestoso com o nosso Senhor Jesus Cristo.


Quando acontecerá a volta de Cristo?


II - Não “estais em trevas”.


"Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão.” 1ª Tessalonicenses 5:2-4.


O Apóstolo Paulo explica que a volta de Cristo pode ser a qualquer momento e faz uma analogia com a atitude de um ladrão. Ora, se soubéssemos quando um ladrão viria a espreita da noite ao nosso lar com certeza cercaríamos com meios de assegurar que não entrasse. Portanto, não sabendo nós o dia do ladrão, nos protegemos com fechaduras e meios para evitar que o ladrão venha e consiga o seu mau intento.


Entretanto, em analogia não sabendo o dia e a hora da volta de Cristo, devemos estar preparados e nos acercando que Cristo no encontrará alerta e trabalhando pelo Evangelho, guardando os ordenamentos do Senhor e alegres a cada dia como se fosse o dia da volta do Senhor Jesus Cristo. Da mesma forma, a grávida não consegue precisar o tempo exato das dores de parto mas se prepara para quando chegar a hora não seja pega de surpresa porque claramente sabe que o momento chegará,  cuidando da saúde, aprontando o enxoval, deixando todos de prontidão, alertas e prontos para que o parto ocorra normalmente e venha o nascimento saudável.


Qual o propósito de Deus para os crentes?


III - “Não nos destinou para ira”.


"Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo." 1ª Tessalonicenses 5:2.


De fato Deus preparou a Salvação para a humanidade em Jesus Cristo. Entretanto, está escrito no Evangelho de João e não podemos ignorar: "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece." João 3:36. 


Quando Paulo escreve “não nos destinou para ira” está declaradamente dizendo que a ira não pertence aos que creem em Jesus Cristo. A ira de Deus pertence aos que permanecem sem crer em Jesus Cristo conforme o Evangelho de João.


O Apóstolo Paulo nos conclama a um viver sóbrio aguardando a volta de Cristo a cada dia, que sejamos encontrados trabalhando pelo Evangelho de Cristo e enquanto estamos aqui levemos o Evangelho de Cristo para que possamos a tempo alertar da ira futura que haverá de cair sobre as pessoas que não creem em Jesus Cristo, Salvador e Senhor.


Se você desconhecia esses fatos que Paulo declara, está em tempo de aceitar a Jesus Cristo, creia e seja participante da ressurreição para a vida eterna como está escrito: "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” João 3:17,18.



Nenhum comentário:

Postar um comentário