Quero falar sobre a paz de Deus. Estamos nestes dias vivenciando um conflito armado entre dois países. Isso provoca um clamor de todo mundo pela paz. Entretanto, quero falar não desta paz que é ausência de conflito armado ou ausência de conflito econômico ou ausência de conflito de qualquer tipo, mas eu quero falar sobre a PAZ de DEUS.
Em Filipenses 4:7 está escrito assim: "E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus".
É sobre esta PAZ que quero falar, ela vai para muito além.
Em primeiro lugar, precisamos observar de onde provém esta paz, qual é a natureza desta paz que nos é oferecida. A natureza desta paz é divina. É a paz oferecida pelo próprio DEUS a todos os homens em Cristo Jesus. Quando olhamos o final do versículo, observamos que ele declara que isso só é possível em Cristo Jesus. A natureza desta paz é divina, por isso, PAZ de DEUS. Não é como a paz dos homens, eu também quero que os conflitos cessem, eu quero que as pessoas tenham paz entre as nações, eu quero que as pessoas tenham paz econômica, condições de subsistência em seus lugares, eu quero esta paz também, mas muito mais importante que essa paz é obter a PAZ de DEUS. Esta PAZ de natureza divina que este texto nos oferece, que a Bíblia está declarando que existe e que é a paz de DEUS.
Em segundo lugar, precisamos observar que a Bíblia diz que esta PAZ é extraordinária, porque não importa o que você estiver passando em sua vida, pode ser conflito pessoal ou conflito armado, não importa o que esteja acontecendo, esta PAZ vai para além do nosso entendimento, por isso, ela é extraordinária. Primeiro porque ela vem de DEUS e segundo porque o texto diz que ela excede todo o nosso entendimento. Portanto, ela está acima das circunstâncias em que vivemos, está acima de qualquer conflito que possamos passar, está acima de nossas condições econômicas, está acima de qualquer nação, está acima de qualquer língua. Esta PAZ é oferecida a todos os homens em Cristo Jesus, àqueles que creem em Jesus Cristo.
Em terceiro lugar, o texto continua e declara que esta PAZ guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. O texto deixa claro que somos carregados de conflitos, não apenas os conflitos armados que temos visto, mas conflitos internos, conflitos pessoais que vai além do que os nossos olhos podem ver. Por isso, esta PAZ é uma paz espiritual, que provém de DEUS, não é algo aparente. É uma PAZ que mesmo estando em guerra podemos estar tranquilos. Quando olhamos o versículo 6 do mesmo capítulo vemos que a palavra de DEUS declara que temos esses conflitos internos, inquietações que DEUS conclama para entregarmos a ele – Não estejais inquietos por coisa alguma; Antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de DEUS pela oração e súplica, com ação de graças. Filipenses 4:6. Quando entregamos todo nosso ser a DEUS, então, obtemos esta PAZ que excede todo entendimento e temos os nossos corações e sentimentos guardados em Cristo Jesus.
Em quarto lugar, devemos observar que existe um agente desta PAZ. O agente que nos oferece esta PAZ é Jesus Cristo. Portanto, é preciso crer em Jesus Cristo. Ele é o doador desta PAZ, Ele mesmo disse em João 14:27 – Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá, não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Não é uma paz aparente ou passageira, mas uma paz espiritual e permanente. Por isso, o texto diz: guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Fala de inquietações da vida, nós somos carregados de inquietações e mesmo que ao redor esteja tudo bem, muitas vezes temos conflitos internos que somente esta PAZ em Cristo Jesus pode nos livrar. E da mesma forma, estando em guerras ao redor como o conflito que temos visto entre esses dois países é possível ter a PAZ de DEUS quando entregamos tudo a Ele. Por isso, é necessário crer em Cristo Jesus, Ele disse em João 5:39: Examinai as escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. É na palavra de DEUS que encontramos o caminho para esta PAZ que excede todo entendimento. Jesus Cristo é o doador, não somente da vida, mas também da paz. É com Ele que pacificamos os nossos corações e os nossos sentimentos com DEUS, com Ele somos religados com Deus, somos participantes da sua paz, da paz de DEUS, mesmo que estejamos em conflitos.
A palavra de Deus nos dá a receita para nos livrar desses conflitos internos no versículo 8: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Muitas vezes enfrentamos muitas dificuldades, problemas dos mais variados e essas coisas causam inquietações, mas quando cremos em Jesus Cristo, obtemos a sua PAZ e entregamos a DEUS as inquietações, lutando cada dia para pensar naquilo que agrada a DEUS e assim seguiremos esperando a volta do Senhor para buscar aqueles que nEle creem.
Se você deseja a PAZ de DEUS que excede todo o entendimento, entregue a ELE a sua vida agora mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário