quarta-feira, 9 de março de 2022

Acusados Pela Consciência

Clique na foto ou no título para assistir no Youtube: Acusados Pela Consciência

    No contexto do Evangelho de João 8:1-11 encontramos o Senhor Jesus no templo ensinando o povo e os Escribas e Fariseus vão ao encontro de Jesus para armar uma situação com o intuito de encontrar algo de que o acusar. 


Em João 8:3-5 está escrito: “E os Escribas e Fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério. E, pondo-a no meio disseram-lhe: Mestre esta mulher foi apanhada no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois que dizes?" 


Esses homens levaram uma mulher adúltera diante de Jesus não para fazer justiça ou produzir restauração, mas sim para tentar o Senhor Jesus e buscar ocasião de que o acusar. Logo no verso 6 do mesmo capítulo encontramos explicitamente o verdadeiro motivo daqueles homens diante de Jesus.  


“Isto diziam eles tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.” João 8:6.


O Senhor Jesus antes ensinava no templo e agora é tentado pelos Escribas e Fariseus. Os Escribas eram aqueles responsáveis em fazer cópias das Escrituras para preservação e a interpretava. Quando lemos o Livro de Neemias encontramos os Escribas ajudando ensinar e interpretar as Escrituras na volta do cativeiro Babilônico. Os Fariseus eram religiosos do tempo de Jesus.


Entretanto, os Escribas e Fariseus, apesar de ir ao encontro de Jesus e o chamá-lo de “mestre"  não o aceitavam e nem aceitavam o seu testemunho. Na verdade estavam interessados em achar alguma questão para ter de que o acusar.


O Senhor Jesus a princípio, ficou quieto fazendo que aqueles homens insistissem naquela questão como está escrito em João 8:7-8: “E, como insistisse, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, Escrevia na terra.”


Os Escribas e Fariseus ao ouvir o que Jesus disse, Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela, acusados pela própria consciência, saíram um a um, conforme o texto bíblico: "Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.” João 8:9.


Antes de continuarmos vamos entender o que é consciência segundo a Bíblia. Quando o homem desobedeceu a Deus comendo do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, o pecado passou habitar na vida humana mudando a natureza do homem e tornando-o homem pecador por desobedecer a Deus. Ao comer desse fruto, o homem passou a conhecer o bem e o mal e também veio a responsabilidade de afastar-se do mal e fazer o bem. Antes do pecado o homem naturalmente fazia o bem, mas agora com a natureza manchada pelo pecado ele é inclinado para o mal tendo uma grande luta e tem a responsabilidade de afastar do mal e fazer o bem. 


Agora que entendemos o que é consciência vamos ver os efeitos dela nesse texto bíblico.


O que aprendemos sobre a consciência nesse texto bíblico?


Em primeiro lugar, aprendemos que A CONSCIÊNCIA REVELA SER UM ACUSADOR REAL.


Diz o texto que após ouvir as palavra de Jesus, "Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela”, ACUSADOS PELA CONSCIÊNCIA, SAÍRAM UM A UM.


"Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.” João 8:9.


A consciência é um acusador real porque ao ouvirem Jesus e consultados pela própria consciência, saíram um a um, e isso revela o que as Escrituras Sagradas dizem: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” Romanos 3:23.


O único homem perfeito e sem pecado é o Senhor Jesus Jesus que conforme I Timóteo 2:5 é o "único mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”.


O que aprendemos sobre a consciência nesse texto bíblico?


Em segundo lugar, aprendemos que A CONSCIÊNCIA REVELA QUE O HOMEM É PECADOR.


Diz o texto que após ouvir as palavra de Jesus, "Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela”, ACUSADOS PELA CONSCIÊNCIA, SAÍRAM UM A UM.


"Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.” João 8:9.


Quando o homem pecou no jardim no Éden, o pecado passou para toda a raça humana e todos pecaram. Quando aqueles homens saíram um a um acusados pela  própria consciência eles encontraram a realidade da vida deles, que eles eram tão pecadores quanto aquela mulher. 


Logo, observamos que Deus não classifica pecados, mas que todo pecado ofende a Deus. Aqueles homens conscientes do mal que havia neles e o motivo torpe pelo qual estavam lá, acusados pela própria consciência ao saírem reconhecem em si mesmos o  próprio pecado.


Sendo assim a consciência revela que o homem é pecador.


Em terceiro lugar, aprendemos que A CONSCIÊNCIA REVELA QUE DEUS CONCLAMA O HOMEM AO ARREPENDIMENTO.


Diz o texto que após ouvir as palavra de Jesus, "Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela”, ACUSADOS PELA CONSCIÊNCIA, SAÍRAM UM A UM.


Logo Jesus observa: "E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.” João 8:10-11.


O Senhor Jesus ao dizer a ela "vai-te, e não peques mais”, ele leva a mulher refletir na própria a consciência. Ele faz ela consultar a própria consciências e que ela reconheça o próprio pecado e conclama ao arrependimento. Ele conclama ela a abandonar o pecado.


Somente Deus poderia dizer a ela: vai-te e não peques mais porque somente Deus pode perdoar pecado e conclamar o pecador ao arrependimento. Jesus é Deus e autor e consumador da nossa salvação. 


"Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”. Hebreus 12:2


Conclusão 


A consciência revela que é um acusador real, que o homem é pecador e que Deus conclama o homem ao arrependimento.


"E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.” Marcos 1:14-15

Nenhum comentário:

Postar um comentário