terça-feira, 6 de junho de 2023

Geografia do Mundo Bíblico

A GEOGRAFIA DO MUNDO BÍBLICO

  Geografia vem das palavras gregas "geo" e "graphos" significando respectivamente Terra e escrever, descrição, tratado, estudo. Geografia é o estudo científico da Terra com o objetivo de descrever e analisar a variação de fenômenos físicos, biológicos e humanos que acontecem na superfície do globo terrestre, ou seja, estuda-se os acidentes físicos, o clima, as populações, as divisões políticas, dentre outros fatores. 

A Geografia do Mundo Bíblico ocupa-se com o estudo sistemático do cenário da revelação divina e da influência que teve o meio ambiente na vida de seus habitantes. 

Quando aprofundamos em conhecer os locais bíblicos por meio de mapas, costumes, agricultura, distâncias, os meios de transportes utilizados, linguagem, características dos povos antigos, conseguimos compreender melhor as Escrituras.

O Nosso Senhor Jesus usou das coisas do cotidiano daquela época para ensinar verdades espirituais. 

Quando percorremos as páginas da Bíblia é interessante estarmos sempre que possível munidos de mapas para haver uma melhor compreensão dos relatos Bíblicos. O livro de Jonas é um exemplo claro que quando compreendemos as distâncias existentes de um lugar a outro, os meios de locomoção, percebemos que Jonas ao ser cuspido pelo peixe grande, tinha uma grande caminha até chegar a Nínive, e que se não prestarmos atenção passamos de um versículo para outro sem percebe detalhes que são de grande importância. Outro detalhe é saber que tipo de civilização eram os povos antigos, e cabe saber que Nínive era capital da Assíria, povo que dominou o mundo antigo com grande requinte de crueldade. Daí temos uma idéia porque Jonas não queria ir pregar o arrependimento aos ninivitas.

A região que denominamos Mundo Antigo situa-se, hoje, nas regiões conhecidas como Oriente Médio e regiõezonas Mediterrânecas. A Mesopotâmia, Península Ibérica, Egito, Canaã, Europa estão nas principais áreas do mundo bíblico.

A Europa é importante cenário dos impérios e faz-se presente de forma efetiva nos livros do Novo Testamento. Portanto ser um estudante diligente é procurar ter sempre as mãos mapas e livros que nos apresentem informações sobre a geografia humana que estuda os agrupamentos e relações humanas, a geografia econômica que atenta ao estudo dos recursos econômicos, a geografia física que estuda os traços das diversas regiões da terra, e a geografia política que estuda a relação entre o poder de um país e sua geografia física e humana. A Bíblia é rica de detalhes nos aspectos geográficos, inclusive na parte de divisão política. Veja Lucas 3:1,2. 

E, no ano quinze do império de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia, e Herodes, tetrarca da Galiléia, e seu irmão Filipe, tetrarca da Ituréia e da província de Traconites, e Lisânias, tetrarca de Abilene, sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio no deserto a palavra de Deus a João, filho de Zacarias.” (Lucas 2:1,2)


Nenhum comentário:

Postar um comentário