domingo, 8 de janeiro de 2012

Estilo de vida, qual é o seu?

Estilo de vida, qual é o seu?
“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo” – 1ª Coríntios 2:14-16.
“E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo” – 1ª Coríntios 3:1.
As pessoas são influenciadas por aquilo que veem, sentem, tocam, degustam e ouvem. As influências produzem efeito no homem nos cinco sentidos: visão, tato, paladar, audição e olfato. Essas influências produzem efeitos e caracterizam estilos diferentes entre as pessoas no modo de vestir, o que pensar, o que falar, o que ouvir, o que comer. Não é incomum encontrarmos comunidades de pessoas que gostam das trevas, de viver em cemitério, consumistas de shopping, games maníacos, chocólatras, etc.
“Estilo de Vida” é um conceito amplo que inclui a pessoa como um todo, e que tem muitos aspectos. Os aspectos do estilo de vida se combinam para influenciar a saúde individual em todas as áreas: Física, Mental, Espiritual e Social. Em outras palavras o estilo de vida é a maneira como você vive em relação a Deus, a si mesmo e as outras pessoas. A maneira como você vive afeta o seu modo de pensar, reagir, amizades, desejos, sentimentos e vontades. Por isso podemos dizer que estilo de vida tem um sentido amplo e inclui a pessoa como um todo.
Ainda que podemos encontrar as mais variadas comunidades segundo o conceito humano, no conceito divino só existe três estilos de vida que abrange todos os grupos existentes no mundo.
Qual é o seu estilo de vida?
1. Estilo de vida do Homem Natural – “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” – 1ª Coríntios 2:14.
O homem natural é o homem que não conhece a Deus. É o homem que não experimentou o novo nascimento.
O homem natural pode ser uma pessoa descomprometida. É o inútil, que não contribui com nada para ninguém. Vive uma vida desregrada. É peso para família e para a sociedade e chega ao ponto de ser um vagabundo. Não tem compromisso com nada e é um completo irresponsável. É a maneira de dizer que é livre. Sente-se livre pra fazer o que ele quer.
O homem natural poder ser uma pessoa responsável. É o homem que produz, que vive uma vida normal, cumpre seus afazeres pessoais. Sabe que precisa voltar para casa todos os dias e que precisa dar uma satisfação para família e para a sociedade. Sente-se livre pra fazer certas coisas, mas não como o descomprometido.
Ambos são homens naturais. Não são salvos e procuram ser livres para viver a vida sem um compromisso com Deus. Esses homens não se comprometem com Deus para fazer a vontade d’Ele em obediência segundo nos é ordenado nas Sagradas Escrituras.
O homem natural é o homem que faz votos a Deus ou deuses, sendo um voto para apenas pagar por alguma coisa. É como pagar para não ficar devendo nada, para não receber cobrança depois. Não muda o seu viver, pois continua a viver sua vida como se Deus existisse para servi-lo quando necessário for. Definitivamente não quer andar segundo as ordens de Deus.
Qual é o seu estilo de vida?
2. Estilo de vida do Homem Carnal – “E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo” – 1ª Coríntios 3:1.
O homem carnal é aquele que é nascido de novo, pois, recebeu o Senhor Jesus como salvador de sua vida. Por isso o Apóstolo Paulo os chama de meninos em Cristo. Veja bem, o homem carnal recebeu o Senhor Jesus como seu salvador. É aí que reside o problema do carnal, Jesus é apenas salvador e não Senhor de sua vida.
O carnal é um religioso, é alguém que não quer ter compromisso com a Palavra de Deus e com a vida de santidade. Quando é confrontado com a Palavra de Deus, prefere como menino fazer birra e achar que tudo e todos conspiram contra ele. É o menino que prefere fazer o que lhe agrada e não o que Deus lhe ordena.
O carnal é o inútil para Deus. Deus não pode confiar nada em suas mãos. Em Romanos 8:8 diz que “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”.
O homem carnal é aquele que quer agir com Deus como agia no mundo, confiando na própria força, fazendo as coisas sem buscar direção de Deus, sendo independente e colocando o seu ego acima da vontade de Deus.
O homem carnal não pode ser contrariado, não pode ser contestado e suas ideias não podem ser rejeitadas. É aquele que anda segundo o que ele vê e não anda segundo a fé em Deus.
Aquele que reconhece Jesus como salvador e também como Senhor de sua vida anda segundo a fé. Em 2ª Coríntios 5:6-8 diz que “Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor (Porque andamos por fé, e não por vista). Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor”.
Em Hebreus 11:6 declara o fato que “sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.
O carnal é aquele que até faz um compromisso com Deus, mas, no meio do caminho retrocede, é o que não vai até ao fim com Deus. Algo no meio do caminho o desestimula, colocando dificuldade de continuar acreditando na Palavra de Deus e mostra que ele pode dar um jeitinho na situação, pois, ele é “expert” em fazê-lo.
O estilo de vida do carnal é sem compromisso com as coisas de Deus e com o testemunho de Jesus. O carnal sente-se livre para pecar, é escravo do pecado e do diabo.
Qual é o seu estilo de vida?
3. Estilo de vida do Homem Espiritual – Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo” – 1ª Coríntios 2:15-16.
A Bíblia, a Palavra de Deus nos exorta a vivermos no Espírito:
·         “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” – Efésios 5:18.
·         “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne” – Gálatas 5:16.
·         “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito” – Gálatas 5:22-25.
O homem espiritual é aquele que é verdadeiramente livre, mas, não livre para pecar e sim livre para não pecar, pois, não é escravo do pecado e do diabo. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará... Se, pois, o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” – João 8:32, 36.
O homem espiritual é aquele que tem responsabilidades para com Deus e Sua Palavra. É aquele que anda segundo a vontade de Deus, que tem a Jesus como Senhor e Salvador. Jesus como Senhor exerce o governo na vida do seu servo.
O homem espiritual é o servo que espera a direção, a ordem para poder caminhar conforme a vontade do seu Senhor, que cumpre a vontade de Deus.
Ser homem espiritual não é ser um super-homem acima dos medos, dificuldades e pressões. Ser um homem espiritual é confiar em Deus, é esperar até a última hora a ação de Deus.
Ser espiritual é ser responsável segundo os preceitos de Deus. É procurar dar testemunho da Palavra, é fugir do pecado e correr para os braços do Pai. É fazer a vontade de Deus com plena consciência que ao descumpri-la é necessário se arrepender, voltar de onde parou e começar de novo prosseguindo para o alvo proposto por Deus.
Ser espiritual é não desistir do objetivo estabelecido por Deus. É buscar a vitória em Cristo, no labor e na perseverança.
Conclusão
Qual destes três estilos de vida você vive? Você é o homem natural que não nasceu de novo e precisa da salvação em Jesus? Você é o homem carnal que nasceu de novo, que entregou sua vida para Jesus, mas, vive numa vida de derrota? Ou você é o homem espiritual que quer agradar a Deus e busca dia a dia uma vida de consagração a Deus?
Neste ano que está iniciando vamos buscar uma vida de santidade por meio da oração e ensino da Palavra de Deus. Se você está começando a vida cristã agora saiba que a vida cristã deve ser vivida de fé em fé e vitória em vitória, pois, você agora está andando com Deus.
A vida cristã normal não é uma vida de crentes cabisbaixos por serem derrotados pelo pecado e o diabo. Mas, a vida cristã normal é você viver na prática uma vida de compromisso com Deus, uma vida santa e de bom testemunho diante de Deus e dos homens.

Pr. Renato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário