domingo, 1 de janeiro de 2012

Jesus Chorou


Jesus chorou – João 11:32-35.

Existem verdades básicas acerca de Jesus Cristo. Jesus desceu dos céus. Quando declaramos que Jesus desceu significa que Ele veio ao mundo porque Ele já existia e agora entra no mundo humano como homem perfeito. Deus já havia se manifestado ao mundo de outras maneiras, mas, agora é manifestado como homem perfeito. “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” – 1ª Timóteo 2:5.
É bem diferente de nós que passamos a existir no exato momento em que somos concebidos e o milagre da vida chega até nós. Outras verdades básicas sobre Jesus é que Ele cresceu, morreu, ressurgiu dos mortos, voltará e reinará eternamente.
Nesse período do ano há uma grande ênfase no Natal. A palavra Natal é originária do latim e derivada do verbo que tem sentido de nascer. Tanto é que as mulheres em período gestacional fazem o pré-natal, ou seja, acompanhamento médico e exames antes do nascimento da criança.
De todos os Evangelhos apenas o de Lucas trás detalhes desse nascimento como: Jesus nascendo numa manjedoura, o anúncio aos pastores de boas notícias; que o Salvador havia nascido em Belém com um grande coro celestial que dizia “Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens”.
Entretanto, nos outros Evangelhos, inclusive o de Lucas, relata a morte e vitória de Jesus sobre ela. E é justamente diante da morte de Lázaro que encontramos Jesus chorando.
Não é a primeira vez que encontramos Jesus diante de um defunto. (Lucas 7:11-13; Lucas 8:41-42, 49-56). Nessas ocasiões Jesus moveu-se de intima compaixão e ressuscitou essas pessoas e não chorou, apenas dizia as pessoas “Não chores” ou “Não choreis”.
No texto bíblico de João 11 encontramos um amigo de Jesus de nome Lázaro. Lázaro tinha duas irmãs, Marta e Maria.
Lázaro caiu doente e Jesus tomou conhecimento, mas não foi imediatamente o socorrer. No caminho Jesus encontra Marta que lhe vai ao encontro e depois encontra com Maria. Jesus chega quando Lázaro já está morto e sepultado. 
Em João 11:35 está escrito que “Jesus chorou”. A pergunta é:
Por que Jesus chorou?
1.    Porque no sepulcro não há louvor. João 11:32-38; 49-51.
Jesus ao encontrar com Marta e Maria ouve a mesma declaração. “Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido... Tendo, pois, Maria chegado onde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido” – João 11:21,32.
Não podemos ignorar que Jesus é Deus e homem perfeito. Como homem sentiu sede, fome, cansaço, sono e também possui sentimentos. A Bíblia declara que “Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” – Hebreus 4:14-15.
Alguns textos proféticos revelam os sentimentos de Jesus em fatos que aconteceram com Ele relatados nos Evangelhos. Salmos 22 e Isaías 53 é a expressão do sofrimento de Jesus na morte.
Jesus chorou porque não há louvor no sepulcro.  Salmo 6:5 diz que “Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?”
Os sepulcros são lugares silenciosos. O sepulcro é algo completamente estranho à criação de Deus. Nenhum de nós aprecia a morte, ela sempre choca, ela nos tira o conforto e nos faz perder a fala, ela é um elemento totalmente estranho à criação de Deus. 
Nós não fomos criados para morrer. Não aceitamos a morte como algo natural. A sepultura mostra a miséria do homem e causa impacto real inclusive para o criador que não quer mortos, Ele quer sim, vivos. A sepultura mostra a separação que ela causa. Aquele que é levado à sepultura na incredulidade está morto eternamente. João 11:26 diz que o que vive e crê, nunca morrerá.
Diante do túmulo de Lázaro, Jesus fica indignado com o desperdício da vida. Por isso ele chora. A morte não permite ao homem louvar ao criador diante dos homens, não glorifica o Seu nome. A morte na incredulidade é morte eterna.
Jesus vê a necessidade de vencer a morte por isso moveu-se de íntima compaixão. Desde então, Jesus vê a humanidade um pouco mais adiante da ressurreição de Lázaro buscar ocasião para matá-lo. Não devemos esquecer que Jesus precisava passar pela morte, a qual foi declarada primeiramente pelos profetas e, também relatada detalhadamente nos Evangelhos mostrando a importância da Sua morte e consequente vitória sobre ela.
Por que Jesus chorou?
2.    Porque a morte é consequência do pecado. João 11:32-35.
Deus é capaz de atender a cada um conforme as suas particularidades. Repare que tanto Marta quanto Maria vão se encontrar com o Senhor dizendo a mesma declaração: “Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”.
Para Marta o Senhor explica que ele é a ressurreição e a vida, que quem vive e crê nele não morrerá eternamente, e ainda a desafia com uma pergunta: “Crês tu isso?”. Marta responde que sim, que crê que ele é o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo. E corre chamar Maria, dizendo: “O Mestre está aqui e te chama”.
Ao se encontrar com Maria, ele perde a fala. Quando Jesus vê Maria chorar, a Bíblia declara que ele “moveu-se muito em espírito e perturbou-se”.
Jesus chora. Os judeus o veem chorar e comentam: “Vejam como ele amava Lázaro”. Mas por que ele choraria por Lázaro se sabia que minutos depois iria transformar o funeral em festa?
Jesus chora por causa do estrago que o pecado e a morte causaram na criação. O pecado trouxe culpa, vergonha e medo. Em Gênesis 3:8, Adão e Eva se esconderam da presença de Deus, declararam-se culpados com essa atitude. Em Gênesis 3:10 eles viram o resultado da desobediência e que estavam nus. O pecado faz que tenhamos vergonha. Por fim Adão e Eva temeram porque o pecado deve ser pago.
Em Salmos 32:1-5, há uma íntima relação entre culpa e medo, Davi, o salmista e rei de Israel, confirma isso nos versículos 3 e 4 do Salmo: “Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos... Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim”. Nossa consciência, dada por nosso Criador, é incessantemente ativa.
Só há um modo de eliminar todas as consequências de um fardo como esse: confessar o erro a Deus. Davi recebeu perdão ao fazer isso.
Jesus chora por causa do estrago que o pecado e a morte causaram na criação. Ele chora por mim; ele chora por você; ele chora por nossa dor, nossa aflição e pela saudade que a morte traz. Um pouco antes era Jesus Deus quem falava com Marta em verdade (João 11:25-26 – Eu sou a ressurreição e a vida... ainda que esteja morto, viverá). Agora é Jesus Homem quem fala com Maria em humanidade (João 11:35 – Jesus chorou).
Conclusão
Nós precisamos de Jesus porque ele é Deus Todo-Poderoso manifestado em verdade. Você precisa de Jesus porque ele é Homem, manifestado em graça. Nele graça e verdade se encontraram. Deus, em toda a sua perfeição, e Homem, capaz de entender seu sofrimento e chorar com você quando você chora. Isso sem perder um átomo sequer de sua divindade.
Pr. Renato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário