domingo, 22 de abril de 2012

Reconhecendo o Verdadeiro Evangelho


Reconhecendo o Verdadeiro Evangelho

1ªTessalonicenses 1:5-8
Muitos afirmam realizar muitas coisas em nome de Deus utilizando de técnicas de marketing e um falso evangelho. O Apóstolo Paulo afirmou aos Gálatas: “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” – Gálatas 1:6-8.
Como saber o que é falso e o que é verdadeiro? O Apóstolo Paulo afirmou aos de Tessalônica a respeito da pregação do Evangelho: “Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência – 1ª Tessalonicenses 2:3. Essa afirmação nos dá três características de seu ministério em defesa do que ele pregava. Não foi com engano como produto de segundas intenções, nem com imundícia produzindo mau testemunho e nem com fraude dizendo que faz algo que na verdade não faz ou que faz mais ou menos.
A palavra “engano” significa estar longe da verdade. Atualmente a maioria das igrejas tem substituído o verdadeiro evangelho por um misticismo grosseiro com sentido incerto, duvidoso e diabólico, afirmando que as pessoas devem querer algo que vá além da Palavra de Deus, algo que as leve à experiência extraordinária e superior.
Paulo falou várias vezes a respeito dos falsificadores, dos trapaceiros, dos que barganham do evangelho com segundas intenções aliado a percepção de lucro e que não andam em conformidade com a Doutrina de Cristo e dos Apóstolos (1ª Timóteo 6:3,4 e 20; 2ª Timóteo 1:13-14; 2:17). Utilizam-se da Palavra de Deus para o enriquecimento fácil (2ª Pedro 2:1-3).
Precisamos reconhecer o verdadeiro Evangelho. A palavra “reconhecer” é identificar algo ou alguém que já havia conhecimento antes, avaliando o estado ou situação a fim de assegurar-se de sua legitimidade. A palavra “verdadeiro” é aquilo que é autêntico, não é falso. A palavra “Evangelho” refere-se a Doutrina de Cristo.
Devemos, portanto, identificar a autêntica Doutrina de Cristo, avaliando nosso estado pessoal como crentes e como igreja local, a fim de verificarmos se permanecemos legitimados por ela.
Como reconhecemos o verdadeiro Evangelho?
1. Reconhecemos o verdadeiro evangelho pela forma que o recebemos – “E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo” – 1ªTessalonicenses 1:6.
A igreja de Tessalônica foi fundada pelo Apóstolo Paulo, em sua segunda viagem missionária – Atos 17:1-9. Ficou ali apenas três semanas. Mas o quê exatamente Paulo ficou fazendo naquela cidade? Em Atos 17:2-3 lemos: “Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras, Expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo”.
Paulo ficou ali disputando, expondo, demonstrando, anunciando, ou seja, pregando a Palavra de Deus. O verdadeiro Evangelho só pode ser conhecido através da Palavra de Deus e o recebemos pela pregação.
Pelo ato de falar, repetindo os ditos de Deus, doutrinando através da exposição minuciosa e detalhada de forma compreensível e racional. Esta é a maneira que Deus Se deu a conhecer através dos tempos e épocas:
ÉPOCA
TEXTO BÍBLICO
PALAVRA DE DEUS
Criação
Gênesis 1:1-31
“E disse Deus”...
Patriarcas
Gênesis 12:1
“Ora, o Senhor disse a Abrão”...
Moisés
Êxodo 3:4, 7; 4:2, 11
e 20:1
“Então falou Deus todas estas palavras, dizendo”...
Profetas
Isaías 1:2, 10; 44:1; 45:1; 53:1;
Jeremias 1:1-2;
Ezequiel 1:3
“Assim diz o Senhor...” “Veio a mim a
Palavra do Senhor”...
Jesus Cristo
João 1:1-3 e 14; 5:39;
Lucas 24:27;

“E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras”.
Igreja – Hoje
1ªTessalonicenses 1:6
... “recebendo a Palavra”...

 O Evangelho só pode ser conhecido através da Palavra de Deus e o recebemos pela pregação. ... “aprouve a Deus chamar os crentes pela loucura da pregação.” – 1ª Coríntios 1:21b. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus” – Romanos 10:17. 
Como reconhecemos o verdadeiro Evangelho?
2. Reconhecemos o verdadeiro evangelho pelos fatos que descreve – “Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós” – 1ªTessalonicenses 1:5.
Paulo ficou em Tessalônica expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. Disse acerca do que pregava: “E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo”.
A palavra “fato” retrata aquilo que é real e de pleno conhecimento. Por isso Paulo diz que o Evangelho foi manifesto em muita certeza, ou seja, com firme convicção, certeza plena de sua veracidade.
Mas que fatos não podem ser negados e são reconhecidos como verdade? Que o Filho, Jesus Cristo, é a sabedoria e poder de Deus. Ele é o autor da criação e causa de toda a vida.
É reconhecido o fato de que Jesus revestiu-se da natureza humana na pessoa real e histórica de Jesus, o Messias, anunciando visivelmente a todos os homens através da sua palavra e pelas Boas Novas de Redenção.
O mesmo Jesus que foi condenado à morte, sofrendo tortura do exército romano e dos religiosos por inveja, foi exposto completamente e despido, pregado em uma cruz no Gólgota entre dois ladrões sem ter cometido pecado algum.
Ele foi sepultado em um túmulo emprestado, mas ressuscitou ao terceiro dia, apareceu aos apóstolos, subiu ao céu e sentado está à destra de Deus, intercedendo pelos santos e há de retornar um dia para Reinar e Reger como Soberano Senhor, pelos séculos dos séculos!
O poder que o texto se refere não são milagres e as curas extraordinárias realizadas pelos homens, pseudo “curandeiros” da fé.  Paulo enfatiza o poder onde o fundamento é a Palavra de Deus, comprovados historicamente e firmada pelos fundamentos da fé bíblica em conformidade com a Doutrina de Cristo (1ª Timóteo 6:3; 2ª Timóteo 4:1-4). Os de Tessalônica abraçou esses fatos havendo uma firme convicção da verdade.
O Apóstolo Paulo disse na carta aos Romanos: “O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras, acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor, pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome, entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo” – Romanos 1:2-6.
Como reconhecemos o verdadeiro Evangelho?
3. Reconhecemos o verdadeiro evangelho pela eficácia do seu poder – “Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma” – 1ªTessalonicenses 1:8.
De tudo o que é dito neste versículo, é evidente que o poder de Deus foi notavelmente manifestado na conversão dos tessalonicenses e que eles abraçaram o Evangelho com uma convicção extraordinariamente forte da verdade e valor. Este fato será responsável pelo zelo posterior que o apóstolo tanto declarou dos Tessalonicenses. Porque é impossível que aquele que recebe tamanha misericórdia permaneça calado e sem declarar tão grande salvação.
Qual é a prova maior que o homen é pecador? O ser humano tem na morte a certeza de que é um pecador. Nós vamos morrer um dia. Religiões, obras, qualquer outro meio de tentar chegar-se a Deus não podem produzir aquilo que só Jesus Cristo, através do Espírito Santo, pela pregação do evangelho eterno pode: Certeza da Salvação. (1ª João 5:12-13; Atos 1:3, 10-11; João 14:1-3).
Você tem esta certeza? Muitos gostam de ler João 3:16, mas se esquecem ou não gostam de ler João 3:18 e 36. O homem pecador já está condenado. Esta é a má notícia. O homem não precisa fazer nada para ir para o inferno, ele já está condenado a ele. A Boa Nova do Evangelho é que para ser salvo o homem não pode fazer nada, pois Jesus Cristo já fez. Se tu te arrependeres dos teus pecados, e creres de todo o teu coração que Cristo Jesus é teu único e Suficiente Salvador, serás salvo.
Quem n’Ele crê é salvo da condenação eterna e é liberto do pecado. Esta é a Doutrina de Cristo que chegou até nós pela Palavra de Deus. O evangelho foi até os irmãos em Tessalônica porque Paulo levou a Palavra de Deus até eles.
 Não podemos fugir desta missão que Deus nos confiou. Aquele que recebeu o verdadeiro evangelho não pode sentar-se em uma poltrona confortável e esperar que as coisas aconteçam, mas deve se dispor a ajudar da melhor forma na divulgação da mensagem salvadora revelada na cruz.
Assim como fomos salvos, assim devemos trabalhar.
Conclusão
Precisamos fazer algumas sérias advertências: A Igreja não pode substituir a pregação e o ensino expositivo da proclamação do evangelho por qualquer outra forma de apresentação. Fazer isto é negar a Soberania de Deus em agir conforme Ele deseja e quando Ele deseja.
O resultado natural, normal e eficaz da Palavra de Deus em nossas vidas é o desejo intenso, santo, incessante e ardente de levar o Evangelho àqueles que estão perecendo sem Cristo.
Nada neste mundo compara-se ao prazer e deleite de fazer a vontade de Deus. Atualmente enfrentamos o mesmo problema dos irmãos do primeiro século: um mundo que Odeia Deus. O mundo anda vagueando pelo misticismo e rejeita a pregação da Palavra. Eles rejeitam e vituperam o nome do Filho de Deus.
Esta igreja deve se reunir pelos motivos certos: ouvir, ensinar, aprender da Palavra de Deus e trabalhar pela causa de Deus fazendo evangelismo, orando, contribuindo e indo.
O Verdadeiro Evangelho vem pela Palavra de Deus através da pregação que produz constrangimento pelo Espírito Santo para o trabalho de missões e evangelismo estando em conformidade com a Palavra de Deus na totalidade de seus ensinos.
Pr. Renato 
http://bibliaespadadaverdade.blogspot.com

Um comentário:

  1. http://igrejacristadareformaluterana.blogspot.com/
    Pode dar uma olhada e opinar? Grato!

    ResponderExcluir